Whatsapp icon Whatsapp

A importância das auxinas para os vegetais

A auxina está relacionada com a dominância apical em uma planta
A auxina está relacionada com a dominância apical em uma planta

As auxinas são os fitormônios, ou hormônios vegetais, mais importantes das plantas. Além das plantas, esses hormônios podem ser encontrados também em fungos, bactérias e algas. Dentre as atividades fisiológicas das auxinas, podemos destacar como a principal a regulação do crescimento dos vegetais. Elas são produzidas nos locais onde há crescimento, por exemplo, células meristemáticas, folhas jovens, flores, frutos, nas pontas dos caules e das raízes, sendo que, posteriormente, são transportadas às outras regiões das plantas que necessitam.

Dependendo de sua concentração, as auxinas podem ter diversos efeitos sobre a planta. Ela pode provocar o crescimento do caule, das folhas, das flores, das raízes e dos frutos, como também a abscisão foliar, a dominância apical, a formação de flores femininas, a partenocarpia, entre outras atividades.

A aplicação de auxina em plantas frutíferas é utilizada para a produção em larga escala, pois quando aplicadas no ovário das flores, a auxina estimula o crescimento do fruto, mesmo que não haja fecundação. Isso resulta em frutos partenocárpicos, ou seja, frutos que se desenvolveram de ovários não fecundados e, portanto, não possuem sementes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A auxina, quando em altas concentrações no ápice das plantas, inibe o crescimento das gemas laterais, em um fenômeno chamado de dominância apical. Ao retirarmos as gemas apicais, observamos que as gemas laterais saem do estado de dormência, dando origem a novos ramos, flores e frutos. É a partir disso que surgiu a poda das plantas, que consiste no ato de se retirar as gemas apicais para o desenvolvimento das gemas laterais.

As abscisões das folhas, flores e frutos nos vegetais não estão relacionadas apenas ao hormônio etileno. As auxinas também atuam nessa queda, que ocorre quando há uma diminuição na concentração de auxina nas folhas, frutos e flores mais velhos.

Publicado por Paula Louredo Moraes

Artigos Relacionados

Angiospermas
Angiospermas: plantas que formam flores verdadeiras e frutos.
Fotossíntese
Que tal aprender sobre fotossíntese, o processo que ocorre em plantas, principalmente nas folhas, e em outros organismos? Entenda seu funcionamento e sua importância!
Hidroponia
Conheça a hidroponia, técnica de cultivo de plantas fora do solo. Acredite, essa técnica vem desde a Antiguidade!
Vasos Condutores de Seiva: Lenho e Líber
Feixes de vasos condutores de seiva: bruta e elaborada.
video icon
Professora ao lado do texto"“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?"
Português
“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?
“De encontro a” e “ao encontro de” são expressões que possuem sentidos opostos. Apesar disso, a confusão entre elas é bastante comum. Por isso, nesta videoaula, iremos distinguir as situações em que são empregadas e aprendê-las adequadamente.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.