Adaptações foliares

As adaptações foliares visam uma melhor adaptação do vegetal no ambiente

As folhas estão presentes nos vegetais e são responsáveis pelo processo da fotossíntese. Muitos vegetais apresentam folhas modificadas para se adaptarem melhor ao ambiente em que vivem, e com isso garantem a descendência da espécie.

Os espinhos presentes em algumas espécies de vegetais têm a função de reduzir a superfície de contato, e com isso impedir que a folha perca água. Nesses vegetais, a fotossíntese é realizada pelo caule. Os espinhos também ajudam na proteção da planta, mantendo os predadores à distância. Não confunda espinhos com acúleos. Os acúleos são projeções rígidas e pontudas que se formam na epiderme do caule.

As brácteas são folhas modificadas encontradas na base do pedicelo das flores, ou inflorescências. Em algumas espécies de plantas em que as pétalas são pequenas ou até inexistentes, as brácteas são coloridas, e conseguem atrair animais polinizadores.

As gavinhas foliares possuem um movimento chamado de tigmotropismo, e conseguem se enrolar a suportes para manterem-se fixas.

Os catafilos, também chamados de escamas, são modificações encontradas na porção basal das folhas de algumas espécies vegetais. Essas escamas têm a função de proteger a gema da planta ou também de acumular substâncias nutritivas.

Os cotilédones são as primeiras folhas embrionárias, e tem a função de armazenar substâncias nutritivas para alimentar o embrião da planta.

Chamamos de filódio as folhas reduzidas que não possuem limbo, onde o pecíolo se achata fazendo as funções de limbo.

As plantas carnívoras apresentam folhas modificadas que servem como armadilhas na captura de insetos e pequenos animais. Esses animais são digeridos por enzimas produzidas nas células das folhas. Após a digestão, os compostos liberados são absorvidos pela planta para completar a demanda de nitrogênio, raro no ambiente onde vivem essas espécies de planta.


As folhas das plantas carnívoras são especializadas em digerir pequenos animais

Publicado por Paula Louredo Moraes
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Moda e Mediana
Nessa aula veremos como calcular a moda e a mediana de uma amostra. Mosrarei que a moda é o elemento que possui maior frequência e que uma amostra pode ter mais de uma moda ou não ter moda. Posteriormente, veremos que para calcular a mediana devemos montar o hall (organizar em ordem a amostra) e verificar a quantidade de termos dessa amostra.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos