Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Sexualidade
  3. Menstruação

Menstruação

A menstruação é um fenômeno natural do corpo da mulher em que alterações hormonais provocam a eliminação do endométrio.

A menstruação é um processo natural que ocorre de maneira cíclica no corpo da mulher. Em geral, ele inicia-se na adolescência e caracteriza-se por um sangramento uterino natural que constitui uma importante etapa do ciclo menstrual.

→ Menstruação e ciclo menstrual

O ciclo menstrual é o período compreendido entre o primeiro dia da menstruação da mulher e o dia anterior ao início da próxima menstruação. Esse ciclo apresenta, em média, 28 dias, mas é considerado normal se apresentar periodicidade compreendida entre 24 e 35 dias.

A menstruação é causada por alterações na concentração dos hormônios estrogênio e progesterona no final do ciclo ovariano. Essas alterações promovem uma involução do endométrio, o qual é, então, eliminado com sangue. Todo esse processo constitui o fenômeno da menstruação.

Podemos citar três características básicas da menstruação: periodicidade, intensidade e duração. A periodicidade diz respeito ao intervalo entre um ciclo e outro, e a intensidade refere-se à quantidade de sangue que é liberada a cada menstruação. Por fim, a duração é o número de dias que a menstruação dura. Grande parte das mulheres apresenta ciclos com duração entre dois e sete dias.

A primeira menstruação é chamada de menarca e ocorre por volta dos 13 anos idade. A última menstruação, por sua vez, é chamada de menopausa e acontece, em média, aos 50 anos. A menopausa é reconhecida apenas 12 meses após sua ocorrência e marca a transição entre o período reprodutivo da mulher e o não reprodutivo, uma vez que depois desse processo não ocorrem mais ciclos menstruais e, consequentemente, a mulher não pode mais ter filhos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Distúrbios menstruais

Algumas mulheres apresentam problemas relacionados à ausência de menstruação ou, ainda, à sua intensidade. As principais irregularidades menstruais são:

  • Amenorreia: Ausência de menstruação por mais de seis meses ou durante a fase reprodutiva.
  • Hipermenorreia: Fluxo que dura mais de oito dias ou quantidade maior que 80 ml, ou ainda uma associação dos dois quadros. A grande quantidade de sangramento também é denominado de menorragia.
  • Metrorragia: Sangramento irregular, ou seja, fora do período menstrual.
  • Hipomenorreia: Fluxo que dura menos de três dias ou com quantidade menor que 30 ml, ou ainda uma associação dos dois quadros.
  • Polimenorreia: O ciclo tem periodicidade inferior a 24 dias.
  • Oligomenorreia: O ciclo tem periodicidade superior a 35 dias.

Esses distúrbios podem ter diferentes causas, como problemas tireoidianos, condições hipotalâmicas e distúrbios de coagulação. Vale salientar que medicamentos como antidepressivos e suplementos de soja podem alterar a menstruação.

Atenção: Caso perceba alguns dos distúrbios menstruais citados acima, procure seu médico ginecologista.

Na menstruação, há a eliminação de sangue e partes do endométrio
Na menstruação, há a eliminação de sangue e partes do endométrio
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

A menstruação é um evento comum que se inicia na vida da mulher por volta dos 12 anos de idade. A primeira menstruação, que representa o início da capacidade de geração de uma nova vida, é denominada de:

a) menopausa.

b) andropausa.

c) menarca.

d) ovulação.

Questão 2

A menstruação consiste na eliminação da parede mais interna do útero e acontece sempre que não há fecundação. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica o nome correto da parede do útero que é eliminada:

a) Endométrio.

b) Miométrio.

c) Paramétrio.

d) Cervice.

e) Colo.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Os adolescentes estão tendo relações sexuais cada vez mais cedo
Primeira Relação
Clique e confira quais as principais características e recomendações para a primeira relação sexual.
Anorgasmia: inibição recorrente ou persistente do orgasmo.
Anorgasmia
Anorgasmia, o que é Anorgasmia, o tratamento da Anorgasmia, sintomas da Anorgasmia, definição da Anorgasmia, fatores que ocasionam a Anorgasmia.
Os ovários são estruturas presentes no corpo da mulher que estão relacionadas com a reprodução
Ovários
Conheça as características dos ovários, órgãos do sistema genital feminino que produzem os ovócitos secundários e os hormônios sexuais.
A cólica menstrual pode afetar diretamente o dia a dia da mulher
Cólica menstrual
Saiba mais sobre a cólica menstrual, um problema comum entre as mulheres e que causa um sério desconforto abdominal.
O coletor menstrual é uma alternativa para aquelas mulheres que apresentam alergia ao absorvente comum
Coletor menstrual
Conheça o coletor menstrual e saiba como utilizá-lo e como garantir a higiene com esse produto alternativo ao absorvente comum.
A Síndrome do Choque Tóxico é desencadeada por toxinas produzidas por bactérias
Síndrome do Choque Tóxico
Conheça a Síndrome do Choque Tóxico, um processo inflamatório muito grave relacionado com toxinas produzidas por algumas bactérias.
Estrogênio é um termo utilizado para se referir a um grupo de hormônios
Estrogênio
Conheça um pouco mais sobre o estrogênio clicando aqui. Neste texto abordaremos o que é o estrogênio, onde esse hormônio é produzido e suas funções no organismo humano. Além disso, falaremos um pouco a respeito de pílulas anticoncepcionais e as consequências da redução de estrogênio na vida da mulher.
Método da tabelinha
Você conhece o método da tabelinha? Clique aqui, entenda como funciona esse método contraceptivo e conheça os principais prós e contras de seu uso.
Ovulação
Você sabe o que é ovulação? Clique aqui e conheça mais sobre esse processo, entenda o que é período fértil e descubra como os anticoncepcionais orais atuam.
Ciclo menstrual
Você sabe o que é ciclo menstrual? Clique aqui, entenda o que é o ciclo menstrual e conheça melhor as fases que o compõem: folicular, lútea e menstrual.
Puberdade
Clique aqui e saiba mais sobre a puberdade: quando ela começa, quando termina, o que é puberdade precoce e as modificações que ocorrem no corpo nesse processo.
Casal praticando sexo seguro
Sexo Seguro
Sexo Seguro, o que é Sexo Seguro, como proceder no ato sexual para se proteger, como usar a camisinha, o que é camisinha.
Muitos homens não procuram auxilio médico, porque têm vergonha do problema
Disfunção Erétil
Clique e saiba o que é e o que causa a Disfunção Erétil.
Medo impede que muitas vítimas de abuso sexual denunciem seus agressores
Abuso sexual
Saiba quais os tipos de violência fazem parte do abuso sexual e como denunciar essas práticas que ferem a dignidade das vítimas.
A amizade colorida pode ser uma alternativa àqueles que não querem ficar sozinhos
Amizade Colorida
Amizade colorida: o que é, suas vantagens e desvantagens.
A TPM pode ocasionar dores de cabeça e irritabilidade
TPM – Tensão Pré-Menstrual
Entenda o que é a TPM, a famosa Tensão Pré-Menstrual que afeta muitas mulheres no período anterior à menstruação. Considerada uma síndrome por envolver diferentes sintomas, a TPM pode causar muitos incômodos físicos e psíquicos, que são classificados em quatro grupos de acordo com os sintomas e a intensidade.
O que a menstruação diz sobre o organismo feminino.
Variações dos ciclos menstruais
Variações dos ciclos menstruais, o que é menstruação, características dos ciclos menstruais, menstruação normal, hemorragia, menstruação de grande fluxo, menstruação rápida, menstruação periódica, menstruação ausente.
Algumas das principais localizações da endometriose.
Endometriose
Cólicas fortes, dor durante o ato sexual e dificuldade para engravidar podem ser sintomas da endometriose.