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Relatório

O relatório é um documento que visa a apresentar um resumo de atividades realizadas bem como informar os dados e resultados coletados com elas. Sua estrutura apresenta: título, introdução, referências, desenvolvimento, conclusão e, em alguns casos, sugestões. A linguagem deve estar na variedade padrão e se comunicar de modo objetivo e acessível, permitindo uma fácil e rápida compreensão dos pontos mais importantes. Além disso, o relatório pode apresentar diferenças a depender do nível de complexidade e da área de atuação: economia, ciência, administração etc.

Leia também: Texto expositivo – apresenta um assunto por meio de dados e explicações

O que é um relatório?

O relatório é um gênero textual utilizado para expor resultados de alguma atividade realizada, apresentando os seus pontos principais e mais pertinentes ao contexto. Ele pode ser utilizado, por exemplo, para apresentar as conclusões de uma pesquisa científica ou os resultados de determinado período de trabalho. Independentemente da atividade que for exercida, o relatório será um documento conclusivo.

Características e estrutura do relatório

O relatório está inserido em diferentes ambientes profissionais e, por isso, exige um cuidado com a linguagem e com a estrutura.
O relatório está inserido em diferentes ambientes profissionais e, por isso, exige um cuidado com a linguagem e com a estrutura.

As principais características do relatório são:

  • Tamanho necessário: não existe um número exato de linhas adequadas ao relatório. Entretanto, é importante considerar que ele é uma espécie de síntese da atividade realizada. Desse modo, deve-se evitar descrições, informações e outros detalhes irrelevantes ao propósito do relatório, bem como evitar a linguagem prolongada.
  • Linguagem objetiva: dando seguimento ao tópico anterior, o relatório precisa apresentar uma linguagem objetiva, direcionada em apresentar somente os aspectos necessários, de modo direto e claro, garantindo compreensão e fluidez.
  • Variedade padrão da língua: o relatório precisa apresentar formalidade, e, por isso, deve utilizar a variedade padrão da língua, atentando-se a tópicos como pontuação, acentuação, grafia correta das palavras, precisão vocabular etc.

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Além disso, em relação a sua estrutura, o relatório apresenta:

  • Título: deve dar uma noção geral do documento de modo resumido.
  • Introdução: deve explicar a atividade ou o prolema que motivou o relatório, apontando o objetivo do documento.
  • Referências: indicam quais textos, dados, informações, trabalhos, pessoas e demais fontes foram utilizados para a produção do texto.
  • Desenvolvimento: é a exposição do relatório em si. É a parte na qual se apresentam as sínteses de atividades, as observações e análises, os dados, números ou relatos coletados e os possíveis comentários.
  • Conclusão: fechamento da análise, resumo geral do que foi abordado, resultados e conclusões finais.
  • Sugestões: não são recorrentes em todos os relatórios, mas merecem ser conhecidas, caso surja a necessidade. Esse espaço final serve para fazer apontamentos, medidas interventivas, ou até indicar estudos pertinentes.

Passo a passo para elaborar um relatório

Para fazer um bom relatório, o autor deve ter uma boa fonte de registros das atividades realizadas. Datas, locais, pessoas envolvidas, atividades realizadas, dados coletados e outros são alguns exemplos de informações necessárias para o relatório. Por isso, antes de escrever, durante as atividades, o autor deve fichar todas as informações relevantes.

Além disso, é necessário, em muitos casos, fazer uma pesquisa bibliográfica, a fim de encontrar repertório que contribua com o documento, seja para reafirmar, seja para confrontar ideias. Desse modo, pode-se fazer uma seleção prévia de textos, de modo a organizar todas as referências que serão inseridas na produção do relatório.

Encerrando esse primeiro momento, o autor pode se dedicar à escrita. Nessa fase, a organização do texto pode ocorrer da seguinte forma:

  • Coloque um título conciso e que esteja bem relacionado ao assunto geral do texto.
  • Inicie o texto com uma apresentação sobre o autor, tema, atividade realizada e objetivo do relatório.
  • Apresente as referências que influenciaram tanto a atividade prática quanto a produção do relatório. Nos casos de relatórios críticos, pode-se apontar quais teorias e conceitos embasaram o posicionamento do autor.
  • Exponha uma síntese das atividades, apontando informações como o período em que foram realizadas, horários, pessoas envolvidas, materiais utilizados, dados coletados, discussões realizadas etc. Lembre-se de selecionar o que é relevante ao objetivo do relatório e de não prolongar a escrita. O relatório precisa ser fluido e objetivo.
  • Apresente as conclusões ou considerações a respeito das atividades realizadas e seus resultados, apresentando um fechamento do texto.
  • Se necessário, apresente sugestões de leituras, propostas de intervenção no problema ou outras ideias que contribuam para a melhora dos problemas apresentados.

Veja também: O que são os operadores argumentativos?

Tipos de relatório

O relatório é utilizado em diferentes circunstâncias da nossa vida, e, consequentemente, apresenta diferentes formas de se estruturar e de organizar sua linguagem. Da perspectiva da autoria, o relatório pode ser individual ou coletivo, ou seja, realizado por uma única pessoa, por duas ou mais.

Em relação ao nível de complexidade, ao tamanho do texto e à quantidade de informações necessárias, o relatório divide-se em: simples e complexo. O relatório simples é aquele que tem poucas exigências, logo, apresenta curto tamanho, com linguagem direta e poucos detalhes. O relatório complexo é aquele que exige informações mais específicas ou detalhes e, consequentemente, torna-se maior em tamanho e conteúdo.

Considerando a atividade que está sendo relatada, o documento pode apresentar um relatório parcial ou completo, caso apresente uma parte (parcial) ou a atividade total (completo). Além disso, ele pode ser considerado eventual, caso ocorra por um pedido ou necessidade do momento, ou periódico, quando ocorre sistematicamente de tempos em tempos.

Por fim, em relação ao teor semântico do relatório, ele pode tratar de assuntos econômicos, científicos, políticos, administrativos e técnicos. O conteúdo específico do relatório pode exigir informações específicas, por isso é necessário atentar-se, também, a esse aspecto.

Publicado por Talliandre Matos
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