Macaúba

A macaúba é uma palmeira cujos frutos têm grande potencial na produção do biodiesel

A macaúba é uma palmeira pertencente à família Arecaceae, e de nome científico Acrocomia aculeata. Nativa do Brasil, essa palmeira pode ocorrer em todos os estados brasileiros, mas é encontrada com maior frequência nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Essa palmeira pode atingir até 15 metros de altura e é bastante resistente a queimadas e secas. Algumas espécies da família apresentam espinhos longos e pontiagudos ao longo do caule ou na base de suas folhas. Suas flores são agrupadas em cachos, e seus frutos são globosos, com polpa comestível de sabor adocicado, rica em glicerídeos e muito apreciada por humanos e pela fauna.

Comunidades do Pantanal mato-grossense utilizam as folhas da macaúba como forrageio para animais e também para retirar fibras destinadas à produção de linhas, redes e cordas. O pecíolo das folhas é utilizado para a confecção de balaios, cestos e chapéus, e o tronco é usado para moirões, calhas e na construção de casas. Da palmeira também se extrai o palmito, que é muito consumido pelas comunidades onde há grande incidência da palmeira.

Dessa palmeira aproveita-se praticamente tudo, inclusive o fruto, que é a parte mais representativa economicamente. A polpa de seus frutos, por ser muito oleosa, é empregada na engorda de animais, principalmente suínos. O óleo extraído da polpa também é empregado na alimentação humana, na indústria química, na fabricação de cosméticos, ceras e biodiesel.

Estudos realizados por pesquisadores brasileiros apontam a macaúba como a nova aposta para alavancar a produção de biodiesel no Brasil. Atualmente, no país, a posição de destaque para a produção de biodiesel fica com a soja e o dendê, mas, embora a macaúba tenha um potencial menor para a produção de óleo, ela ganha pelo volume. Enquanto a soja rende mil litros de óleo por hectare, a macaúba rende cinco mil litros de óleo por hectare.             

O endocarpo do fruto da macaúba também está sendo estudado como forma de produzir carvão vegetal. Além disso, ele está sendo considerado superior ao carvão da madeira do eucalipto.

Publicado por Paula Louredo Moraes
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Moda e Mediana
Nessa aula veremos como calcular a moda e a mediana de uma amostra. Mosrarei que a moda é o elemento que possui maior frequência e que uma amostra pode ter mais de uma moda ou não ter moda. Posteriormente, veremos que para calcular a mediana devemos montar o hall (organizar em ordem a amostra) e verificar a quantidade de termos dessa amostra.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos