Boi (Bos taurus)
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Gênero: Bos
Espécie: Bos taurus
Boi é o nome dado ao bovino macho, castrado; enquanto o bovino macho reprodutor é chamado de touro.
Tais animais são herbívoros ruminantes. Eles se alimentam, principalmente, de pastagens, capins, fenos, cana-de-açúcar, e rações feitas de milho, sorgo, farelos, soja, dentre outros. Eles pertencem à Família Bovidade, assim como ovelhas, cabras, antílopes e bisontes. Domesticados pela nossa espécie há cerca de 5000 anos, eram requeridos para o transporte de cargas mais volumosas e/ou pesadas e fornecimento de leite; aproveitando a carne e couro após sua morte.
Na atualidade, encontramos gados bovinos nas mais diversas regiões do planeta, sendo o Brasil o responsável por um dos maiores rebanhos do mundo. Além do leite, carne e couro de tais animais, são aproveitados os pelos, para a fabricação de pincéis; ossos, para a confecção de rações, farinhas e sabões; o colágeno – extraído da pele, cartilagens e ossos – para a fabricação de produtos de beleza e alimentos, como geleias e doces; chifres, para confecção de artefatos, como berrantes; estrume, para ser utilizado como adubo, etc.
Abaixo, as diferentes partes do boi que são comercializadas em forma de peças:
1. Rabo
2. Lagarto
3 e 4. Coxão duro
5. Músculo
6. Patinho
7. Picanha
8. Alcatra
9. Contra filé
10. Filé mignon
11. Aba de filé
12. Fraldinha
13. Ponta de agulha
14. Capa de filé
15. Acém
16. Paleta
17. Peito
18. Pescoço
19. Filé de costela
20. Maminha
21. Cupim
Importante:
Apesar de deliciosa, o consumo expressivo de carne bovina tem provocado impactos ambientais significativos, como o desflorestamento de áreas nativas para serem feitas pastagens e para a produção de alimentos para o gado; e o aumento das concentrações do gás metano na atmosfera. Este, oriundo dos flatos (pum) desses animais, é um dos grandes responsáveis pelo aquecimento global.
Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental