Orientação espacial
Quando estudamos Física, nos deparamos com diversos conceitos, fórmulas, experiências, etc. Utilizamos as unidades de medida, por exemplo, para caracterizar bem as grandezas físicas que estudamos.
Quando falamos que um corpo tem massa de 200, é necessário caracterizarmos essa massa em quilograma ou grama. Portanto, quando falamos que ele possui massa de 200 g temos uma melhor noção da massa do corpo. Essas grandezas físicas são denominadas grandezas escalares.
Em outras situações há a necessidade de uma melhor identificação da grandeza física. É o caso das grandezas físicas conhecidas como grandezas vetoriais. Nesses casos, a grandeza física necessita de uma intensidade (número seguido de uma unidade de medida) e de sua orientação espacial (direção e sentido).
Orientação espacial (direção e sentido)
Dizemos que duas retas têm a mesma direção quando elas estão paralelas. Dois ou mais segmentos de reta têm a mesma direção quando estão sobre a mesma reta ou quando estão sobre retas paralelas, ou seja, a direção de um segmento de reta é a mesma da direção da reta suporte desse segmento (figura). Quando não for esse o caso, as retas terão direções diferentes (figura).
Vamos considerar um segmento de reta AB. Sobre esse segmento podemos imaginar dois sentidos de percurso: um de A para B, outro de B para A. Então podemos considerar dois segmentos com orientações diferentes: o segmento orientado
Os segmentos orientados MN e PQ, representados na figura abaixo, têm a mesma direção (ou seja, a direção da reta r) e sentidos opostos; enquanto CD e RS têm a mesma direção e o mesmo sentido.
Repare que adotamos, de forma natural e intuitiva, as seguintes notações e nomenclatura: dado um segmento orientado AB, A é a origem e B é a extremidade. Veja a figura abaixo:
Um segmento orientado
Na figura abaixo o segmento orientado