Eletricidade
A eletricidade é um ramo da física responsável pelo estudo de fenômenos da carga elétrica, que se divide em três partes:
1. Eletrostática: estuda os efeitos produzidos por cargas elétricas em repouso;
2. Eletrodinâmica: estuda as cargas elétricas em movimento;
3. Eletromagnetismo: vemos os efeitos produzidos por essas cargas no espaço ao redor desse caminho.
Em eletricidade, aprendemos que os corpos são dotados de átomos que possuem prótons, elétrons e nêutrons, em que os prótons são as partículas subatômicas positivas e os elétrons, as partículas negativas.
As cargas elétricas em movimento ordenado constituem corrente elétrica. As cargas que constituem esta corrente são os elétrons livres:
Corrente Elétrica
O principal fator da corrente elétrica é possuir as propriedades que a carga em repouso não possui, entre tais propriedades estão:
• Efeito Térmico – Quando a corrente passa por um condutor, produzindo calor e este condutor se aquece.
• Campo Magnético – Quando a corrente passa por um condutor e, ao redor dele, se produz um campo magnético, fazendo a corrente se comportar como um ímã.
• Efeito Químico – A corrente produz uma ação chamada eletrólise.
• Efeitos Fisiológicos – Dor e choque, ocasionados pelo fato de todos os tecidos vivos possuírem substâncias coloidais que, por sua vez, sofrem a ação da eletricidade. Essa ação sobre os nervos sensitivos dá a sensação de dor, já nos nervos motores dá a sensação de choque.
A intensidade da corrente elétrica é a divisão entre a carga e a variação do tempo, sendo representada pela seguinte equação matemática:
Em que:
i = intensidade da corrente elétrica (unidade no SI Àmpere - A)
Q = carga elétrica (unidade no SI Coulomb - C)
Δt = variação do tempo (unidade no SI segundo – s)
Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Mundo Educação