Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Redação
  3. Diferentes formas de linguagem
  4. Os Diferentes Textos Humorísticos

Os Diferentes Textos Humorísticos

Tanto na linguagem falada quanto na escrita, se analisarmos o significado da palavra humor, percebemos que esta nos remete à ideia de comicidade, de riso e descontração.
Mas os mesmos podem também possuir outra finalidade, que é a crítica a um determinado contexto social, principalmente no campo da política.

Dentre os textos humorísticos estão:
As Piadas, que geralmente apresentam uma sequência de ações, cujo desfecho é sempre cômico. Vejamos um exemplo:

Joãozinho botou uma placa na porta de casa dizendo “CUIDADO COM O CÃO”.
Aí a mãe dele viu e disse:
- Meu filho, por que você está colocando esta placa se o nosso cão é tão pequeno?
Joãozinho respondeu:
- Ora mãe, por isso mesmo: para ninguém pisar nele.


As Tiras Humorísticas, que consistem num segmento de história em quadrinhos, são compostas de quadros, nos quais as falas dos personagens aparecem sob a forma de legenda ou dentro de balões, chamados onomatopeias. Como exemplo temos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


As Charges, que são originárias do francês Charger (carregar, exagerar), é uma espécie de crônica humorística, pois expressam o ponto de vista do emissor. Como já foi dito anteriormente, as mesmas vinculam-se ao contexto político. Observemos:

Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

Mafalda, criação do cartunista argentino Quino, é conhecida por suas opiniões ácidas e críticas sobre os mais variados assuntos
Mafalda, criação do cartunista argentino Quino, é conhecida por suas opiniões ácidas e críticas sobre os mais variados assuntos

Assinale a alternativa que melhor expresse o efeito de humor contido na tirinha:

a) O discurso feminista de Susanita é responsável pelo efeito de humor, já que o tema é tratado de forma irônica, denotando certo machismo por parte do autor da tirinha.

b) Mafalda opõe-se ao discurso da amiga Susanita e, por meio de suas feições em todos os quadrinhos, percebe-se nitidamente seu descontentamento.

c) A linguagem verbal não contribui para o melhor entendimento da tirinha, pois todo efeito de humor está contido na linguagem não verbal por meio da expressão exibida por Mafalda no último quadrinho.

d) Susanita apresenta um discurso de acordo com as teorias feministas que pregam a libertação das práticas tradicionalmente atribuídas à mulher. Contudo, no último quadrinho, a personagem defende o uso de uma tecnologia que apenas reforça os padrões tradicionais.

Questão 2

(Enem - 2009)

La vie en rose é uma criação do cartunista Adão Iturrusgarai. Sua principal característica é a abordagem bem humorada sobre temas do cotidiano
La vie en rose
é uma criação do cartunista Adão Iturrusgarai. Sua principal característica é a abordagem bem humorada sobre temas do cotidiano

Os quadrinhos exemplificam que as Histórias em Quadrinhos constituem um gênero textual

a) em que a imagem pouco contribui para facilitar a interpretação da mensagem contida no texto, como pode ser constatado no primeiro quadrinho.

b) cuja linguagem se caracteriza por ser rápida e clara, que facilita a compreensão, como se percebe na fala do segundo quadrinho: “</DIV> </SPAN> <BR CLEAR
= ALL> < BR> <BR> <SCRIPT>”.

c) em que o uso das letras com espessuras diversas está ligado a sentimentos expressos pelos personagens, como pode ser percebido no último quadrinho.

d) que possui em seu texto escrito características próximas a uma conversação face a face, como pode ser percebido no segundo quadrinho.

e) que a localização casual dos balões nos quadrinhos expressa com clareza a sucessão cronológica da história, como pode ser percebido no segundo quadrinho.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Em 2014, a personagem Mafalda, de Quino, completa meio século de existência. As tirinhas começaram a ser publicadas no ano de 1964, na Argentina *
50 anos de Mafalda!
Parabéns pra você! Celebre com a gente os cinquenta anos de Mafalda!
A oralidade e a escrita
A fala pode estar presente na hora de escrever?
Acróstico
Conheça o acróstico! Aprenda tudo sobre essa forma de versificação, quais são os diferentes modos de utilizá-lo e os diferentes efeitos estéticos que ele pode causar.
As charges podem apresentar conteúdo político e social. Cabe ao leitor extrair dela os elementos necessários para sua total compreensão
Charge
Clique e saiba mais sobre o interessante universo do gênero textual charge!
A fala é distinta da escrita, não escrevemos conforme falamos
Fala e escrita
você não pode escrever da mesma maneira como fala!
História em quadrinhos
Conheça a origem das histórias em quadrinhos. Aprenda quais são as suas características estruturais e as possíveis temáticas a serem abordadas nelas.
Sinal vermelho, um exemplo de linguagem não verbal.
Linguagem verbal e não verbal
Saiba diferenciar linguagem verbal de não verbal!
O texto encenado e suas características linguísticas
Conheça um pouco mais sobre os pontos relevantes da dramaturgia!