Condução Térmica na Cozinha

O calor é energia térmica em trânsito, que vai do corpo mais quente para o mais frio. Os processos de transferência do calor são três: condução, convecção e irradiação.


Colheres metálicas: excelentes condutores térmicos


O processo de condução ocorre quando dois corpos entram em contato um com o outro e suas temperaturas são diferentes; as moléculas do corpo que tem maior temperatura vibram mais (maior grau de agitação) que as do corpo que tem menor temperatura, logo, o choque entre as moléculas desses corpos elevará a temperatura do corpo mais frio (a energia cinética das moléculas do corpo quente será transferida para as moléculas do corpo frio, aumentando o grau de agitação das mesmas).

Ao cozinhar, utilizamos colheres de alumínio, ou algum outro metal, para mexer a comida. Quando as esquecemos dentro da panela é quase impossível pegá-las novamente sem o auxílio de uma luva, caso o objeto seja todo de metal. Tal fato ocorre em razão da condução térmica, na qual ocorre transferência de calor da panela para a colher, e pelo fato dos metais em geral serem excelentes condutores térmicos.

O ideal é não deixar a colher dentro da panela ou utilizar uma colher que tenha cabo de plástico, madeira ou até mesmo sejam totalmente feitas dos materiais citados (plástico – madeira), pois eles não são bons condutores térmicos, logo, não aquecerão tanto quanto o metal.

Por Frederico Borges de Almeida
Graduado em Física
Equipe Mundo Educação

Publicado por Frederico Borges de Almeida
Português
Marcas ideológicas nos textos
Não existe neutralidade quando o assunto é texto, e é no universo discursivo que se percebe as marcas ideológicas textuais, às vezes discretas, às vezes explícitas.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos