Whatsapp icon Whatsapp

China: uma potência mundial?

Hong Kong já é um grande centro financeiro mundial.
Hong Kong já é um grande centro financeiro mundial.

A China é atualmente o país que mais cresce no mundo, por essa razão tem se destacado no cenário geopolítico mundial.

O país tem exercido grande influência política, militar e econômica no cenário regional e internacional graças a fatores determinantes, como grande extensão de seu território (ocupa o terceiro lugar em dimensão), elevadíssimo número de habitantes (cerca de 1,3 bilhão, o mais populoso do mundo) e dinamismo de sua economia (atualmente é a economia que apresenta maiores índices de crescimento em todo o planeta).

O país tem se despontado em razão do modo agressivo de sua aplicação política interna e externa. A política interna está vincula a uma extrema centralização do poder, que se encontra sob os domínios do único partido político do país, o Partido Comunista; que coíbe todo e qualquer tipo de movimento de caráter social (greves, manifestações, discursos, entre outros), caso ocorra, é rigorosamente interceptado pelo uso da força.

No âmbito internacional, a China está obtendo maior força e participação nas decisões políticas, tal fato levou o país a usufruir o direito de ocupar uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU (Organizações das Nações Unidas).

Seu potencial militar tem contribuído para o incremento de sua influência internacional, pois o país detém um enorme exército (evidente no país mais populoso do mundo), além de possuir um numeroso e diversificado arsenal bélico, como bombas atômicas e mísseis. O país domina tecnologias espaciais, é fabricante de satélites artificiais e foguetes.

Diante desses aspectos, parece claro que a China possui praticamente todos os requisitos para se tornar uma grande potência mundial, senão a maior potência mundial.
Diversos estudos apontam que a China, no século XXI, será a principal potência; perspectiva alicerçada no índice de crescimento econômico, e no potencial político e militar do país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Eduardo de Freitas
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A corrupção contribui para o agravamento da pobreza
A Corrupção na Nigéria
A Corrupção na Nigéria, Como desenvolve a Corrupção na Nigéria, Como a Corrupção na Nigéria contribui para o crescimento da pobreza, O contraste da riqueza do petróleo e a extrema pobreza na Nigéria.
Bandeira da Bolívia
Bolívia
Leia sobre as principais informações da geografia boliviana. Veja os principais dados sobre a demografia, a economia, a política e a infraestrutura da Bolívia.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas