Whatsapp icon Whatsapp

Acróstico

O acróstico é uma forma de versificação na qual há uma combinação de letras, na vertical, que formam uma palavra ou até uma frase. Comumente ele é utilizado nas letras iniciais, mas pode também aparecer nas últimas letras ou em letras intermediárias. Para fazer um bom acróstico, é necessário escolher qual palavra será camuflada, em qual posição ela ficará e construir um poema que consiga conter as letras em posição necessária.

Leia também: Haicai – poema de origem japonesa e de forma fixa que versa sobre temas do cotidiano

Tipos de acróstico

O acróstico é um ótimo método para inspirar na criação de textos poéticos.
O acróstico é um ótimo método para inspirar na criação de textos poéticos.

O acróstico pode apresentar diferentes modos de apresentação: nas letras iniciais, nas letras intermediárias, nas letras finais. Partindo dessa classificação, as diferenças entre os tipos são as seguintes.

  • Letras iniciais: quando o acróstico é construído com as letras iniciais, o poema apresenta uma palavra revelada na primeira coluna de letras. As palavras iniciais de cada verso são as responsáveis por produzir tal efeito.

  • Letras intermediárias: quando o acróstico é construído com letras intermediárias, a palavra secreta fica escondida “no meio” do poema, ou seja, está entre as iniciais e finais. Esse tipo pode ser mais camuflado, pois é preciso encontrar qual coluna guarda o acróstico. Nesse caso, o poema deve ser composto “em volta” da palavra secreta.

  • Letras finais: quando é construído com as letras finais, o acróstico apresenta um segredo na coluna das últimas letras. Nesse caso, é necessário atentar às palavras finais dos versos, pois elas possibilitarão o efeito.

Além da classificação anterior, o acróstico pode ser dividido em:

  • linear: o acróstico que apresenta uma linha vertical com o novo segredo;

  • aleatório: o acróstico que apresenta composição transversal ou não está ordenado em linha vertical.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Passo a passo de como se faz um acróstico

Para fazer um bom acróstico, é necessário primeiramente escolher qual será o método utilizado. O autor deve optar por uma construção linear ou aleatória, bem como decidir se o acróstico estará localizado nas letras iniciais, intermediárias ou finais.

Após ter realizado as escolhas formais, a palavra, nome ou frase escondida pode ser colocada em posição que será camuflada no poema. Depois, basta construir a poesia que “guardará” o acróstico. Outras dicas podem ajudar na composição dessa forma de versificação.

  • Escolha um modo de destacar o seu acróstico: seja com uma letra diferente, seja um negrito ou qualquer outra marcação que dê visibilidade ao leitor, sem entregar diretamente a mensagem.

  • Estabeleça uma relação entre acróstico e poema: lembre-se de considerar as relações de sentido entre o acróstico e a mensagem poética. Um acróstico que apresenta uma palavra-chave do conteúdo da poesia cria um efeito estético e semântico que pode enriquecer o texto literário.

Veja também: Literatura de cordel – forma artística que utiliza linguagem simples e cantada pelos repentistas

Exemplos de acróstico

Como visto anteriormente, o acróstico pode assumir diferentes formas para se apresentar nos versos. Abaixo segue uma sequência de exemplos que apresentam diferentes constituições do elemento estético.

Exemplo 1

No exemplo 1, o acróstico revela a palavra “Redação” e os versos apresentam características dela. Nesse modelo, a palavra está em linha linear, mas sua posição está em letras intermediárias. O poema ganha uma forma irregular, devido à linearidade do acróstico. Além disso, o poema destaca com negrito e cor diferente as letras da palavra redação.

Exemplo 2:

Nesse segundo exemplo, o acróstico está escondido em forma aleatória e com letras intermediárias. Percebe-se que, nesse método, há maior necessidade de destacar as letras que compõem a palavra. As letras da palavra redação estão em negrito e com cor diferente das demais letras.

Exemplo 3

No terceiro exemplo, encontra-se o acróstico na linha vertical das iniciais. Toda primeira palavra possui uma das letras da palavra “amor”, enquanto o poema tenta apresentar uma definição lírica para o sentimento.

Exemplo 4

No quarto exemplo, a palavra única do poema é “educação”. Nesse caso, pode-se falar em poesia concreta, pois o poema só tem efeito completo quando visualizado. A palavra educação se forma no meio do poema, com as letras destacadas em vermelho.

E o que é acrônimo?

Acrônimo é uma sigla que consegue ser lida como uma palavra. As siglas são formadas, na maioria das vezes, pelas iniciais das palavras. Essa junção forma um novo elemento linguístico. Algumas siglas não conseguem ser lidas como palavras, devido a diferentes fatores, como uma sequência de consoantes (SPC); em outros casos, elas possuem uma sonoridade semelhante a vocábulos (Enem). O acrônimo é a sigla do segundo caso, ou seja, aquelas que podem ser lidas sem soletração das letras, como: MEC, Pibid, etc.

Publicado por Talliandre Matos

Artigos Relacionados

A oralidade e a escrita
A fala pode estar presente na hora de escrever?
Epopeia
Entenda o que é a epopeia. Saiba qual é sua estrutura e que elementos compõem-na. Conheça as principais obras do gênero.
A fala é distinta da escrita, não escrevemos conforme falamos
Fala e escrita
você não pode escrever da mesma maneira como fala!
Gíria
Qual o significado e por que ocorre?
Haicai
Você conhece o haicai? Saiba quais as características desse tipo de poema e como se desenvolveu no Brasil. Veja também alguns exemplos e dicas de como escrevê-lo!
Sinal vermelho, um exemplo de linguagem não verbal.
Linguagem verbal e não verbal
Saiba diferenciar linguagem verbal de não verbal!
Cordéis expostos em Olinda, Pernambuco.
Literatura de cordel
Entenda como a literatura de cordel chegou ao Brasil e se fez como resistência da cultura regional. Leia sobre seus principais autores e características.
Níveis de fala
Existem tipos diferentes de fala?
Os diversos níveis de linguagem permitem que os falantes comuniquem-se
Níveis de linguagem
Leia este artigo para conhecer os níveis de linguagem a partir dos quais podemos nos comunicar verbalmente com outras pessoas.
A poesia está presente nas mais diversas manifestações artísticas: na literatura, nas artes plásticas, na fotografia, no teatro, na dança ou na música
O que é poesia?
Você sabe o que é poesia? Clique e saiba mais sobre a relação da poesia com as diferentes manifestações artísticas.
O texto encenado e suas características linguísticas
Conheça um pouco mais sobre os pontos relevantes da dramaturgia!
Os Diferentes Textos Humorísticos
Charges - Tiras Humorísticas - Anedotas.
Poesia concreta
Conheça mais sobre o concretismo: sua origem, suas características, seus principais poetas e exemplos de poemas.
Prosa
O que define um texto como prosa? O que é prosa literária e prosa não literária, e o que é prosa poética? Aprenda mais sobre essa forma textual!
video icon
Português
Locuções conjuntivas
São locuções conjuntivas o conjunto de duas ou mais palavras que exercem função de conjunção, ligando duas orações. Nesta videoaula, aprofundaremo-nos nesse assunto. Não deixe de assistir.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.