Alguns Aspectos do Solo

A visualização de um solo exposto
O solo é um sistema dinâmico e complexo, constitui o substrato que abriga diversas formas de vida, ocasionadas por um processo gradual de evolução que acompanha as transformações ambientais.

Tais modificações se processam por mecanismos naturais de intemperismo físico e químico, desencadeados aproximadamente a 4,5 bilhões de anos, com o surgimento do planeta. Esses fatores que produzem as alterações na superfície da crosta terrestre são chamados de agentes de meteorização, responsáveis pela desintegração e decomposição das rochas submetidas ao transporte, sedimentação e compactação de partículas que compõe o perfil de horizonte do solo.

Cada nível estratigráfico possui características distintas, diferindo por aspectos dimensionais e estruturais pelo padrão granulométrico, composição mineralógica, hidratação e a coesão, conferida por substâncias húmicas, provenientes de restos de vegetais e animais.

Essa harmonia vigorou até o surgimento dos humanos modernos, principiando a progressiva exploração dos recursos naturais em detrimento à manutenção do equilíbrio ambiental. Comportamento observável, pela mudança do hábito nômade pelo sedentário. Desenvolvendo um sistema de produção primitiva, com mecanismos e técnicas que atendessem as necessidades de consumo dos grupos, em progressiva densidade demográfica.

O aumento da população ao longo da história exigiu áreas cada vez maiores para a produção de alimentos e técnicas de cultivo que aumentassem a produtividade da terra. Hoje vemos que quanto mais rápido o desenvolvimento tecnológico, maior o ritmo de alterações provocadas no meio, em especial ao solo, fonte de matéria prima.


Publicado por Eduardo de Freitas
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.