Whatsapp icon Whatsapp

Desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento sustentável exprime a relação entre crescimento econômico, conservação ambiental e preocupação social. A partir da sensibilização da sociedade em razão do uso irracional dos recursos naturais e dos impactos ambientais gerados pela ação humana, o conceito de crescimento sustentável se coloca como uma alternativa, que promove a interdependência entre economia, meio ambiente e sociedade.

O conceito de desenvolvimento sustentável remete, dessa maneira, à importância de três princípios para a sua efetivação: os princípios econômicos, ambientais e sociais. Essas ações remetem ainda ao conceito de sustentabilidade, que está ligada à promoção de ações que ofereçam sustentação para o crescimento econômico, a preservação ambiental e a redução da desigualdade social.

Desse modo, o desenvolvimento sustentável é composto por um conjunto de princípios que permeiam o desenvolvimento da economia, a partir de ações de cunho ambiental e social. Para tal, percebe-se a importância do desenvolvimento sustentável, que prima pelo crescimento econômico de maneira que não haja prejuízos para as gerações futuras, uma vez que são registrados altos impactos ambientais promovidos pelas atividades produtivas na atualidade. São exemplos de ações sustentáveis:

  • a reutilização de recursos ambientais, como a coleta seletiva; e
  • a utilização de meio de transportes não poluentes, como as bicicletas.

Leia também: Principais desastres ambientais causados pelo homem no Brasil

O que é desenvolvimento sustentável?

O desenvolvimento sustentável está ancorado no desenvolvimento econômico da humanidade baseado na conservação dos recursos naturais. Desse modo, o desenvolvimento de maneira sustentável indica que os recursos naturais sejam utilizados de maneira racional, ou seja, sem o seu esgotamento, com vistas à conservação desses recursos para as gerações futuras. Sendo assim, busca-se o progresso econômico da sociedade baseado na importância dos recursos ambientais para as atividades produtivas e, ainda, na sua conservação, em uma clara preocupação com o futuro da humanidade.

O termo desenvolvimento sustentável está ligado aos diferentes debates sobre as questões ambientais promovidos, em especial, no final do século XX, por meio de ações da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesse período, a preocupação ambiental se tornou uma crescente, em razão dos impactos provocados pela ação humana no meio, assim como pela emergência de questões como as mudanças climáticas e o aquecimento global.

A discussão sobre o desenvolvimento sustentável foi abordada, primeiramente, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, realizada em 1972, na cidade de Estocolmo (Suécia). Essa conferência foi um importante momento de debate entre os países sobre a questão ambiental, em especial sobre a preocupação mundial com os riscos ambientais das políticas de industrialização empreendidas, principalmente pelos países desenvolvidos. Já em 1987, o documento “Nosso Futuro Comum” sistematizou essas discussões e, ainda, estabeleceu o termo desenvolvimento sustentável.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A aplicação do termo desenvolvimento sustentável foi amplamente debatida na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio-92), realizada no Rio de Janeiro (Brasil), em 1992. A partir das discussões realizadas nesse encontro, foi elaborado o documento “Agenda 21”, que expressava a preocupação dos países com o impacto das ações humanas no meio ambiente e que defendia a aplicação do desenvolvimento sustentável para minimizar as alterações ambientais.

Mais recentemente, essa defesa ficou ainda mais forte na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), realizada no Rio de Janeiro (Brasil), em 2012. A partir dos acordos dessa conferência, foram estipulados os elementos constituintes da chamada economia verde. Além disso, foi elaborado o documento “O Futuro que Queremos”, que definiu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que deverão ser implementados pelos diversos países do globo.

A aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável necessita da participação de diversos setores da sociedade.
A aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável necessita da participação de diversos setores da sociedade.

Exemplos de ações sustentáveis

As ações sustentáveis são práticas que podem ser realizadas de maneira individual ou coletiva e que produzem como resultado uma preservação dos recursos ambientais, assim como remetem à preocupação econômica e social da sociedade na preservação do meio ambiente. Veja a seguir alguns exemplos de práticas sustentáveis.

  • A separação do lixo doméstico em rejeitos orgânicos e não orgânicos. Os rejeitos não orgânicos, formados em especial por materiais recicláveis, devem ser direcionados para a coleta seletiva de lixo. Já os rejeitos orgânicos devem ser devidamente compostados e podem ser utilizados como adubo.
  • A adoção de um consumo consciente. Na realização de compras, deve-se evitar produtos que não possuem garantia de procedência ambiental. Além disso, a utilização de embalagens retornáveis e a preferência por artigos que não utilizam plásticos na sua composição são ações importantes.
  • A utilização de meios de transporte alternativos ou coletivos. O uso de bicicleta e outros meios de transporte não poluentes diminuem a emissão de gases na atmosfera. Do mesmo modo, o transporte coletivo deve ser privilegiado frente ao transporte individual.
  • A instalação de meios de geração de energia de fontes renováveis. O emprego de energia solar, por exemplo, permite a conservação de outros recursos naturais, assim como a diminuição dos custos domésticos com energia elétrica.

Veja também: 10 dicas importantes para preservar o meio ambiente

Princípios do desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento sustentável possui três grandes princípios, que são:

  • sustentabilidade econômica;
  • sustentabilidade ambiental;
  • sustentabilidade social.

Desse modo, os princípios sustentam o conceito do termo desenvolvimento sustentável, que indica a promoção do crescimento econômico baseada no respeito ao meio ambiente e na melhoria da qualidade de vida da população. A divisão desses princípios permeia a importância de cada uma dessas grandes áreas para o alcance do desenvolvimento sustentável e, ainda, a necessidade de que haja um trabalho conjunto, para que os diferentes princípios sejam desenvolvidos de maneira igualitária, em prol de um objetivo maior, ou seja, o desenvolvimento sustentável.

Objetivos do desenvolvimento sustentável

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estipulados no documento “O Futuro que Queremos”, confeccionado na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), realizada no Rio de Janeiro (Brasil), em 2012. A lista contempla 17 objetivos diretamente relacionados ao desenvolvimento sustentável, que serão reavaliados em uma nova conferência mundial do meio ambiente, prevista para 2030. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são:

  • erradicar a pobreza;
  • erradicar a fome;
  • saúde de qualidade;
  • educação de qualidade;
  • igualdade de gênero;
  • água potável e saneamento;
  • energias renováveis e acessíveis;
  • trabalho digno e crescimento econômico;
  • indústrias, inovação e infraestruturas;
  • redução das desigualdades;
  • cidades e comunidades sustentáveis;
  • consumo e produção responsáveis;
  • ação contra a mudança global do clima;
  • vida na água;
  • vida terrestre;
  • paz, justiça e instituições eficazes;
  • parcerias e meios de implementação.
O acesso à água potável é um problema em diversas partes do mundo. Os objetivos do desenvolvimento sustentável buscam a superação dessa realidade.
O acesso à água potável é um problema em diversas partes do mundo. Os objetivos do desenvolvimento sustentável buscam a superação dessa realidade.

Importância do desenvolvimento sustentável

A importância do desenvolvimento sustentável está atrelada à necessidade de conservação dos recursos naturais para as próximas gerações. Na atualidade, é sabido que há um grande impacto das atividades produtivas no meio natural.

No mais, a sociedade atual está baseada no consumismo, situação que gera um alto consumo de insumos naturais. A partir do crescimento do consumismo, a capacidade de geração de recursos naturais pelo planeta fica comprometida, uma vez que a natureza não acompanha os níveis de consumo da sociedade. Além disso, muitos desses recursos naturais são finitos e encontram-se amplamente impactados pelas atividades humanas, sendo muitas vezes inutilizáveis. Desse modo, a importância do desenvolvimento sustentável é justificável pela urgente necessidade de conservação desses recursos.

Acesse também: Aquecimento global existe mesmo?

O que fazer para alcançar o desenvolvimento sustentável?

O desenvolvimento sustentável é necessário para a manutenção das diferentes formas de vida da humanidade, assim como para a garantia de oferta de recursos ambientais para as próximas gerações. Sendo assim, o alcance do desenvolvimento sustentável perpassa por mudanças nos hábitos de consumo, nas políticas ambientais e na melhoria de qualidade de vida da população. Para tal, torna-se necessário uma reavaliação dos modos de vida das pessoas, com vistas à diminuição do consumismo e da predação desenfreada dos recursos naturais, além da promoção de mudanças na estrutura produtiva das indústrias.

No mais, deve-se ainda incentivar políticas de preservação ambiental, assim como atividades com reduzido impacto ambiental nas diferentes esferas da sociedade. Por sua vez, do ponto de vista social, pode-se fomentar ações de diminuição das desigualdades sociais, assim como o estabelecimento de uma maior oferta de trabalho e renda para as populações, por meio das contribuições da chamada economia verde. Desse modo, contemplam-se os princípios econômico, ambiental e social previstos no conceito de desenvolvimento sustentável.

 

O incentivo à utilização de energias renováveis, como a solar, remete à importância do desenvolvimento sustentável para a sociedade atual.
O incentivo à utilização de energias renováveis, como a solar, remete à importância do desenvolvimento sustentável para a sociedade atual.

O que é sustentabilidade?

O termo sustentabilidade está diretamente relacionado ao conceito de desenvolvimento sustentável e implica a elaboração de ações que promovam a sustentação da sociedade, no âmbito econômico, ambiental e social. Desse modo, para além de ações de cunho puramente ambiental, a sustentabilidade está ancorada na concretização de objetivos que contribuem para a economia e para a sociedade.

Sendo assim, uma aplicação desse conceito pode ser relacionada com a implantação de uma usina de reciclagem. Em uma usina, há a preocupação ambiental, por meio da reciclagem de materiais;  preocupação econômica, a partir do reúso desses materiais em diversos processos produtivos; e ainda a preocupação social, que é dada pela geração de emprego e renda promovida pela usina. Portanto, uma usina de reciclagem representa um ambiente sustentável, ou seja, que aplica a sustentabilidade em todas as suas esferas, por meio da preservação ambiental, do crescimento econômico e da redução da desigualdade social.

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

O Curupira é conhecido como protetor da florestas
17 de julho - Dia do Protetor da Floresta
Saiba mais sobre a origem do Dia do Protetor da Floresta e aprenda um pouco mais sobre o mito do Curupira.
Proteger o meio ambiente hoje é garantir recursos para as novas gerações
5 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente
Entenda a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente e saiba quando ele foi criado.
O desmatamento é um dos grandes problemas ambientais provocados pela agropecuária
A agropecuária e os problemas ambientais
Os impactos ambientais causados por essa atividade.
A Agenda 21 visa à promoção da sustentabilidade em nível global
Agenda 21
Confira o que é a Agenda 21, qual é a sua função e quais são os princípios centrais da Agenda 21 brasileira.
Consumo sustentável: reflexão no modo de consumo
Consumo sustentável
Uma proposta de mudança nos hábitos de consumo.
Créditos de carbono representam a não emissão de dióxido de carbono à atmosfera.
Créditos de carbono
Aprenda o que são créditos de carbono. Descubra como esses créditos surgiram, como são comercializados e quais as vantagens e desvantagens do mercado de carbono.
Campanha de reciclagem de óleo de cozinha de Porto Seguro - BA
Dicas práticas de como melhorar o meio ambiente
Pequenas ações, grandes mudanças: ajude o meio ambiente.
Economia verde: uma proposta de união entre crescimento econômico e responsabilidade ambiental
Economia verde
Compreenda o conceito de economia verde, os seus princípios e fique por dentro do acalorado debate que existe em torno dessa proposição.
São usados alguns meios para diminuir o impacto que a produção e uso das embalagens cartonadas pode ter sobre o meio ambiente
Embalagens cartonadas e o meio ambiente
Conheça os impactos ambientais da produção e descarte inadequado das embalagens cartonadas, bem como o que se tem feito para diminuir esses impactos.
A população mundial paga mais caro pelos alimentos.
Escassez mundial de alimentos
Escassez mundial de alimentos, Quais são as causas da Escassez mundial de alimentos, Século XXI e a Escassez mundial de alimentos, A alta do petróleo e a Escassez mundial de alimentos, Os biocombustíveis e a Escassez mundial de alimentos.
O espaço rural, assim como o urbano, é diverso e cheio de contrastes. A análise desse ambiente leva em conta uma série de fatores e elementos
Espaço rural
Entenda o que é o espaço rural e as modificações ocorridas em conjunto com as transformações da sociedade.
Fatos Importantes para a Educação Ambiental
Eventos que contribuíram para o fortalecimento da Educação Ambiental
Como exemplo dos impactos ambientais negativos, podemos citar a poluição e a morte de animais
Impactos Ambientais
Você já pensou a respeito de como a ação do homem afeta o planeta? Clique aqui e saiba mais a respeito dos impactos ambientais pela ação do homem!
<p>O uso inadequado e ininterrupto do solo pode causar impactos ao meio ambiente como <strong>erosão</strong> e <strong>assoreamento dos rios</strong>
Impactos da produção agrícola
Conheça quais são os impactos negativos da produção agrícola sobre o meio ambiente!
As indústrias atuam na transformação de matérias-primas em mercadorias
Industrialização do Mundo
O conceito de industrialização, suas etapas e o seu papel nas transformações no espaço geográfico.
A meta ambiental é uma política de melhoria das condições naturais do país
Meta Ambiental do Brasil
A meta ambiental do Brasil, suas reformulações e os seus principais avanços recentes.
Plantar árvores não contempla os preceitos preservacionistas.
Preservação e Conservação Ambiental
Saiba a diferença entre conservação e preservação ambiental.
As enchentes são problemas ambientais urbanos típicos das cidades brasileiras. [1]
Problemas ambientais urbanos
Saiba quais são os principais problemas ambientais registrados no meio urbano. Leia sobre as principais causas e consequências do impacto do homem no meio natural.
Uma das metas propostas pela ONU é a diminuição da miséria no mundo.
Projeto do Milênio proposto pela ONU
Objetivos a serem alcançados no mundo até 2015.
Enxofre: elemento que evita a incidência da radiação solar.
Soluções para o meio ambiente
Como diminuir os índices de CO2 utilizando elementos químicos.
Preserve!
Sustentabilidade
Conceito de sustentabilidade e algumas graduações voltadas para esse fim.
As energias renováveis podem ser usadas como forma de desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade
Compreenda o que é sustentabilidade e a importância da criação de medidas que diminuam o impacto nocivo do homem no ambiente.
video icon
Guia de Profissões
Guia de Profissões | A vida na Pedagogia, com Taís Bento
Quer ter mais informações sobre o curso de Pedagogia e a profissão? Confira uma entrevista com a pedagoga Taís Bento, que fala tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.