Whatsapp icon Whatsapp

Impactos ambientais

Os impactos ambientais são resultantes, principalmente, da ação humana no espaço geográfico. Eles provocam diversas alterações danosas à vida no planeta.
Resíduos plásticos amontoados em um lixão, exemplo de impacto ambiental.
Os impactos ambientais resultam da interferência do homem no meio ambiente.

Impactos ambientais são ações que promovem a mudança das características físicas dos elementos da natureza. Eles são causados especialmente pela ação humana no espaço geográfico. Há diferentes tipos de impacto ambiental, que, no geral, estão ligados a causas externas, como o desenvolvimento das atividades produtivas. As queimadas e os desmatamentos são exemplos de impactos ambientais causados pelo homem.

A contaminação dos diversos recursos naturais é uma das consequências dos impactos ambientais. Há diversas medidas que podem ser tomadas para a diminuição da interferência humana no meio ambiente. O Brasil registra diversos impactos ambientais associados às atividades econômicas, como a agropecuária e a mineração.

Leia também: Desequilíbrio ambiental — efeitos negativos das alterações no ecossistema

Resumo sobre impactos ambientais

  • Os impactos ambientais são ações de modificação dos elementos da natureza provocadas principalmente pelas atividades humanas.

  • A agropecuária e a mineração são exemplos de atividades econômicas que geram diferentes tipos de impactos ambientais.

  • A expansão da urbanização e a da industrialização são exemplos de causas dos impactos ambientais registrados nas cidades.

  • A alteração dos padrões climáticos globais e regionais é uma das consequências dos impactos ambientais verificadas na atualidade.

  • A mudança do consumo e da produção de bens diversos é uma alternativa para diminuir os impactos ambientais.

  • As atividades econômicas principais do Brasil geram inúmeros impactos negativos no meio ambiente do país.

O que são impactos ambientais?

Conforme a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 1, de 23 de janeiro de 1986, no seu primeiro parágrafo, define-se impacto mundial como:

[…] qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:

I - a saúde, a segurança e o bem-estar da população;

II - as atividades sociais e econômicas;

III - a biota;

IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;

V - a qualidade dos recursos ambientais.|1|

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tipos de impactos ambientais

A ideia de tipos de impactos ambientais está atrelada especialmente à origem dessas alterações no espaço geográfico. Portanto, há diferentes tipos de impactos ambientais, oriundos especialmente da ação humana, com destaque para o desenvolvimento das atividades econômicas. São exemplos de tipos de impactos ambientais os originados de processos e atividades como:

Escavadeiras trabalhando em um poço de mineração, atividade que causa impactos ambientais.
A mineração é uma atividade econômica que causa inúmeros tipos de impactos ambientais.

Por sua vez, os impactos ambientais também podem ser classificados conforme tipologias que relacionam a área de abrangência e o tempo de exposição da ação humana nas paisagens naturais. Assim, os impactos ambientais podem ser registrados de forma:

  • pontual;

  • regional;

  • global.

Ainda, podem ser:

  • temporários;

  • permanentes.

Essas ações no meio também podem ocorrer de forma direta ou indireta, bem como podem ser reversíveis ou irreversíveis.

Veja também: Quais os perigos do aquecimento global?

Principais causas dos impactos ambientais

As causas dos impactos ambientais estão relacionadas explicitamente à ação humana no espaço geográfico, com destaque para o desenvolvimento das atividades produtivas em setores econômicos como o primário e o secundário. Desse modo, são causas importantes dos impactos ambientais:

  • remoção da vegetação provocada por atividades como a agropecuária;

  • poluição atmosférica causada por diferentes setores da indústria global;

  • alteração dos recursos naturais, como a água, o ar, a vegetação e o solo;

  • deposição incorreta de lixo e resíduos sólidos na superfície do planeta;

  • modificação do relevo que é resultado da extração de recursos minerais;

  • contaminação das fontes de água devido às várias atividades produtivas;

  • expansão de fenômenos como a urbanização e a industrialização mundial.

Principais impactos ambientais causados pelo homem

Os impactos ambientais são bastante abrangentes, considerando-se que correspondem a qualquer atividade que provoque a alteração das condições físicas do ambiente, geralmente resultante das atividades humanas. Dessa forma, são exemplos dos principais impactos ambientais gerados pelo humano:

  • remoção da vegetação;

  • perda da biodiversidade;

  • extinção de espécies nativas;

  • poluição do ar, do solo e da água;

  • contaminação do ar, do solo e da água;

  • diminuição do volume das fontes de água;

  • acentuação das erosões;

  • perda dos solos;

  • aumento dos fenômenos climáticos adversos.

Chaminé de uma fábrica poluindo o ar, exemplo de impacto ambiental.
A poluição atmosférica é um exemplo de impacto ambiental.

Quais as consequências dos impactos ambientais?

As consequências dos impactos ambientais estão relacionadas às ações humanas causadoras das modificações artificiais na superfície terrestre. Nesse contexto, os pontos abaixo evidenciam as principais consequências dos impactos ambientais para a natureza e para a sociedade:

  • extinção das espécies nativas de animais e plantas;

  • alteração dos padrões climáticos globais e regionais;

  • perda da qualidade de vida das sociedades humanas;

  • elevação do registro de várias doenças e epidemias;

  • diminuição da cobertura vegetal e das fontes de água;

  • alteração na produção de alimentos e matérias-primas.

Impactos ambientais no Brasil

O Brasil, em razão da sua grande dimensão geográfica e da sua base econômica primária, registra inúmeros impactos ambientais. O país, detentor de um quadro natural bastante privilegiado, possui vastas espécies de fauna e flora, grande cobertura vegetal, farta disponibilidade de água e grande riqueza de recursos minerais. No entanto, em razão do desenvolvimento das atividades humanas, o país registra diferentes impactos ambientais, que alteram a dinâmica ambiental local.

Nesse cenário, destaca-se que os impactos ambientais registrados no território brasileiro estão fortemente atrelados às atividades primárias da economia, como a agropecuária e a mineração. Desse modo, evidencia-se impactos ambientais como a realização de queimadas e desmatamentos, a contaminação dos recursos naturais, a diminuição das reservas de água, entre outros, que modificam negativamente a paisagem.

Ademais, ressalta-se que a urbanização acelerada do território brasileiro, assim como o processo de industrialização tardia, culminou em um cenário urbano de intensa modificação dos recursos da natureza. Em razão desses impactos, as cidades brasileiras na atualidade são caracterizadas pela ocorrência de desastres naturais, como enchentes e deslizamentos, e, ainda, pelos elevados indicadores de poluição do ar e pelo registro de diminuição da qualidade de vida urbana.

Saiba mais: Chuva ácida — uma consequência da poluição atmosférica no Brasil e em outros países

Como diminuir os impactos ambientais?

A diminuição dos impactos ambientais registrados na superfície terrestre perpassa por diversas ações, desde a esfera individual até a coletiva, que deve envolver tanto o poder público quanto a iniciativa privada. Desse modo, avalia-se que a mudança de consumo e de produção de bens diversos, as políticas públicas na área de sustentabilidade e a implementação de fiscalizações na área ambiental são cruciais para a mudança do panorama de destruição dos recursos naturais presente na sociedade mundial.

A diminuição dos impactos negativos no meio ambiente está fortemente vinculada à adoção de atitudes mais sustentáveis bem como de uma economia mais verde, visando especialmente ao desenvolvimento sustentável, ou seja, à conciliação entre a preservação ambiental, o desenvolvimento econômico e a promoção social. Portanto, são necessárias ações de conservação dos recursos naturais, de conscientização das comunidades e de alteração dos padrões de consumo.

Nota

|1| BRASIL. Resolução CONAMA 1, de 23 de janeiro de 1986. Dispõe sobre a Avaliação de Impacto Ambiental. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: https://www.ibama.gov.br/sophia/cnia/legislacao/MMA/RE0001-230186.PDF.  

Fontes

AZEVEDO, J. Entenda o que é impacto ambiental. Ecycle. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/impacto-ambiental/.

BRASIL. Impactos sobre a Biodiversidade. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/biodiversidade/biodiversidade-global/impactos.html.

BRASIL. Resolução CONAMA 1, de 23 de janeiro de 1986. Dispõe sobre a Avaliação de Impacto Ambiental. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: https://www.ibama.gov.br/sophia/cnia/legislacao/MMA/RE0001-230186.PDF.

MATTOS, M. L. T. Impacto ambiental. EMBRAPA. Disponível em: https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/cultivos/arroz/pre-producao/impacto-ambiental.

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A poluição nas grandes cidades
A poluição nas grandes cidades , O que é poluição nas grandes cidades, Como ocorre a poluição nas grandes cidades , Quando iniciou a poluição nas grandes cidades, O que contribui para a poluição nas cidades mundiais.
Agentes poluidores do ar
Conheça os principais agentes poluidores do ar e os riscos da poluição atmosférica para a nossa saúde.
Amensalismo
Você sabia que a maré vermelha é um exemplo de amensalismo? Confira aqui!
Ação antrópica
Saiba mais sobre o que é ação antrópica e quais são seus efeitos no meio ambiente. O texto a seguir irá ajudá-lo na compreensão do impacto (positivo ou negativo) causado pelas alterações provocadas pelo homem no meio ambiente. Saiba também quais são as ações antrópicas que podem favorecer a preservação do meio ambiente.
Campos
A caracterização de um ecossistema com variações fitológicas tanto no Norte quanto no Sul.
Causas da perda de biodiversidade
Conheça as principais causas da perda de biodiversidade e a importância da conservação de espécies.
Chuva ácida
A chuva ácida é um dos graves efeitos da poluição atmosférica. Clique aqui e saiba mais sobre esse fenômeno, entendendo como ele se forma e suas consequências.
Ciclo do Oxigênio
Aprenda um pouco mais a respeito do ciclo do oxigênio. Neste texto, falaremos a respeito das etapas do ciclo do oxigênio, sua relação com o ciclo do carbono e a importância desse ciclo para os seres vivos. Traremos ainda um exercício de vestibular que cobrou esse tema e um pequeno resumo sobre esse ciclo.
Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento Sustentável, O que é Desenvolvimento Sustentável, Quais os objetivos do Desenvolvimento Sustentável, As características do Desenvolvimento Sustentável, As propostas do Desenvolvimento Sustentável.
Desenvolvimento sustentável
Saiba mais sobre o desenvolvimento sustentável. Entenda a importância desse conceito e veja exemplos de ações que promovem a sustentabilidade.
Desequilíbrio ambiental
Clique aqui e saiba melhor o que é desequilíbrio ambiental, como o homem pode provocá-lo e quais as suas consequências para todo o planeta.
Determinação do sexo dos répteis
Saiba aqui como ocorre a determinação do sexo dos répteis através da temperatura.
Efeito Estufa
Entenda mais sobre o fenômeno natural conhecido como efeito estufa, responsável por manter a temperatura média no planeta, possibilitando a existência de vida na Terra.
Hora do Planeta 2022
Clique aqui e entenda o que é a Hora do Planeta. Compreenda a importância desse movimento global e saiba as novidades da Hora do Planeta 2022.
Impactos ambientais da Mineração
Conheça os principais impactos ambientais da mineração, uma das mais importantes atividades econômicas da atualidade.
Mudanças climáticas
Amplie seus conhecimentos sobre mudanças climáticas conhecendo melhor o que é esse fenômeno, bem como suas principais causas e consequências para o planeta.
Poluição
Você sabe o que é poluição? Clique aqui, entenda esse conceito, conheça os tipos de poluição existentes e medidas simples para evitá-la.
Poluição Sonora e Visual
O que é Poluição sonora e visual, Onde a Poluição sonora e visual é mais evidente, Quais são os principais agentes de emissão da Poluição sonora e visual, Quais os problemas provocados pela Poluição sonora e visual.
Poluição da água
Saiba quais são as principais causas e consequências da poluição das águas. Veja detalhes sobre possíveis soluções para esse grave problema de cunho ambiental.
Poluição das águas oceânicas
A degradação ambiental atinge fortemente os ambientes aquáticos.
Poluição do ar
Descubra o que é poluição do ar e os riscos que ela pode causar à saúde.
Poluição do ar e a saúde humana
Conheça os perigos da poluição do ar para a saúde humana e entenda o que é poluição interna e externa.
Poluição do solo
A ação do homem no meio ambiente vem provocando diversos desequilíbrios, como a poluição dos solos. Confira!
Problemas ambientais brasileiros
Conheça os principais problemas ambientais brasileiros e descubra quais as consequências dessas práticas para os ecossistemas e os seres humanos.
Problemas ambientais urbanos
Saiba quais são os principais problemas ambientais registrados no meio urbano. Leia sobre as principais causas e consequências do impacto do homem no meio natural.
video icon
"Os dez erros mais comuns na redação" escrito sobre fundo roxo
Português
Os dez erros mais comuns na redação
Uma das etapas no aprimoramento da escrita é perceber quais são os erros que você mais comete para tentar evitá-los. Nesta aula, o professor Guga explica quais são esses erros e como evitá-los.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.