Visão de cães e gatos

A visão de cães e gatos não é como a dos humanos. Eles não conseguem distinguir todas as cores. Os gatos enxergam melhor à noite, já os cães são hipersensíveis a movimentos.
Os animais enxergam as cores?

A quantidade de cores perceptíveis a um gato não é vasta. Os bichanos só conseguem identificar algumas das muitas colorações existentes, eles distinguem o vermelho do azul por exemplo. Só que com um detalhe, durante o dia esta espécie tem a visão embaçada e só à medida que escurece ela vai melhorando.

Os bastonetes (receptores presentes na visão) são os sensores de luz e de escuridão, e nos felinos os de escuridão são altamente sensíveis, o que garante aos gatos uma visão privilegiada à noite.


Agora vamos falar dos cães, será que seu melhor amigo só te vê em preto e branco? Assim como os gatos, os cães também têm a visão comprometida. Diríamos que são daltônicos, assim como algumas pessoas. A visão canina enxerga algumas cores de forma diferente de como as vemos, por exemplo, onde é verde eles veem vermelho. Tudo porque as células sensíveis às cores (presentes na retina dos olhos) detectam apenas algumas tonalidades, e assimilam o restante a cores repetidas .

Independentemente de cores, já se sabe que a visão canina é uma das mais precisas, se não fosse, como o animal ganharia a fama de caçador? Os olhos dos cães são altamente sensíveis à movimentação de objetos e seres vivos, isto por que os bastonetes (receptores que detectam movimentos) são eficientes em sua visão.

Veja mais!
Cães e gatos sentem calor?

Publicado por Líria Alves de Souza
Português
Literatura de Cordel
Saiba as origens, as especificidades e alguns dos principais autores da Literatura de Cordel no Brasil.