Copa das Confederações de 2009

Bola oficial da copa das confederações 2009 e troféu para premiação

Acontece, no ano que antecede a copa do mundo, a copa das confederações, realizada no país sede da copa do mundo, a fim de servir como um treinamento para as equipes consideradas favoritas.

Para nós, brasileiros, a última copa das confederações ficou marcada com um gostinho especial. A fase final foi disputada entre Brasil e Argentina, sendo que a seleção canarinho venceu a seleção albiceleste por quatro a um, numa vitória espetacular. Com a derrota, a equipe de “los hermanos” sofreu duras críticas da imprensa de seu país, pedindo desculpas pelas falhas cometidas.

Essa disputa envolve oito seleções, divididas em dois potes (grupos), no grupo “A”: África do Sul – convidada de honra, Espanha (campeã da Eurocopa 2008), Iraque (campeão da Copa da Ásia 2007) e Nova Zelândia (campeã da Copa das Nações da Oceania 2007/08). No grupo “B” entraram Brasil (campeão da Copa América de 2007), Estados Unidos (campeão da Copa Ouro 2007), Egito (campeão da Copa das Nações da África 2008) e Itália (atual campeã do mundo) – também como convidada.

Os jogos serão realizados de 14 a 28 de junho de 2009, sendo a equipe vencedora a favorita para ganhar a copa do mundo. O primeiro jogo do Brasil acontecerá no dia 15 de junho, contra o Egito, às 11 horas (pelo horário de Brasília), referente às 16 horas na África do sul, em razão do fuso horário. Já o segundo jogo acontecerá no dia 18, no mesmo horário, porém contra a equipe dos Estados Unidos. O jogo mais emocionante para o Brasil será no dia 21, contra a esquadra azurra, equipe italiana, que está marcado para 15h e 30m (horário de Brasília).

Esse campeonato aconteceu pela primeira vez em 1992, foi inventado pela Arábia Saudita, recebendo o nome de Copa Rei Fahd. Reuniu as oito seleções vencedoras dos torneios continentais, fazendo da disputa um campeonato mundial.

Em razão do sucesso da copa e ao interesse das seleções em participar do evento, em 1997 o comando do campeonato passou a ser administrado pela FIFA (Fédération Internationale de Football Association), sendo seu nome modificado para copa das confederações.

Publicado por Jussara Barros
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo
Nessa aula veremos o que é um polígono convexo e um polígono não convexo a partir da definição matemática e, posteriormente, um “macete”.