Sustentabilidade

Sustentabilidade é o princípio de utilização racional dos recursos naturais de modo a garantir o desenvolvimento socioeconômico sustentável e a preservação do meio ambiente.
Sustentabilidade é a conservação dos recursos naturais e do meio ambiente para a garantia do desenvolvimento socioeconômico das futuras gerações.

Sustentabilidade é o princípio de utilização dos recursos naturais de forma racional e equilibrada de modo a aliar a preservação do meio ambiente com o desenvolvimento socioeconômico. A sustentabilidade se apoia sobre os pilares ambiental, social e econômico, o que faz com que a compreensão desse princípio se dê através da sua separação em sustentabilidade ambiental, social, empresarial e econômica. Todas essas esferas da sustentabilidade devem agir em harmonia para que esse princípio seja alcançado, o que é de fundamental importância para a sobrevivência do planeta Terra.

Leia também: Afinal, o que é o desenvolvimento sustentável?

Resumo sobre sustentabilidade

  • Sustentabilidade é o princípio de preservação dos recursos naturais para o aproveitamento das gerações atuais e futuras.
  • Divide-se o princípio da sustentabilidade em quatro diferentes tipos:
    • Sustentabilidade ambiental: conservação do meio ambiente e dos recursos naturais.
    • Sustentabilidade social: garantia do bem-estar e da qualidade de vida.
    • Sustentabilidade econômica: estabelecimento de modelo econômico aliado com a conservação do meio ambiente.
    • Sustentabilidade empresarial: adoção de práticas empresariais e produtivas que visem diminuir os impactos ao meio ambiente.
  • O princípio da sustentabilidade se sustenta em três pilares: social, ambiental e econômico.
  • Ações sustentáveis podem ser adotadas por toda a sociedade, como por meio da coleta seletiva, da economia de água, da adoção de hábitos de consumo sustentáveis, por exemplo.
  • A sustentabilidade é primordial para a preservação do meio ambiente e para o uso racional dos recursos naturais de modo que eles continuem sendo utilizados, o que garante assim o desenvolvimento socioeconômico sustentável.

O que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é o princípio que defende a utilização dos recursos naturais de maneira racional para que as gerações futuras também possam usufruir do meio ambiente da mesma maneira que a geração atual. Esse princípio evidencia a finitude e a limitação de recursos essenciais para a vida dos seres humanos, como as florestas, a água doce e os combustíveis fósseis. Assim sendo, a sustentabilidade está diretamente relacionada com o conceito de desenvolvimento sustentável.

O desenvolvimento sustentável corresponde ao desenvolvimento socioeconômico dos territórios mediante o uso racional dos recursos da natureza, conservando-os para que possa haver o aproveitamento tanto das gerações atuais quanto das gerações futuras. Essa noção surgiu na década de 1970, quando as intervenções humanas na natureza se tornaram visíveis e acenderam um sinal de alerta em pesquisadores de todo o mundo.

Tipos de sustentabilidade

O princípio da sustentabilidade diz respeito a todos os agentes da sociedade, desde a população até o mercado e o Estado. Para melhor compreendermos as dimensões que ele assume, convencionou-se trabalhar com ao menos quatro diferentes tipos de sustentabilidade, que estão descritos na sequência.

  • Sustentabilidade ambiental: é a conservação do meio ambiente, o que inclui todos os elementos da natureza, como a água, a vegetação, a fauna, os minérios e outros recursos fundamentais para a sobrevivência da biosfera e, mais precisamente, dos seres humanos. A sustentabilidade ambiental visa à manutenção da natureza e dos recursos naturais para o usufruto da geração atual e das gerações futuras.
  • Sustentabilidade social: é a garantia de que a população dos diferentes territórios viva com um mínimo de qualidade de vida e de bem-estar ao mesmo tempo que promove a conservação do meio ambiente. Isso inclui, também, a defesa da igualdade social e econômica. A sustentabilidade social é de extrema importância para se alcançar o desenvolvimento sustentável.
  • Sustentabilidade empresarial: corresponde ao cuidado que as empresas têm, ou devem ter, com relação aos impactos ambientais que ocasionam. Nesse sentido, a sustentabilidade ambiental envolve a adoção de políticas de produção e técnicas empresariais voltadas para a diminuição das consequências negativas que os agentes econômicos geram para a natureza e, por conseguinte, para os seres humanos.
  • Sustentabilidade econômica: visa ao estabelecimento de um modelo econômico diferente do atual, aliando a conservação do meio ambiente com o desenvolvimento econômico. Trata-se, portanto, da adoção de um modelo econômico sustentável que garanta, ao mesmo tempo, a continuidade da exploração dos recursos naturais pensando na sua conservação para o progresso econômico das gerações futuras.

