Abelha (Família Apidae)

Abelha-africana na colmeia

Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera


Família: Apidae


Abelhas são animais pertencentes à Família Apidae. Elas geralmente não ultrapassam três centímetros de comprimento; e o corpo é dividido em cabeça, tórax e abdome. Elas possuem também olhos compostos, dois pares de asas, três pares de pernas e um de antenas.

Tais seres vivos são extremamente importantes na polinização de diversas plantas, em todo o mundo. Dessa forma, sem as abelhas, provavelmente diversos animais e plantas não conseguiriam sobreviver por muito tempo.


Uma característica típica da Ordem Hymenoptera é o fato de ela conter espécies sociais, tais como algumas formigas e vespas. Também existe um bom número de abelhas que vive dessa forma: a abelha-africana, Apis mellifera, é uma delas. Ela foi introduzida no Brasil no período colonial, visando a obtenção de seu mel, própolis e cera. Na atualidade, é uma das mais utilizadas para esse fim, em todo o mundo, tendo como característica marcante sua agressividade.

Nessa espécie, há geralmente uma rainha, a fêmea fértil; as operárias, fêmeas estéreis, que vivem em função da alimentação destas abelhas principais e manutenção da colmeia; e os zangões, machos, cuja função principal é a reprodutiva. Estes últimos nascem por partenogênese, ou seja: a partir de gametas femininos não fecundados.

O que define se uma abelha fêmea será rainha ou operária é a sua alimentação: estas últimas se alimentam de mel. Já a geleia real, como o nome sugere, faz parte do cardápio da rainha. Tal alimento é rico em hormônios, proteínas e vitaminas, tornando-a mais robusta e resistente – afinal de contas, uma única rainha tem capacidade de botar até mil ovos por dia! Quanto ao própolis, ele é utilizado para vedar frestas da colmeia, também evitando o desenvolvimento de micro-organismos neste recinto.

Além das abelhas sociais, existem também aquelas que vivem solitárias e as que se comportam como parasitas de outras abelhas.

Abelhas da subfamília Meliponinae não possuem ferrão. Já as da Apinae, como a Apis mellifera, são dotadas dessa estrutura.
Curiosidade:

A apicultura, ou seja, a criação de abelhas para fins de subsistência ou comercial, era considerada pelos egípcios há pelo menos 2600 anos a.C.

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Português
Literatura de Cordel
Saiba as origens, as especificidades e alguns dos principais autores da Literatura de Cordel no Brasil.