Bolívia

Localizada na América do Sul, a Bolívia limita-se com o Brasil (ao norte e leste), Paraguai (a sudeste), Argentina (ao sul), Chile (a sudoeste) e Peru (a oeste), o país não possui saída para o mar. Sua extensão territorial é de 1.098.581 quilômetros quadrados, e o país está localizado a leste do meridiano de Greenwich, portanto, é uma nação do hemisfério ocidental. Com relação à linha do Equador, a Bolívia localiza-se ao sul, pertencendo ao hemisfério sul.


É em seu território que a cordilheira dos Andes atinge a largura máxima (650 quilômetros). É também onde se localizam o árido altiplano andino e as principais cidades, como La Paz, a capital mais alta do mundo (3.636 metros). No norte e no leste, as montanhas dão lugar a planícies cobertas pela floresta Amazônica e, no sudeste, à pantanosa região do Chaco. Na Bolívia, predominam dois tipos climáticos: Equatorial (depressão amazônica) e de montanha (altiplano).

A população do país totaliza 9.862.860 habitantes, sendo que 66,% reside em áreas urbanas e 34%, em áreas rurais. Seu território é pouco povoado, visto que sua densidade demográfica é baixa: 9 habitantes por quilômetro quadrado. O crescimento demográfico é de 2% ao ano. Os grupos étnicos predominante são os quínchuas (30%), aimarás (25%) e os eurameríndios (15%). Quanto à religião, o cristianismo possui o maior número de adeptos – 94% da população boliviana.
Esse país adota três idiomas oficiais: espanhol, quíchua e aimará.

A Bolívia possui duas cidades como capitais, La Paz (sede do governo e administrativa) e Sucre (legal). As cidades bolivianas que apresentam maior concentração populacional são: Santa Cruz de La Sierra (1.506.152), Alto (890.533), La Paz (835.267), Cochabamba (603.324), Sucre (265.336).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


La Paz, cidade sede do governo boliviano

A economia nacional é pouco desenvolvida. A agricultura é responsável por empregar 5% da força de trabalho boliviana, os principais produtos cultivados são arroz, batata, cana-de-açúcar, algodão, milho, cereal, café e folhas de coca, fato que faz do país um dos maiores fornecedores mundiais da matéria-prima para a produção de cocaína.

O país possui grandes reservas de produtos minerais, entre eles estão: estanho, prata, cobre, zinco, ouro e enxofre. Porém, os produtos mais importantes são o petróleo e o gás natural, vendido em larga escala para o Brasil.

O setor industrial, por sua vez, é pouco diversificado, com destaque para os segmentos de refino de açúcar, alimentício, mobiliário, fábricas de cigarro, de cimento e de produtos químicos. O Produto Interno Bruto (PIB) boliviano atingiu, em 2008, a marca de 16,7 bilhões de dólares.
O país integra a Comunidade Andina, bloco econômico formado pela Colômbia, Equador e Peru, além desta referida nação.

A Bolívia é uma das nações economicamente mais pobres do subcontinente sul-americano. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com média de 0,643, é o terceiro menor da América do Sul, superior apenas ao do Paraguai (0,640) e da Guiana (0,611). A taxa de mortalidade infantil é altíssima (43 a cada mil nascidos vivos). A expectativa de vida é uma das menores do continente: 65 anos. Outro fator agravante é que 22% dos habitantes são subnutridos.

Bandeira da Bolívia
Bandeira da Bolívia
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
A configuração das grandes cidades brasileiras
As Metrópoles Norte Americanas
As Metrópoles Norte Americanas, Quais são as Metrópoles Norte Americanas, Onde estão localizadas as Metrópoles Norte Americanas, As características das Metrópoles Norte Americanas.
A corrupção contribui para o agravamento da pobreza
A Corrupção na Nigéria
A Corrupção na Nigéria, Como desenvolve a Corrupção na Nigéria, Como a Corrupção na Nigéria contribui para o crescimento da pobreza, O contraste da riqueza do petróleo e a extrema pobreza na Nigéria.
Hong Kong já é um grande centro financeiro mundial.
China: uma potência mundial?
A posição de destaque no cenário geopolítico mundial.
Copenhague, capital da dinamarquesa
Dinamarca
Clique aqui e conheça os principais aspectos referentes à Dinamarca, um país europeu!
Bandeira de Israel
Israel
Israel é cenário de muitas disputas territoriais. Clique e confira!
Machu Picchu
Peru
País que possui construções da civilização Inca.
Em dezembro de 2016, a Venezuela foi suspensa de sua participação no bloco econômico do Mercosul
Suspensão da Venezuela do Mercosul (2016)
Você sabe os motivos da suspensão da Venezuela do Mercosul? Então clique aqui entenda os fatores que ocasionaram essa sanção!
Bandeira do Suriname.
Suriname
Suriname, Onde se localiza o Suriname, As características naturais do Suriname, As religiões praticadas no Suriname, As línguas faladas no Suriname.
A uva é uma das principais culturas desenvolvidas na Argentina, grande parte da produção é destinada à fabricação de vinhos.
O setor agropecuário da Argentina
A participação do setor na economia do país.
Destruição causada pelo terremoto no Haiti
Terremoto no Haiti
O desastre que intensificou os problemas na nação mais pobre das Américas.