Vírus de plantas

Planta acometida pela virose do enrolamento da folha.

Mais de 1000 tipos de doenças vegetais são causadas por vírus de plantas, sendo, portanto, estes organismos os principais responsáveis por este problema. Formados por proteína e um único ácido nucleico, geralmente RNA, apresentam-se não envelopados e, na maioria das vezes, em forma cilíndrica.

Enxertos de uma planta acometida pelo vírus para uma saudável; contato mecânico, pelas mãos ou equipamentos contendo o vírus; disseminação do pólen e semente contaminados; e contato com vetores contaminados, principalmente pulgões e afídeos; são as principais causas de contaminação; sendo a saúde da planta o principal fator responsável pela infecção – ou não - pelo vírus.


Como consequências temos principalmente problemas relacionados ao crescimento e produtividade, além do aparecimento de manchas, alterações morfológicas e necrose. Como estes organismos são, na maioria das vezes, bem específicos para determinados tipos vegetais, com alterações também específicas, diagnosticar a doença não é tarefa muito difícil: ao contrário do tratamento que, muitas vezes, requer a eliminação das plantas doentes.

Considerando este fator, prevenir a ação de vírus de plantas é uma estratégia mais viável e relativamente mais barata; devendo ser focado, principalmente, o controle dos vetores.


Exemplos de vírus de plantas:


Vírus do mosaico do tabaco
Vírus do mosaico da Pfaffia (presente em exemplares de ginseng)
Tobamovirus (vírus do tomate)
Tospovirus (vírus de vegetais da família solanácea, como o pimentão e tomate)
Virose do enrolamento da folha. 

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia





Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Geografia
Biomassa
Assista à videoaula e entenda o que é biomassa. Saiba quais são suas utilizações no mundo e sua importância.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos