Whatsapp icon Whatsapp

Badminton

O badminton é praticado em uma área dividida por uma rede. Os atletas utilizam uma raquete para rebater a peteca, com a finalidade de atingir a área do oponente.
Atleta preparado para receber a peteca no badminton.
O badminton é uma modalidade esportiva que exige bom reflexo e agilidade dos praticantes.

O badminton é uma modalidade esportiva praticada entre adversários que utilizam raquetes para rebater uma peteca. O objetivo é fazer com que a peteca atinja a área do adversário. Os competidores (podem ser duplas ou apenas um atleta contra o outro) ficam em áreas divididas por uma rede, semelhante ao tênis.

O esporte exige dos praticantes habilidades físicas como explosão, agilidade, reflexo, coordenação motora, além de um bom condicionamento cardiorrespiratório. Entre os esportes que utilizam raquete, o badminton é o mais veloz. A velocidade da peteca pode chegar a quase 300 km/h.

Leia também: Squash — outro esporte que utiliza raquete

História do badminton

Na história do badminton, não se tem uma origem definida da modalidade mas sim diversas narrativas sobre seu surgimento. Acredita-se que o esporte se originou de uma prática chinesa, jogada com os pés e uma peteca, chamada de ti jian zi, no século V a. C.

Na Grécia Antiga, há mais de dois mil anos, o tamborete e peteca era uma modalidade jogada entre adultos e crianças. Os praticantes rebatiam uma peteca com tacos, com o objetivo de não deixá-la tocar o chão.

A história moderna do badminton teve início na Índia, em 1870. Isso quer dizer que a prática ganhou aspectos de um esporte, como regras e promoção de competições, a partir dessa data. A poona foi um jogo indiano que inspirou o badminton atual. Oficiais da marinha britânica acharam a modalidade interessante e a compartilharam em terras inglesas no século XIX.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O nome badminton foi dado, pois o jogo começou a ser praticado em uma propriedade que se chamava Badminton, pertencente ao Duque de Beaufort, em Gloucestershire, na Inglaterra.

Com regras publicadas no ano de 1877, o badminton teve sua prática expandida a outros países, como a Escócia e a Irlanda. Entre os anos de 1887 e 1890, houve revisões nas regras do esporte, que passou a ter o formato semelhante ao atual.

A Associação Inglesa de Badminton, fundada em 1893, promoveu o primeiro campeonato do esporte em 1899. Nessa edição, apenas homens participaram do evento.

A Federação Internacional de Badminton, atualmente Federação Mundial de Badminton (FMB), foi criada no ano de 1934. O órgão é responsável por regulamentar o esporte e conduzir competições da modalidade.

Os nove primeiros países que integraram a FMB foram: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales.

Em 1940, a modalidade já era praticada no continente africano e em muitos países europeus. Nesse mesmo ano, foi realizado o primeiro torneio internacional, a Thomas Cup. O nome da competição foi uma homenagem a Sir George Thomas, quem doou o troféu. Na ocasião, apenas homens competiram.

Regras do badminton

O badminton é disputado em um total de três games. Vence a partida quem ganhar dois games primeiro.

Cada game é composto por 21 pontos. Em caso de empate nos 20 pontos, o time ou atleta vencedor será aquele que abrir dois pontos de vantagem primeiro.

Atleta indiana em competição de badminton, em momento de recepção da peteca. [1]
Atleta indiana em competição de badminton, em momento de recepção da peteca. [1]

O badminton possui cinco modalidades, que variam de acordo com a quantidade de atletas (um ou dois) e o sexo:

  • Simples ou individual - feminino

  • Simples ou individual - masculino

  • Dupla - feminino

  • Dupla - masculino

  • Mista

Quadra do badminton

O tamanho da área de uma partida com duplas em relação à competição individual é diferente. A altura da rede deve ser de 1,55 metro do chão.

Quadra do badminton [2]
Quadra do badminton [2]

Partida do badminton

A partida começa com um sorteio feito com a própria peteca ou com uma moeda. O vencedor opta pelo serviço (saque), por receber ou por um dos lados da quadra. Todos os atletas têm direito a um aquecimento de dois minutos.

No início, o atleta que for servir (servidor) deve se posicionar dentro da área de serviço no lado direito da quadra (direção do olhar para a rede). Quem for receber, deve ficar no lado direito, em diagonal ao oponente.

Caso o placar for par, o serviço é feito do lado direito da quadra; sendo ímpar, o servidor deve se posicionar na parte esquerda da área. Essa regra é válida tanto para o jogo individual quanto para o de dupla.

Nas partidas, assim que o primeiro jogador ou a primeira dupla alcançar 11 pontos, é concedido tempo de 60 segundos. O intervalo entre um game e outro é de dois minutos.

Existem algumas instruções para o atleta que for servir, são elas:

  • Manter uma parte de ambos os pés imóvel no chão.

  • No golpe, acertar a base da peteca primeiro.

  • Manter a peteca abaixo da linha da cintura até o momento em que será golpeada.

  • Manter o cabo da raquete apontado para baixo no momento do golpe na peteca.

  • Realizar o movimento da raquete contínuo até o encerramento do serviço.

Faltas do badminton

São consideradas faltas nas seguintes situações de jogo:

  • Caso a raquete ou a roupa do atleta encostar na rede enquanto a peteca está em jogo.

  • Caso a peteca tocar o jogador, a sua roupa, o teto ou os arredores da quadra.

  • Caso a peteca cair fora da área.

  • Caso o atleta invadir ou acertar a peteca no lado oposto da rede (não é permitido “carregar” a peteca).

  • Caso a peteca for golpeada duas vezes do mesmo lado da quadra.

  • Caso o parceiro do recebedor receber o serviço.

  • Caso o servidor errar o movimento de serviço da peteca.

Equipamentos do badminton

Atleta segurando uma peteca branca com uma mão e a raquete com a outra, os equipamentos do badminton.
Na foto, praticante de badminton segura peteca feita com penas de ganso.
  • Peteca: equipamento aerodinâmico que pesa entre 4,74 g e 5,5 g. Existem dois tipos de petecas: a tradicional, feita com penas de ganso, e as sintéticas, fabricadas com nylon. Ambas são esféricas, feitas de cortiça ou poliuretano. Na peteca de ganso, são fixadas 16 penas, já a de nylon é formada por uma “saia” desse material. As de ganso são utilizadas por atletas profissionais, enquanto as de nylon são comuns entre os amadores.

  • Raquete: o peso da raquete de badminton varia de 85 g a 110 g, já o comprimento é de 67 cm. Aos iniciantes, é recomendado raquete feita de alumínio, enquanto as mais leves, feitas de grafite, por exemplo, são utilizadas por profissionais. Esse equipamento não deve ser exposto ao calor e à umidade.

Veja também: Golfe — o esporte que utiliza um taco para acertar uma bola em um buraco

Golpes do badminton

Conheça os principais golpes do badminton:

Descrição dos tipos de golpes do badminton: clear, smash, drive, lob, drop-shot e net-shot.

Badminton no Brasil

O badminton começou a ser praticado no Brasil enquanto competição esportiva a partir de 1984. A data marca a realização da 1º Taça São Paulo, promovida pela Associação Paulista de Badminton (APB). A modalidade teria chegado ao país, no ano de 1938, por meio do Clube dos Ingleses.

O time brasileiro participou, em 1984, do 1º Campeonato Sul-Americano. No ano seguinte, o Brasil foi campeão da segunda edição dessa mesma competição. Ambas edições foram realizadas na cidade argentina de Buenos Aires.

Lima, capital do Peru, sediou, em 1987, a primeira edição do Campeonato Pan-Americano de Badminton, da qual o Brasil participou.

A fundação da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) ocorreu em 1993. Um ano depois, o órgão se filiou ao Comitê Brasileiro Olímpico (CBO).

Badminton nas Olimpíadas

O badminton teve sua estreia nas Olimpíadas nos jogos de 1992, na cidade espanhola de Barcelona.

O esporte participou dos Jogos Olímpicos como modalidade de demonstração nas edições de Munique, em 1972, e de Seul, em 1988.

Os países asiáticos China, Coreia do Sul e Indonésia são os maiores campeões olímpicos nessa modalidade.

Badminton nas Paralimpíadas

O badminton estreou nas Paralimpíadas nos jogos de Tóquio 2020, realizados na cidade japonesa em 2021, por conta da pandemia da covid-19.

Atleta em cadeira de rodas com camiseta azul prepara raquete para realizar serviço, golpe na peteca (saque). [3]
Atleta cadeirante se prepara para servir em uma partida.

Os atletas são divididos em seis classes funcionais:

  • WH 1: para cadeirantes com equilíbrio corporal moderado ou ruim;

  • WH 2: para cadeirantes com equilíbrio corporal bom;

  • SL 3 e SL 4: para andantes com deficiências em membros inferiores;

  • SU 5: para andantes com deficiências em membros superiores;

  • SH 6: para atletas de baixa estatura.

Curiosidades do badminton

  • O badminton é a modalidade esportiva de raquete mais rápida do mundo. A peteca chega a alcançar quase 300 km/h. Em 20 segundos, por exemplo, os atletas batem na peteca entre 40 e 50 vezes.

  • Pesquisas realizadas nos Estados Unidos indicam que, em uma partida simples de badminton, cada competidor pode fazer cerca de dois mil golpes, dos quais mais de 200 são golpes de força.

  • Na estreia do badminton nas Olimpíadas em Barcelona, no ano de 1992, o esporte alcançou a segunda maior audiência dos jogos, atrás apenas do basquete. A estimativa é de que 1,1 bilhão de pessoas acompanharam os oito dias de competição.

  • A velocidade da peteca pode variar de acordo com a região. Aspectos como a temperatura e a umidade do ar são fatores que interferem na agilidade do objeto no ar.

  • O badminton é um dos esportes que mais exigem concentração. A peteca chega a ficar em jogo por 45% do tempo da partida.

  • Um casal de atletas da Indonésia alcançou um grande desempenho para o país na primeira participação olímpica do badminton, em 1992, na cidade de Barcelona. Ambos subiram ao pódio e levaram ouro para o país, que não ganhava uma medalha dourada desde 1952. O casal chegou ao país natal com direito à recepção de gala. Cada um chegou a receber, na época, o valor de US$ 200 mil.

Créditos de imagem

[1] Kairosnapshots | Shutterstock

[2] Universidade Corporativa Sindi Clube (reprodução)

[3] FocusDzign | Shutterstock

Publicado por Lucas Afonso

Artigos Relacionados

Jogos Olímpicos
Conheça a história dos jogos olímpicos, as medalhas, recordistas, números e algumas curiosidades!
Paralimpíadas
Acesse este texto e veja informações a respeito das Paralimpíadas. Saiba quando surgiu esse evento esportivo, quais suas modalidades, entre outros detalhes.
Squash
Squash, esporte praticado em quadra fechada, como é disputado o jogo de squash, as duas versões sobre o surgimento do squash, quando foram construídas as primeiras quadras de squash, benefícios do squash.
Tênis
Tênis, esporte praticado entre dois oponentes, esporte praticado entre duas duplas de oponentes, versões sobre a origem do tênis, características do jogo de tênis, benefícios do tênis.
video icon
Texto" Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo
Nessa aula veremos o que é um polígono convexo e um polígono não convexo a partir da definição matemática e, posteriormente, um “macete”.