Apec

A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec) é um dos principais blocos da atualidade, envolvendo gigantes como Estados Unidos, China, Japão, Austrália e Rússia.
Logomarca da APEC

A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico – sigla do inglês Asia-Pacific Economic Cooperation – (Apec) é um bloco econômico formado por países asiáticos, americanos e da Oceania. Basicamente, envolve uma rota comercial que segue pelo Oceano Pacífico, uma substituição da predominância histórica do comércio mundial realizado pelo Atlântico.

Esse bloco econômico surgiu a partir da antiga Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), que não era um bloco propriamente dito, mas um espaço de discussão entre os países-membros para melhor definir os rumos comerciais entre eles. A criação da Asean ocorreu em 1989 e sua transformação em Apec aconteceu em 1994 durante a Conferência de Seatle.

Atualmente, a Apec conta com 21 países-membros, a saber: Austrália, Brunei, Canadá, Cingapura, Chile, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Filipinas, Hong Kong, Indonésia, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, Peru, Rússia, Tailândia, Taiwan e Vietnã.


Mapa dos países-membros da Apec *

O objetivo da Apec é promover, através de uma Zona de Livre Comércio, o crescimento econômico, a integração comercial, os negócios e os investimentos na região da Ásia-Pacífico. Trata-se de um dos maiores blocos do mundo em termos numéricos absolutos e também o que mais cresce comercialmente nos tempos atuais. A APEC, entre 1994 e 2008, cresceu comercialmente em incríveis 395%, respondendo por mais da metade das trocas comerciais realizadas em todo o mundo, totalizando um PIB superior a 17 trilhões de dólares.

O peso da representatividade da Apec deve-se ao fato de esse bloco trazer consigo várias das principais potências econômicas do mundo, com destaque para os Estados Unidos (e por extensão, todo o Nafta), a China, o Japão, a Rússia e a Austrália.

Além de envolver amplas trocas comerciais, a Apec possui alguns objetivos secundários, como a cooperação de tecnologias entre os seus membros, a melhoria nos índices de saúde e educação, o combate à corrupção e a elevação da qualidade de vida das populações. Além disso, esse bloco garante certa influência dos Estados Unidos na Ásia e na América Andina, além de favorecer a expansão comercial chinesa para os demais países emergentes e subdesenvolvidos.


Reunião dos líderes dos países-membros da Apec em 2007, na Austrália

Apesar de ser um dos mais importantes blocos econômicos, a Apec ainda carece de uma maior predominância no plano político, diferentemente do que ocorre com outros blocos, como a União Europeia e o Nafta. Isso porque os seus membros são muito heterogêneos, e as distâncias geográficas e os distintos interesses tornam impossíveis o estabelecimento de metas como a total integração, a livre circulação de pessoas e a utilização de uma moeda única.

O crescimento da Apec representa, de certa forma, um entrave para o crescimento do Brasil, por barrar, em partes, as investidas do Mercosul na América do Sul e servir de páreo para a integração dos Brics, grupo dos países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

______________________

* Créditos da imagem: Jjw / Wikimedia Commons

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
Química
pH de soluções
Você já recebeu alguma receita de remédio milagroso pelo grupo da família dizendo que algum alimento de pH isso ou pH aquilo faria bem a sua saúde ou enfermidade? E você sabia interpretar se de fato aquele pH condizia com tal alimento ou substancia referida na receita? Então vem com a gente que nós vamos te explicar o que é pH, como é calculado, medido e a sua importância em nossas vidas.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos