Whatsapp icon Whatsapp

Menstruação

A menstruação é um fenômeno natural do corpo da mulher em que alterações hormonais provocam a eliminação do endométrio.
Na menstruação, há a eliminação de sangue e partes do endométrio
Na menstruação, há a eliminação de sangue e partes do endométrio

A menstruação é um processo natural que ocorre de maneira cíclica no corpo da mulher. Em geral, ele inicia-se na adolescência e caracteriza-se por um sangramento uterino natural que constitui uma importante etapa do ciclo menstrual.

→ Menstruação e ciclo menstrual

O ciclo menstrual é o período compreendido entre o primeiro dia da menstruação da mulher e o dia anterior ao início da próxima menstruação. Esse ciclo apresenta, em média, 28 dias, mas é considerado normal se apresentar periodicidade compreendida entre 24 e 35 dias.

A menstruação é causada por alterações na concentração dos hormônios estrogênio e progesterona no final do ciclo ovariano. Essas alterações promovem uma involução do endométrio, o qual é, então, eliminado com sangue. Todo esse processo constitui o fenômeno da menstruação.

Podemos citar três características básicas da menstruação: periodicidade, intensidade e duração. A periodicidade diz respeito ao intervalo entre um ciclo e outro, e a intensidade refere-se à quantidade de sangue que é liberada a cada menstruação. Por fim, a duração é o número de dias que a menstruação dura. Grande parte das mulheres apresenta ciclos com duração entre dois e sete dias.

A primeira menstruação é chamada de menarca e ocorre por volta dos 13 anos idade. A última menstruação, por sua vez, é chamada de menopausa e acontece, em média, aos 50 anos. A menopausa é reconhecida apenas 12 meses após sua ocorrência e marca a transição entre o período reprodutivo da mulher e o não reprodutivo, uma vez que depois desse processo não ocorrem mais ciclos menstruais e, consequentemente, a mulher não pode mais ter filhos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Distúrbios menstruais

Algumas mulheres apresentam problemas relacionados à ausência de menstruação ou, ainda, à sua intensidade. As principais irregularidades menstruais são:

  • Amenorreia: Ausência de menstruação por mais de seis meses ou durante a fase reprodutiva.
  • Hipermenorreia: Fluxo que dura mais de oito dias ou quantidade maior que 80 ml, ou ainda uma associação dos dois quadros. A grande quantidade de sangramento também é denominado de menorragia.
  • Metrorragia: Sangramento irregular, ou seja, fora do período menstrual.
  • Hipomenorreia: Fluxo que dura menos de três dias ou com quantidade menor que 30 ml, ou ainda uma associação dos dois quadros.
  • Polimenorreia: O ciclo tem periodicidade inferior a 24 dias.
  • Oligomenorreia: O ciclo tem periodicidade superior a 35 dias.

Esses distúrbios podem ter diferentes causas, como problemas tireoidianos, condições hipotalâmicas e distúrbios de coagulação. Vale salientar que medicamentos como antidepressivos e suplementos de soja podem alterar a menstruação.

Atenção: Caso perceba alguns dos distúrbios menstruais citados acima, procure seu médico ginecologista.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Abuso sexual
Saiba quais os tipos de violência fazem parte do abuso sexual e como denunciar essas práticas que ferem a dignidade das vítimas.
Amizade Colorida
Amizade colorida: o que é, suas vantagens e desvantagens.
Ciclo menstrual
Você sabe o que é ciclo menstrual? Clique aqui, entenda o que é o ciclo menstrual e conheça melhor as fases que o compõem: folicular, lútea e menstrual.
Disfunção Erétil
Clique e saiba o que é e o que causa a Disfunção Erétil.
Endometriose
Entenda o que é a endometriose, seus sintomas, como o diagnóstico pode ser realizado e como é feito o tratamento.
Sexo Seguro
Sexo Seguro, o que é Sexo Seguro, como proceder no ato sexual para se proteger, como usar a camisinha, o que é camisinha.
TPM – Tensão Pré-Menstrual
Entenda o que é a TPM, a famosa Tensão Pré-Menstrual que afeta muitas mulheres no período anterior à menstruação. Considerada uma síndrome por envolver diferentes sintomas, a TPM pode causar muitos incômodos físicos e psíquicos, que são classificados em quatro grupos de acordo com os sintomas e a intensidade.
Variações dos ciclos menstruais
Variações dos ciclos menstruais, o que é menstruação, características dos ciclos menstruais, menstruação normal, hemorragia, menstruação de grande fluxo, menstruação rápida, menstruação periódica, menstruação ausente.
video icon
Professora ao lado do texto"Vogal temática"
Português
Vogal temática
Vogal temática é a vogal que torna possível a ligação entre o radical e as desinências. Nesta videoaula, aprofundaremo-nos nesse assunto e analisaremos as formas de identificação adequadas desse morfema.