Whatsapp icon Whatsapp

Fibras

As fibras são encontradas nos vegetais e possuem a particularidade de não sofrerem digestão ou absorção pelo corpo ao serem ingeridas.
As fibras são encontradas em alimentos de origem vegetal
As fibras são encontradas em alimentos de origem vegetal

Ao nos alimentarmos de vegetais, ingerimos as chamadas fibras, parte das plantas que não pode ser absorvida pelos humanos e não fornece energia. As fibras, com exceção da lignina, pertencem ao grupo dos carboidratos. Apesar de não serem digeridas, elas desempenham importantes funções no organismo, prevenindo contra doenças e regulando o funcionamento do corpo. Dentre os principais benefícios da ingestão de fibras, podemos destacar a redução dos níveis de glicose no sangue, diminuição da pressão e dos lipídios e prevenção contra problemas crônicos, como doenças cardiovasculares, diabetes melito e câncer de cólon.

A absorção das fibras pelo organismo não acontece porque não temos enzimas no sistema gastrointestinal capazes de quebrá-la. Sendo assim, elas chegam ao intestino grosso sem serem degradadas. Nessa região, sofrem fermentação, provocam alterações na velocidade do trânsito intestinal, alteram o pH do cólon, promovem o crescimento de bactérias benéficas (ação pré-biótica) e atuam em outras funções fisiológicas.

Podemos classificar as fibras alimentares em dois grandes grupos: as solúveis e as insolúveis. O primeiro grupo, que é encontrado em verduras, legumes, frutos e alimentos que possem aveia, centeio ou cevada, caracteriza-se por formar uma espécie de gel quando misturado com água. Essas fibras ajudam a diminuir a quantidade de colesterol absorvido pelo corpo, reduzem a absorção da glicose no intestino delgado, mantêm os níveis adequados de minerais, aumentam o tempo de absorção dos nutrientes no intestino delgado, além de ajudarem na proliferação das bactérias benéficas e aumentarem o volume fecal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As fibras insolúveis, por sua vez, que são encontradas em algumas verduras, cereais e produtos integrais, formam misturas com pouca viscosidade ao serem adicionadas à água. Essas fibras atuam principalmente aumentando o volume das fezes, acelerando o trânsito intestinal e evitando a constipação intestinal. Quando comparadas às fibras solúveis, apresentam uma menor fermentação.

A recomendação da quantidade de fibras que deve ser ingerida por cada pessoa varia de acordo com o sexo e a idade. Para homens adultos, a recomendação é de 38 g; já para mulheres, esse valor cai para 25 g. Para gestantes, a recomendação é de 28 g, enquanto lactantes devem ingerir em média 29 g/dia. Em crianças de até três anos, o ideal é a ingestão de apenas 19 g/dia, independente do sexo.

O consumo exagerado de fibras pode causar uma perda excessiva de água, provocar desconforto intestinal e desencadear uma deficiência energética, uma vez que causa saciedade. O recomendado é que o consumo alto de fibras seja acompanhado da ingestão de uma grande quantidade de água.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Alimentação e saúde
A importância de se alimentar-se bem.
O estímulo a uma alimentação saudável deve se iniciar ainda na infância.
Alimentação saudável
Você sabe como ter uma alimentação saudável? Neste texto, traremos algumas dicas sobre alimentação saudável e citaremos alguns erros quando o assunto é alimentação.
O almeirão é uma hortaliça folhosa que apresenta sabor amargo pronunciado.
Almeirão
Neste texto, conheceremos mais sobre o almeirão, suas principais características, seus benefícios à saúde e como conservá-lo adequadamente.
Araçá
Você já ouviu falar do araçá? Clique aqui e conheça mais sobre esse fruto, como ele é consumido e suas propriedades benéficas à saúde.
Fruta
Conheça mais sobre as frutas. Neste texto falaremos o que são frutas, sobre a importância de incluí-las na dieta, e conheceremos o nome de 50 frutas.
Mamão
Conheça mais sobre o mamão clicando aqui. Veja algumas características do mamoeiro e alguns benefícios do consumo desse fruto.
video icon
Física
Força centrípeta
Força centrípeta é a força que aponta para o centro de uma trajetória curvilínea, fazendo com que a direção e o sentido da velocidade de um corpo mudem a cada instante. Que tal aprendermos mais sobre essa importante aplicação das leis de Newton com esta videoaula?

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas