As cidades
As primeiras cidades das quais se tem registro surgiram há 5.000 anos, na Mesopotâmia, território onde encontra-se hoje o Iraque, desde então as mesmas passaram por uma série de mudanças e evoluções.
A intensificação da urbanização no mundo iniciou-se a partir da Revolução Industrial, a nova atividade econômica atraiu uma grande quantidade de pessoas para as cidades, uma vez que essas abrigavam as indústrias, figurando assim o fenômeno do êxodo rural (migração de trabalhadores rurais para as cidades).
Cidades correspondem basicamente às sedes de municípios que detém uma pequena ou grande população, é um espaço que concentra um amontoado de pessoas relativamente organizadas nas edificações. Nos centros urbanos são identificadas todas as relações sociais e também a infra-estrutura e os serviços públicos, como ruas pavimentadas, transporte público, coleta de lixo, rede de esgoto, iluminação, saúde, educação e muitos outros. É bom ressaltar que nem sempre ocorre desse modo, embora seja o ideal.
A economia urbana está diretamente ligada ao setor terciário (comércio e prestação de serviços) e também industrial, incluindo ainda as repartições públicas, tais como prefeitura, câmara dos vereadores e demais órgãos governamentais. Essas áreas urbanizadas de médio e grande porte abrangem redes de lojas de diversos seguimentos, instituições financeiras, universidades, hospitais, clínicas e outras atividades ligadas às cidades.
O campo estabelece uma estrita dependência em relação às cidades, pois a última disponibiliza todos os produtos e serviços necessários para o desenvolvimento das atividades rurais (insumos, máquinas, assistência técnica e outros).
Todo aglomerado urbano é dinâmico, em razão de vários fatores, dentre eles o histórico, arquitetônico, econômico, cultural, turístico entre muitos outros, esses promovem alterações contínuas na paisagem, uma vez que a todo o momento acontecem demolições, reformas, construções e até mesmo deterioração das paredes, praças e monumentos ocasionados por fenômenos climáticos como chuva, vento e calor.
Publicado por Eduardo de Freitas
Artigos Relacionados
Matemática
Função Seno
Nesta aula veremos como é o gráfico de uma função seno e analisaremos o valor de máximo, mínimo, amplitude e período dessa função.
Últimas notícias
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
Biologia Evolutiva
Neodarwinismo
Essa teoria explica os processos evolutivos propostos na teoria da evolução de Darwin.
Febre
Se caracteriza por ser uma elevação da temperatura do corpo a níveis superiores que os normais, saiba mais.
Ciclo de Krebs
O ciclo de Krebs, é uma das etapas do processo de respiração celular.
Álgebra
A álgebra é a área da Matemática que estuda as operações com variáveis.
Proporção áurea
A proporção áurea é um conceito matemático que representa uma relação estética e harmônica que é considerada visualmente agradável.
Primeira fórmula de Moivre
A primeira fórmula de Moivre é usada para calcular potências de números complexos na forma polar ou trigonométrica.
População
Demografia
A demografia é uma ciência que realiza diversos estudos populacionais.
Geopolítica
Nova Ordem Mundial
Período geopolítico vivenciado pela sociedade planetária após o fim da Guerra Fria.
Tipos de indústria
Conheça alguns tipos de indústria de base.
Fontes de energia
Energia das Marés
Entenda como a força gravitacional do Sol e da Lua interferem nas marés.
Mecânica
Plano inclinado com atrito
Decompor as forças é uma das etapas para cálculos que envolvem o plano inclinado com atrito.
Ondulatória
Função de onda
Ao estudarmos as ondas vimos que elas têm origem em meios elásticos, como em cordas, na superfície da água, do ar, entenda.
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.