A Corrupção na Nigéria

A corrupção contribui para o agravamento da pobreza
A Nigéria possui uma população estimada em 130 milhões de habitantes, o país detém a maior reserva petrolífera do mundo, mais isso não o impede de ocupar o 158º lugar em IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), diante disso é considerado um dos mais pobres do planeta e sua população convive com os mais graves problemas de caráter econômico e social.

O país possui um grande potencial em riquezas naturais, os recursos deveriam servir para o crescimento da nação em diversos aspectos, no entanto, isso não ocorre, ou quando acontece não produz resultados satisfatórios.

Esse processo é proveniente de vários fatores, porém os principais são os desvios de verbas e a prática da corrupção. A conclusão surgiu a partir dos estudos da ONG (Organização não Governamental) Transparency International (Transparência Internacional), a instituição é responsável por analisar os níveis de corrupção desenvolvida em praticamente todos os países. Nesse sentido, a Nigéria se coloca entre os piores, anualmente a ONG avalia 180 países. Em 2007, foi divulgado que a Nigéria possui índice de corrupção de 2,2 (nota) e ocupa no ranking o 147º lugar.
O critério para estabelecer esses números são elaborados por meio de notas, essas podem variar de 0 a 10.

Na mesma pesquisa foram divulgados os países com restrita ocorrência de corrupção, como a Finlândia, seguida da Nova Zelândia e Dinamarca que atingiram nota 9, 6, no outro lado da tabela está Mianmar e Somália em último lugar, ambos com 1,4 de nota, o Brasil ocupa o 72º lugar e sua nota é 3,5.
Publicado por Eduardo de Freitas
Enem
O que você precisa saber sobre o ProUni 2024
O ProUni, Programa Universidade para Todos, oferece bolsas de estudo em instituições de ensino superiores particulares de todo o Brasil. As inscrições são abertas duas vezes, no início de cada semestre. Assista ao vídeo e fique por dentro de como utilizar o programa!
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos