Whatsapp icon Whatsapp

Origem dos soluços

Tomar água acaba com soluços?
Tomar água acaba com soluços?
Há quem se incomode com uma crise de soluços que não quer passar, e não é para menos, em alguns casos não há simpatia que resolva, erguer os braços e prender a respiração, levar um susto, colocar um grão de arroz na testa, nada disso adianta quando o assunto é soluçar. Mas por que nosso corpo desempenha essa incômoda tarefa?

O soluço é uma resposta do organismo a contrações súbitas do diafragma (músculo responsável pela respiração). Esse músculo se localiza logo acima do estômago e é responsável pela expansão de nossos pulmões no ato de respirar.

O soluço surge quando o diafragma se contrai subitamente após se expandir, essa ação força a entrada de ar nos pulmões, e ao mesmo instante a glote se fecha. A glote é uma saliência que se encontra no alto da garganta, que realiza a produção de sons. O som característico dos soluços é resultado do fechamento repentino da glote e interrupção da entrada de ar.
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Acupuntura
Saiba mais sobre os benefícios da acupuntura no tratamento e cura de doenças
Libido
Há sempre dúvidas em relação à libido. Mas o que é a libido?
TPM – Tensão Pré-Menstrual
Entenda o que é a TPM, a famosa Tensão Pré-Menstrual que afeta muitas mulheres no período anterior à menstruação. Considerada uma síndrome por envolver diferentes sintomas, a TPM pode causar muitos incômodos físicos e psíquicos, que são classificados em quatro grupos de acordo com os sintomas e a intensidade.
Variações dos ciclos menstruais
Variações dos ciclos menstruais, o que é menstruação, características dos ciclos menstruais, menstruação normal, hemorragia, menstruação de grande fluxo, menstruação rápida, menstruação periódica, menstruação ausente.
video icon
"Sistema Reprodutor Feminino" escrito sobre fundo azul ao lado da ilustração de um corpo feminino
Biologia
Sistema Reprodutor Feminino
Sobre os sistemas reprodutores, podemos concordar que o feminino apresenta uma organização muito mais simples se comparado com o masculino e podemos dizer que é perfeito. Um sistema responsável por produzir um gameta e acomodar todo o processo de desenvolvimento de um bebê só podia estar presente nas mulheres. O sistema reprodutor feminino é formado por órgãos internos e estruturas externas, e possui pouca relação com o sistema excretor.