Dia de Ação de Graças (Thanksgiving)

O Dia de Ação de Graças (Thanksgiving) é um dos principais feriados dos Estados Unidos, comemorado sempre um dia antes da Black Friday.
Ceia do Dia de Ação de Graças.

O Dia de Ação de Graças (Thanksgiving) é um feriado dos Estados Unidos que visa a agradecer as coisas boas que aconteceram durante o ano. A comemoração acontece na última quinta-feira do mês de novembro e está vinculada com uma das datas mais importantes do varejo: a Black Friday, que acontece na sexta-feira após o feriado. O Dia de Ação de Graças é um dos feriados mais importantes do país. Como forma de celebração, famílias se reúnem para uma grande ceia repleta de comidas tradicionais, sendo o peru uma delas.

Leia também: Dia das Mães — uma celebração realizada no Brasil sempre no segundo domingo do mês de maio

Origem do Dia de Ação de Graças

O primeiro registo da celebração é de novembro de 1961. Acredita-se que o primeiro Dia de Ação de Graças ocorreu em Plymouth, Massachusetts, na região da Nova Inglaterra. Na ocasião, os colonizadores ingleses e os povos indígenas da região teriam se reunido para celebrar a colheita dos alimentos daquele ano.

Não se sabe exatamente o cardápio do primeiro Thanksgiving, mas os historiadores sugerem que as comidas preparadas durante a primeira celebração eram de origem dos nativos americanos, bem como os métodos de preparação dessas comidas|1|. Além disso, as primeiras celebrações não continham bolos, tortas e outras sobremesas, que somente foram adicionadas à celebração nos anos contemporâneos.

O Thanksgiving se tornou feriado nos Estados Unidos apenas em 1863, durante a Guerra Civil estadunidense. A oficialização do feriado foi feita pelo ex-presidente Abraham Lincoln. Porém, antes disso, em 1817, Nova Iorque foi o primeiro estado do país a adotar a comemoração anual do feriado.

Como o Dia de Ação de Graças é celebrado?

Família celebrando o Dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos.

Apesar da tradição de agradecimento pelo ano corrido, o Dia de Ação de Graças não necessariamente possui um significado religioso para as famílias estadunidenses. Na verdade, além do agradecimento, a refeição está no centro da comemoração, desde o preparo ao ato de se reunir com amigos e famílias para se alimentar.

O peru é um dos destaques do Dia de Ação de Graças. O feriado também é conhecido como Dia do Peru, ou Turkey's Day, em inglês. Além do peru, a tradição inclui comidas como batatas, tortas de maçã e outras, molho de cranberry, cookies e molhos de carne.

O trabalho voluntário também é uma atividade comum do Dia de Ação de Graças. Nesse caso, é preparada e doada comida para pessoas pobres e pessoas em situação de rua.

Paradas em todo o país são uma outra forma de celebração. A parada mais famosa e tradicional do país começou em 1924, a Macy's Thanksgiving Day Parade, que ocorre em Nova Iorque. A parada foi uma iniciativa da loja de departamentos Macy's.

A Macy's Thanksgiving Day Parade, em Nova Iorque, foi uma iniciativa da loja de departamentos Macy's. [1]

Dia de Ação de Graças no Canadá

O Canadá também celebra o Dia de Ação de Graças. Os historiadores acreditam, inclusive, que a celebração canadense é anterior à estadunidense. Acredita-se que a origem do Dia de Ação de Graças no país se deu em 1578, após uma longa e difícil viagem de uma expedição em alto-mar liderada por Martin Frobisher. A comemoração teria sido em agradecimento pela sobrevivência após a jornada.

Em 1879, o Parlamento canadense determinou que o Dia Nacional de Ação de Graças seria em 6 de novembro. Porém, a data mudou ao longo dos anos. Desde 1957, a comemoração no país é celebrada na segunda segunda-feira de outubro.

Veja também: Corpus Christi — um feriado católico que é obrigatoriamente comemorado em uma quinta-feira

Dia de Ação de Graças no Brasil

Pela inexistência histórica e cultural da tradição no país, no Brasil não há grandes comemorações do feriado. Entretanto, famílias de origem canadense e estadunidense costumam realizar a comemoração de acordo com a data de seus países de origem.

Além disso, escolas de idiomas também realizam a celebração do feriado dos países norte-americanos. Em 1949, foi instituído o Dia Nacional de Ação de Graças para a quarta quinta-feira do mês de novembro.

Dia de Ação de Graças e Black Friday

Nos Estados Unidos, um dia após o feriado do Dia de Ação de Graças ocorre a Black Friday, a ação promocional realizada por lojistas com o intuito de queima de estoque antes do Natal. A promoção se tornou tradicional nos Estados Unidos durante o século XX.

No entanto, a ação promocional dos lojistas passou a ser conhecida como Black Friday somente a partir das décadas de 1980 e 1990. Atualmente, é uma data consolidada e arrasta multidões para as lojas nos EUA. Apesar de não se comemorar o feriado, nos últimos anos ações de Black Friday estão se tornando cada vez mais frequentes no Brasil.

Crédito de imagem

[1] TD Doces / Shutterstock

Publicado por Miguel Souza
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo
Nessa aula veremos o que é um polígono convexo e um polígono não convexo a partir da definição matemática e, posteriormente, um “macete”.