Canoagem
A canoagem é um esporte náutico, praticado com canoa ou caiaque. Em razão de sua tradição e organização, é considerada como um dos principais esportes olímpicos. Surgiu na Groelândia, onde canoas eram usadas por esquimós como veículo de pesca e trabalho.
Acesse também: Olimpíadas de Paris 2024
História da canoagem
As canoas foram desenvolvidas primeiramente pelos povos nativos da América do Norte. A palavra canoa origina-se da palavra Kenu, que significa dugout, um tipo de canoa construída de tronco de árvore.
Enquanto esporte, a canoagem tem pouco tempo de existência. Participou pela primeira vez dos jogos Olímpicos na Alemanha, em 1936. Dentre as várias modalidades existentes, destacam-se: o Freestyle, Canoagem Oceânica, Caiaque-Pólo, Maratonas, Canoagem Velocidade, Canoagem Slalom. As duas últimas modalidades olímpicas.
Tipos de canoagem
Existem três tipos de canoagem:
-
Canoagem velocidade: apresenta-se em canais construídos artificialmente, com 2.000 metros de comprimento e 3 metros de profundidade.
-
Canoagem Slalom: modalidade olímpica desde 1992, é praticada com caiaques ou canoas em águas rápidas, em percursos que variam entre 250 e 300 metros.
-
Canoagem turismo e aventura: é uma especificidade que não se inclui nos padrões de esporte de competição. Seu objetivo principal é a aproximação do homem com a natureza. De acordo com especialistas e adeptos do esporte, o mesmo proporciona benefícios físicos e psicológicos.
Canoagem no Brasil
No Brasil, o esporte é regulamentado pela CBC (Confederação Brasileira de Canoagem), responsável por organizar as competições e determinar os campeões de cada modalidade. A Confederação Brasileira de Canoagem foi instituída em 1988.