Condução Térmica na Cozinha

O calor é energia térmica em trânsito, que vai do corpo mais quente para o mais frio. Os processos de transferência do calor são três: condução, convecção e irradiação.


Colheres metálicas: excelentes condutores térmicos


O processo de condução ocorre quando dois corpos entram em contato um com o outro e suas temperaturas são diferentes; as moléculas do corpo que tem maior temperatura vibram mais (maior grau de agitação) que as do corpo que tem menor temperatura, logo, o choque entre as moléculas desses corpos elevará a temperatura do corpo mais frio (a energia cinética das moléculas do corpo quente será transferida para as moléculas do corpo frio, aumentando o grau de agitação das mesmas).

Ao cozinhar, utilizamos colheres de alumínio, ou algum outro metal, para mexer a comida. Quando as esquecemos dentro da panela é quase impossível pegá-las novamente sem o auxílio de uma luva, caso o objeto seja todo de metal. Tal fato ocorre em razão da condução térmica, na qual ocorre transferência de calor da panela para a colher, e pelo fato dos metais em geral serem excelentes condutores térmicos.

O ideal é não deixar a colher dentro da panela ou utilizar uma colher que tenha cabo de plástico, madeira ou até mesmo sejam totalmente feitas dos materiais citados (plástico – madeira), pois eles não são bons condutores térmicos, logo, não aquecerão tanto quanto o metal.

Por Frederico Borges de Almeida
Graduado em Física
Equipe Mundo Educação

Publicado por Frederico Borges de Almeida
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.