Tripé da sustentabilidade

A sustentabilidade se baseia em três pilares: sociedade, meio ambiente e economia.

O tripé da sustentabilidade são os conceitos sobre os quais esse princípio se apoia. Eles representam as três áreas fundamentais que devem agir em harmonia para que seja possível alcançar o desenvolvimento sustentável. Levando isso em consideração, temos que o tripé da sustentabilidade é formado pelos seguintes pilares:

  • social, responsável pela sustentabilidade social;
  • ambiental, responsável pela sustentabilidade ambiental;
  • econômico, responsável pela sustentabilidade econômica e empresarial.

Exemplos de sustentabilidade

A sustentabilidade se faz presente em diversas escalas da vida em sociedade: desde as pequenas ações e hábitos que incorporamos no nosso cotidiano até os modelos de produção industrial que garantam a proteção do meio ambiente. Nesse sentido, a garantia do desenvolvimento sustentável inclui ações como as que listamos a seguir:

  • promoção da coleta seletiva e da reciclagem de materiais;
  • descarte correto de lixo e dos efluentes urbanos devidamente tratados;
  • controle do uso de água, evitando o seu desperdício;
  • reutilização da água para a realização de atividades como a limpeza de calçadas;
  • adotar práticas de consumo consciente, prezando por produtos biodegradáveis;
  • deslocamentos através de meios de transporte compartilhados e menos poluentes;
  • promoção do reflorestamento e da recuperação de áreas degradadas;
  • alterações na matriz energética de um território, pensando em ampla escala.

Veja também: Como fazer um consumo sustentável?

Importância da sustentabilidade

A sustentabilidade tem se tornado cada vez mais importante no mundo moderno, tendo em vista que as intervenções profundas dos seres humanos na natureza podem se tornar irreversíveis em pouco tempo caso as medidas necessárias não sejam tomadas para reverter esse quadro. Não somente isso, mas os recursos naturais não renováveis têm escasseando, podendo desaparecer em um intervalo não tão longo de tempo. Por conta disso, a sustentabilidade é não somente importante, como primordial para o planeta Terra.

As ações sustentáveis são fundamentais para a realização do uso racional e equilibrado dos recursos naturais sem os quais os seres humanos não conseguem garantir o desenvolvimento econômico, tampouco a sua sobrevivência.

A aplicação do princípio da sustentabilidade de diversas formas atua de modo a preservar o meio ambiente e manter os habitats e ecossistemas que fazem a biosfera funcionar de maneira equilibrada, tornando-se harmônica com as demais esferas que constituem o nosso planeta. Em médio e longo prazo, as práticas sustentáveis podem auxiliar na desaceleração do aquecimento global e na contenção das mudanças climáticas, problema ambiental que é mais flagrante e urgente.

Fontes

BEATTIE, Andew. The 3 Pillars of Corporate Sustainability. Investopedia, 29 jun. 2021. Disponível em: https://www.investopedia.com/articles/investing/100515/three-pillars-corporate-sustainability.asp.

LASSU. Pilares da sustentabilidade. LASSU – USP, [s.d.]. Disponível em: http://www.lassu.usp.br/sustentabilidade/pilares-da-sustentabilidade/.

ROCHA, Letícia. O que é sustentabilidade ambiental? Veja exemplos e entenda tudo sobre o assunto. Vegan Business, 10 set. 2021. Disponível em: https://veganbusiness.com.br/sustentabilidade-ambiental/.

UNITED NATIONS. Report of the World Comission on Environment and Development: Our Common Future. United Nations, 04 ago. 1987. Disponível em: https://ambiente.files.wordpress.com/2011/03/brundtland-report-our-common-future.pdf.

Publicado por Paloma Guitarrara
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem
Nessa aula veremos o que é o princípio fundamental da contagem. O princípio fundamental da contagem é uma técnica para calcularmos de quantas maneiras decisões podem combinar-se. Se uma decisão pode ser tomada de n maneiras e outra decisão pode ser tomada de m maneiras, o número de maneiras que essas decisões podem ser tomadas simultaneamente é calculado pelo produto de n · m.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos