Gripe, hepatite, herpes, poliomielite e raiva: doenças virais

Gripe, hepatite, herpes, poliomelite e raiva são exemplos de doenças virais que atacam as células do corpo humano.
A gripe geralmente apresenta quadro febril e dor de cabeça.

Vírus causadores de doenças humanas podem ser de DNA ou RNA, geralmente infectando as células ao penetrar não só o ácido nucleico, mas também sua cápsula. Quando estes são envelopados, tal estrutura se incorpora na membrana plasmática da célula invadida.

Abaixo, o nome e as características de algumas destas doenças:


Gripe: coriza, entupimento do nariz, tosse, espirros e febre são seus principais sintomas. O contágio se dá pelo contato com o vírus eliminado por gotículas de saliva, e excreções nasais. A vacinação é recomendada a idosos, crianças, indígenas e indivíduos imunocomprometidos.

Hepatite: é caracterizada por inflamação do fígado, causando icterícia, náuseas, febre, vômitos, dentre outros. Pode ser transmitida via relações sexuais e sangue contaminado (hepatite B e C), ou por água e alimentos contaminados (hepatite A).

Herpes: o DNA vírus envelopado e de cadeia dupla, herpes simples, é transmitido quando um indivíduo tem contato com as vesículas avermelhadas que as caracterizam – ou com objetos que tiveram contato com essas.

Poliomielite: o enterovírus responsável por esta doença, formado por RNA e não envelopado, pode causar uma simples febre e mal estar; ou evoluir, em casos mais raros, para um quadro no qual o sistema nervoso é afetado. Nestas situações, pode causar paralisia no indivíduo. Ingestão de alimentos contaminados, ou contato com a saliva de alguém acometido pela poliomielite são as principais formas de contágio. Sua vacina é bastante eficiente.

Raiva: doença fatal quando não tratada imediatamente com soro e vacina específicos. O RNA vírus, envelopado e de cadeia simples, atinge o sistema nervoso, sendo transmitido pela mordida, lambida, ou arranhadura de mamíferos, como cães, gatos e morcegos. Espasmos, comportamento agressivo, taquicardia e dor ao deglutir são seus principais sintomas.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos