Impactos ambientais
Impactos ambientais são ações que promovem a mudança das características físicas dos elementos da natureza. Eles são causados especialmente pela ação humana no espaço geográfico. Há diferentes tipos de impacto ambiental, que, no geral, estão ligados a causas externas, como o desenvolvimento das atividades produtivas. As queimadas e os desmatamentos são exemplos de impactos ambientais causados pelo homem.
A contaminação dos diversos recursos naturais é uma das consequências dos impactos ambientais. Há diversas medidas que podem ser tomadas para a diminuição da interferência humana no meio ambiente. O Brasil registra diversos impactos ambientais associados às atividades econômicas, como a agropecuária e a mineração.
Leia também: Desequilíbrio ambiental — efeitos negativos das alterações no ecossistema
Resumo sobre impactos ambientais
-
Os impactos ambientais são ações de modificação dos elementos da natureza provocadas principalmente pelas atividades humanas.
-
A agropecuária e a mineração são exemplos de atividades econômicas que geram diferentes tipos de impactos ambientais.
-
A expansão da urbanização e a da industrialização são exemplos de causas dos impactos ambientais registrados nas cidades.
-
A alteração dos padrões climáticos globais e regionais é uma das consequências dos impactos ambientais verificadas na atualidade.
-
A mudança do consumo e da produção de bens diversos é uma alternativa para diminuir os impactos ambientais.
-
As atividades econômicas principais do Brasil geram inúmeros impactos negativos no meio ambiente do país.
O que são impactos ambientais?
Conforme a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 1, de 23 de janeiro de 1986, no seu primeiro parágrafo, define-se impacto ambiental como:
[…] qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:
I - a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
II - as atividades sociais e econômicas;
III - a biota;
IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
V - a qualidade dos recursos ambientais.|1|
Tipos de impactos ambientais
A ideia de tipos de impactos ambientais está atrelada especialmente à origem dessas alterações no espaço geográfico. Portanto, há diferentes tipos de impactos ambientais, oriundos especialmente da ação humana, com destaque para o desenvolvimento das atividades econômicas. São exemplos de tipos de impactos ambientais os originados de processos e atividades como:
-
urbanização;
-
industrialização;
Por sua vez, os impactos ambientais também podem ser classificados conforme tipologias que relacionam a área de abrangência e o tempo de exposição da ação humana nas paisagens naturais. Assim, os impactos ambientais podem ser registrados de forma:
-
pontual;
-
regional;
-
global.
Ainda, podem ser:
-
temporários;
-
permanentes.
Essas ações no meio também podem ocorrer de forma direta ou indireta, bem como podem ser reversíveis ou irreversíveis.
Veja também: Quais os perigos do aquecimento global?
Principais causas dos impactos ambientais
As causas dos impactos ambientais estão relacionadas explicitamente à ação humana no espaço geográfico, com destaque para o desenvolvimento das atividades produtivas em setores econômicos como o primário e o secundário. Desse modo, são causas importantes dos impactos ambientais:
-
remoção da vegetação provocada por atividades como a agropecuária;
-
poluição atmosférica causada por diferentes setores da indústria global;
-
alteração dos recursos naturais, como a água, o ar, a vegetação e o solo;
-
deposição incorreta de lixo e resíduos sólidos na superfície do planeta;
-
modificação do relevo que é resultado da extração de recursos minerais;
-
contaminação das fontes de água devido às várias atividades produtivas;
-
expansão de fenômenos como a urbanização e a industrialização mundial.
Principais impactos ambientais causados pelo homem
Os impactos ambientais são bastante abrangentes, considerando-se que correspondem a qualquer atividade que provoque a alteração das condições físicas do ambiente, geralmente resultante das atividades humanas. Dessa forma, são exemplos dos principais impactos ambientais gerados pelo humano:
-
remoção da vegetação;
-
extinção de espécies nativas;
-
poluição do ar, do solo e da água;
-
contaminação do ar, do solo e da água;
-
diminuição do volume das fontes de água;
-
acentuação das erosões;
-
perda dos solos;
-
aumento dos fenômenos climáticos adversos.
Quais as consequências dos impactos ambientais?
As consequências dos impactos ambientais estão relacionadas às ações humanas causadoras das modificações artificiais na superfície terrestre. Nesse contexto, os pontos abaixo evidenciam as principais consequências dos impactos ambientais para a natureza e para a sociedade:
-
extinção das espécies nativas de animais e plantas;
-
alteração dos padrões climáticos globais e regionais;
-
perda da qualidade de vida das sociedades humanas;
-
elevação do registro de várias doenças e epidemias;
-
diminuição da cobertura vegetal e das fontes de água;
-
alteração na produção de alimentos e matérias-primas.
Impactos ambientais no Brasil
O Brasil, em razão da sua grande dimensão geográfica e da sua base econômica primária, registra inúmeros impactos ambientais. O país, detentor de um quadro natural bastante privilegiado, possui vastas espécies de fauna e flora, grande cobertura vegetal, farta disponibilidade de água e grande riqueza de recursos minerais. No entanto, em razão do desenvolvimento das atividades humanas, o país registra diferentes impactos ambientais, que alteram a dinâmica ambiental local.
Nesse cenário, destaca-se que os impactos ambientais registrados no território brasileiro estão fortemente atrelados às atividades primárias da economia, como a agropecuária e a mineração. Desse modo, evidencia-se impactos ambientais como a realização de queimadas e desmatamentos, a contaminação dos recursos naturais, a diminuição das reservas de água, entre outros, que modificam negativamente a paisagem.
Ademais, ressalta-se que a urbanização acelerada do território brasileiro, assim como o processo de industrialização tardia, culminou em um cenário urbano de intensa modificação dos recursos da natureza. Em razão desses impactos, as cidades brasileiras na atualidade são caracterizadas pela ocorrência de desastres naturais, como enchentes e deslizamentos, e, ainda, pelos elevados indicadores de poluição do ar e pelo registro de diminuição da qualidade de vida urbana.
Saiba mais: Chuva ácida — uma consequência da poluição atmosférica no Brasil e em outros países
Como diminuir os impactos ambientais?
A diminuição dos impactos ambientais registrados na superfície terrestre perpassa por diversas ações, desde a esfera individual até a coletiva, que deve envolver tanto o poder público quanto a iniciativa privada. Desse modo, avalia-se que a mudança de consumo e de produção de bens diversos, as políticas públicas na área de sustentabilidade e a implementação de fiscalizações na área ambiental são cruciais para a mudança do panorama de destruição dos recursos naturais presente na sociedade mundial.
A diminuição dos impactos negativos no meio ambiente está fortemente vinculada à adoção de atitudes mais sustentáveis bem como de uma economia mais verde, visando especialmente ao desenvolvimento sustentável, ou seja, à conciliação entre a preservação ambiental, o desenvolvimento econômico e a promoção social. Portanto, são necessárias ações de conservação dos recursos naturais, de conscientização das comunidades e de alteração dos padrões de consumo.
Nota
|1| BRASIL. Resolução CONAMA nº 1, de 23 de janeiro de 1986. Dispõe sobre a Avaliação de Impacto Ambiental. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: https://www.ibama.gov.br/sophia/cnia/legislacao/MMA/RE0001-230186.PDF.
Fontes
AZEVEDO, J. Entenda o que é impacto ambiental. Ecycle. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/impacto-ambiental/.
BRASIL. Impactos sobre a Biodiversidade. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/biodiversidade/biodiversidade-global/impactos.html.
BRASIL. Resolução CONAMA nº 1, de 23 de janeiro de 1986. Dispõe sobre a Avaliação de Impacto Ambiental. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: https://www.ibama.gov.br/sophia/cnia/legislacao/MMA/RE0001-230186.PDF.
MATTOS, M. L. T. Impacto ambiental. EMBRAPA. Disponível em: https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/cultivos/arroz/pre-producao/impacto-ambiental.