Como montar um cronograma de estudo

Montar um cronograma de estudo facilita a vida do estudante que está se preparando para as provas de vestibular, Enem e concursos.
Antes de montar o cronograma, é preciso rascunhar e estabelecer o que estará nele.

Para montar um cronograma de estudos, é preciso organizar itens como: quais os horários que serão destinados somente para estudar; quantas horas semanais de estudo você tem disponível e de quantas você necessita; e, por último, mas não menos importante, estabelecer rigorosamente o momento de estudo.

Apesar desses itens terem semelhança entre si, eles possuem suas diferenças. Por isso, a recomendação é que esses já estejam bem definidos antes de iniciar a confecção do seu cronograma de estudo. Isso porque, após a organização desses itens, será a hora de colocar os dias da semana, encaixando-os com as disciplinas (e seus respectivos conteúdos) e de acordo com os horários estabelecidos para cada uma.

O cronograma de estudos é algo muito particular e variável, pois leva em conta os aspectos de cada estudante, como horário de aula e tempo disponível, sendo esse último dividido entre estudos específicos (como para vestibulares ou Enem) e atividades extracurriculares, pausa de descanso, lazer, atividade física etc.

Passar para o papel ou computador a sua rotina é uma forma de não haver sobrecarga e ter um tempo definido para cada coisa. Separamos, em tópicos, itens que podem facilitar a montagem do seu cronograma. Confira:

1. Estabeleça sua rotina diária

Rascunhe, nesta etapa, como funcionará sua rotina, o que é preciso ser feito todos os dias e o tempo médio que cada atividade demanda do seu dia. Liste tudo e reserve para usar essa rotina nos próximos itens do cronograma que está sendo construído.

Leia também: Como conciliar a rotina do colégio e o vestibular?

2. Objetivo de estudo

Após definir a rotina, chegou a hora de anotar o seu principal objetivo de estudo. Isso o ajudará na construção do cronograma e no que se refere à definição de prioridades de estudos.

3. Horários e atividades

Com o objetivo de estudo definido, é hora de detalhar o seu cronograma de forma mais minuciosa e com horários a serem seguidos na rotina.

Para facilitar, de forma sucinta, inclua, logo na frente do horário, a atividade que será realizada.

Exemplo: 13h30/14h30: estudar e fichar notícias relevantes dos jornais.

Leia também: Conciliando trabalho e estudo para o vestibular

Se você é estudante, o ideal é fazer o cronograma de acordo com as matérias dadas em sala de aula naquele dia, até como forma de revisão.

Ao definir as atividades, lembre-se de colocar as que são referentes ao lazer e descanso, e até mesmo as de sono. Acrescente também os finais de semana, mesmo que os horários sejam diferentes dos demais dias da semana.

Devido à quantidade de informações, nem sempre o cronograma ficará devidamente organizado. No entanto, vale lembrar que o quadro de horários serve somente para que seja possível visualizar e organizar em que fase de estudos você se encontra.

Veja um exemplo de cronograma de estudos para o Enem.

CRONOGRAMA DE ESTUDO

Objetivo de estudo: Estudar para o Enem

Horários

Domingo

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

6h - 7h

Vago

Café

Café

Café

Café

Café

Vago

7h - 13h

Aula

Aula

Aula

Aula

Aula

13h - 13h30

Almoço em família

Almoço

Almoço

Almoço

Almoço

Almoço

Almoço

13h30 - 15h

Descanso

Descanso

Descanso

Descanso

Descanso

Redação/Leitura

15h - 16h30

Leitura

Revisão do conteúdo da aula

Revisão do conteúdo da aula

Revisão do conteúdo da aula

Revisão do conteúdo da aula

Revisão do conteúdo da aula

16h30 - 17h

Lanche

Lanche

Lanche

Lanche

Lanche

Lazer

17h - 19h

Lazer

Resolução de exercícios

Resolução de exercícios

Resolução de exercícios

Resolução de exercícios

Resolução de exercícios

19h - 20h

Atividade física

Assistir a videoaulas

Atividade física

Assistir a videoaulas

Atividade física

20h – 20h30

Janta

Janta

Janta

Janta

Janta

20h30 - 22h

Lazer

Lazer

Lazer

Lazer

Lazer

Para potencializar ainda mais seus estudos, não deixe de conferir:

Listas de exercícios de todas as disciplinas

→ Videoaulas no YouTube

O cronograma poderá ter suas flexibilidades e remanejamentos. O importante é que a ideia e a meta centrais sejam realizadas colocando-as em prática. Bons estudos!

Publicado por Érica Caetano
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos internos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a soma dos ângulos internos de um triângulo para generalizar a fórmula da soma dos ângulos internos de um polígono convexo qualquer.