Símbolos olímpicos
Os símbolos olímpicos são símbolos que representam os Jogos Olímpicos, eventos poliesportivos que, em nossa era moderna, são realizados pelo Comitê Olímpico Internacional desde o ano de 1896. Os principais símbolos olímpicos são:
-
anéis olímpicos;
-
lema olímpico;
-
tocha olímpica;
-
medalhas olímpicas;
-
mascote olímpica.
Leia também: Qual é a história das Olimpíadas?
Resumo sobre os símbolos olímpicos
-
Os símbolos olímpicos são símbolos que representam os Jogos Olímpicos.
-
Os principais símbolos olímpicos são os anéis olímpicos, o lema olímpico, a tocha olímpica, as medalhas olímpicas e a mascote olímpica.
-
Os anéis são o mais importante desses símbolos, caracterizados por cinco anéis interligados que representam cinco continentes.
-
O lema olímpico surgiu de uma frase em latim que exemplifica a determinação dos atletas pela vitória.
-
A tocha olímpica é um símbolo que remete às Olimpíadas na forma como eram celebradas pelos gregos na Antiguidade.
-
As medalhas simbolizam a vitória dos atletas.
-
A mascote é um personagem que representa ums edição das Olimpíadas.
Quais são os símbolos olímpicos e seus significados?
Os símbolos olímpicos são símbolos que representam os Jogos Olímpicos. Os principais são:
-
anéis olímpicos;
-
lema olímpico;
-
tocha olímpica;
-
medalhas olímpicas;
-
mascote olímpica.
Origem dos símbolos olímpicos
→ Origem dos anéis olímpicos
Os anéis olímpicos são um símbolo que foi criado, em 1913, por Pierre Frédy, o Barão de Coubertin, conhecido por ser o idealizador dos Jogos Olímpicos da era moderna e um dos fundadores do Comitê Olímpico Internacional (COI). Esse símbolo contém cinco anéis interligados entre si colocados em uma bandeira com fundo branco. Foi usado pela primeira vez nas Olimpíadas de 1920, na Antuérpia.
Os cinco anéis representam cinco continentes (América, África, Ásia, Oceania e Europa) e estão interligados entre si como forma de demonstrar a ideia de união. Os anéis possuem cores diferentes, sendo elas o azul, preto, vermelho, amarelo e verde. A escolha dessas cores se explica porque todo país do planeta tem pelo menos uma dessas cores em sua bandeira.
→ Origem do lema olímpico
Os Jogos Olímpicos também possuem um tema, no idioma latino: Citius, Altius, Fortius. Esse lema pode ser traduzido como “o mais rápido, o mais alto, o mais forte”, e foi criado pelo padre Henri Didon, amigo do Barão de Coubertin. O lema representa a determinação de um atleta que busca a vitória e foi estabelecido assim que o COI foi fundado, em 1894.
→ Origem da tocha olímpica
A tocha olímpica também é um símbolo tradicional dos Jogos Olímpicos e está presente desde as Olimpíadas de 1928, realizada na cidade de Amsterdã. Esse símbolo foi estabelecido como forma de resgatar uma tradição que era realizada pelos gregos na Antiguidade. É costume, meses antes do evento, a realização do revezamento da tocha, com caminhadas com a tocha acontecendo em diferentes países do planeta, e o fogo olímpico sendo passado de tocha em tocha.
O fogo era um símbolo importante para os gregos, fazendo parte de uma série de tradições religiosas desse povo. No contexto dos Jogos Olímpicos, o fogo da tocha passou a representar a fraternidade, bondade, a pureza, além de, novamente, estabelecer um vínculo entre os jogos da era moderna e os jogos da Antiguidade.
→ Origem das medalhas olímpicas
As medalhas olímpicas são a premiação para os atletas vencedores das provas. Essa premiação não existia nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, sendo introduzidos somente nos Jogos Olímpicos da era moderna. Nas duas primeiras Olimpíadas, 1896 e 1900, só havia medalhas para o primeiro lugar (ouro). A partir da edição de 1904, foram introduzidas medalhas para o segundo lugar (prata) e para o terceiro lugar (bronze).
→ Origem da mascote olímpica
As mascotes olímpicas são personagens criados a cada edição das Olimpíadas para representar o país que recebe os jogos. Esse personagem geralmente é um animal e traz elementos da cultura local. As mascotes são usadas como símbolos das Olimpíadas, ajudando na divulgação do evento.
Curiosidades sobre os símbolos olímpicos
- A primeira vez que a bandeira com os anéis olímpicos foi hasteada foi em 1914, no Egito.
-
Em todo ciclo olímpico a tocha olímpica é acesa com fogo na cidade de Olímpia, na Grécia.
-
Em 1980, a mascote da Olimpíadas de Moscou, o urso Misha, derrubou uma lágrima pelos países que boicotaram a edição dos jogos.
-
Nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, a mascote foi Vinícius, representando a fauna brasileira.
Afinal, o que são as Olimpíadas?
Os Jogos Olímpicos ou Olimpíadas são um evento poliesportivo realizado a cada quatro anos em uma cidade-sede que é escolhida por uma eleição promovida pelo Comitê Olímpico Internacional. As Olimpíadas são marcadas por competições de diversos atletas, contando com a participação de milhares deles e sendo acompanhadas por bilhões de pessoas.
As Olimpíadas mobilizam todas as nações e são consideradas o maior evento poliesportivo do planeta. Dezenas de modalidades esportivas são realizadas com os melhores atletas. Esse evento também é conhecido por símbolos que representam os Jogos Olímpicos, mas também os valores que ele representa. Para saber mais sobre as Olimpíadas, clique aqui.
Créditos de imagem
[2] Dutchmen Photography / Shutterstock
[3] Ververidis Vasilis / Shutterstock
Fontes
MARTINS, Patrícia. Phryges: as mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos que representam a liberdade. Disponível em: https://www.publico.pt/2022/11/15/p3/noticia/phryges-mascotes-jogos-olimpicos-paralimpicos-representam-liberdade-2027811 .
REDAÇÃO. Símbolo das Olimpíadas: conheça a história do famoso logo olímpico. Disponível em: https://www.uol.com.br/esporte/olimpiadas/ultimas-noticias/2021/07/08/simbolo-das-olimpiadas-conheca-a-historia-do-logo-famoso.htm.
REDAÇÃO. Símbolos Olímpicos. Disponível em: https://www.cob.org.br/pt/cob/movimento-olimpico/simbolos-olimpicos.
REDAÇÃO. Você conhece de fato os símbolos olímpicos de 2021? Descubra. Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/simbolos-olimpicos-2021.