Antraz

O Antraz é uma doença bacteriana

O Antraz é uma doença causada pela bactéria Bacillus anthracis, encontrada naturalmente no solo, em regiões agrícolas. Este bacilo é bastante resistente, podendo, inclusive, formar esporos - os responsáveis por muitos dos sintomas da doença, podendo levar a óbito, uma vez que liberam toxinas.

Acredita-se que foi o antraz que causou pragas e doenças no tempo de Moisés e entre os antigos romanos, sendo esta doença aquela que foi conhecida como “a praga do Egito”.
Como gado e outros vertebrados herbívoros são, geralmente, os animais mais propensos à contaminação, trabalhadores do campo estão mais vulneráveis a ela.



Seres humanos podem ser contaminados pelos esporos por via inalação, ingestão de carne contaminada crua ou malpassada ou penetração na pele via lesões. A bactéria infecta a pele em mais de 95% dos casos. Não há registro de contágio direto (de pessoa para pessoa).

Os sintomas aparecem geralmente sete dias após a exposição ao patógeno. No caso da infecção pelas vias aéreas, a doença pode ter como sintomas os de um resfriado comum, atrasando o diagnóstico. Na fase mais aguda, ocorre insuficiência respiratória, desencadeando em morte em pelo menos metade dos casos. Quanto à infecção das vias intestinais (a manifestação mais rara do antraz), vômitos e diarréias com sangue podem se manifestar. O indivíduo pode não resistir, em intervalo de aproximadamente um dia após o aparecimento destes quadros mais graves.

O antraz cutâneo é a forma menos séria da doença. Nela, surge uma pequena ferida em forma de bolha, com inchaço e vermelhidão em sua volta. Esta se rompe aproximadamente dois dias depois, apresentando uma crosta negra no centro.


O diagnóstico consiste na busca da presença do germe ou de anticorpos específicos no sangue via exames laboratoriais. Para tratamento, o uso de antibióticos é necessário.

Existem vacinas contra o antraz, mas estas são disponibilizadas apenas àqueles considerados grupo de risco.

Bioterrorismo:

Há alguns anos atrás, esta doença foi bastante comentada devido à ações relacionadas ao bioterrorismo – uso de qualquer organismo biológico com a finalidade de causar medo, males ou doenças.

De acordo com a Associação Médica Americana (AMA), acredita-se que pelo menos 17 países possuem programas de armas biológicas, incluindo o Iraque, que admitiu produzir o Antraz.

No ano em que houve o ataque ao Pentágono e ao Worl Trade Center, nos Estados Unidos ocorreram casos de contaminação do antraz via correspondências, enviadas pelos terroristas pelos serviços de correios: 13 pessoas foram infectadas e 5 não resistiram, criando uma situação de medo e alerta. 


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
História
Grécia Antiga: Os Cretenses
Assista à nossa videoaula para conhecer a história dos cretenses. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos