Difusão Facilitada

Mecanismo de difusão facilitada.

A difusão facilitada é o transporte passivo de substâncias pela membrana plasmática, sem gasto de energia metabólica da célula, permitindo a passagem de substratos (moléculas ou íons) de um meio mais concentrado para um menos concentrado, através da específica mediação de proteínas transportadoras, enzimas carreadoras ou permeases, existentes ao longo da membrana plasmática.

Não é por ser facilitada, que esse tipo de transporte ocorre desordenadamente, sem fluxo ou necessidade celular. As proteínas carreadoras possuem em sua estrutura sítios específicos de ligação conforme o substrato.


A velocidade de difusão é controlada e limitada pela disponibilidade das permeases, e não pela concentração do soluto, ou seja, se todas as enzimas membranares estiverem com seus sítios ocupados, em atividade máxima de transporte, nenhuma influência terá a concentração do soluto, com relação à velocidade de difusão da substância para o interior ou exterior da célula.

Outro aspecto regulador, não associado ao gradiente de concentração, é a liberação dos sítios de combinação, deixando-os receptivos conforme a exigência de absorção ou eliminação de partículas.

Assim, a maximização ou minimização do transporte, depende da afinidade da enzima com o substrato e da liberação dos sítios de combinação mantida entre eles.

Esse processo é utilizado principalmente no transporte de carboidratos, aminoácidos, vitaminas e alguns íons: sódio, potássio, cálcio.

Publicado por Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro
Enem
O que você precisa saber sobre o SiSU 2024
Assista ao vídeo para conferir tudo que você precisa saber sobre o SiSU 2024.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos