Favelização

A favelização é um fenômeno urbano diretamente relacionado à industrialização e possui raízes históricas.

A Favelização é o processo de surgimento e crescimento do número de favelas em uma dada cidade ou local. Trata-se de um problema social, pois tais moradias constituem-se a partir das contradições econômicas, históricas e sociais, o que resulta na formação de casas sem planejamento mínimo, oriundas de invasões e ocupações irregulares.

No entanto, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a favela não nasce “do nada”, ou “da preguiça” que as pessoas possuem em procurar trabalho, ou “da ignorância” delas em habitar zonas irregulares de moradia, como os morros. É preciso deixar de lado essa onda de preconceitos e desinformações para que se possa realmente compreender a questão.

A problemática da formação de favelas no espaço da cidade está diretamente ligada a dois principais fatores: a urbanização e a industrialização.

A relação entre a industrialização e a formação de favelas situa-se, principalmente, a partir da constituição do êxodo rural, que é a migração em massa da população do campo para a cidade. Esse fenômeno é decorrente dos processos de mecanização do meio rural e de concentração fundiária, ou seja, com a industrialização do campo, o homem foi substituído pela máquina e passou a residir e buscar emprego em áreas urbanas.

Além disso, a industrialização das grandes cidades também está diretamente ligada a tal ocorrência. Isso porque as pessoas – e isso é muito evidente no Brasil – passaram a buscar moradia e melhores condições de vida nas principais cidades do país, aquelas com maior industrialização, contribuindo para a sua rápida urbanização e para a ocorrência da macrocefalia urbana.

Não por acaso, as maiores cidades do Brasil são aquelas que apresentam o maior número favelas, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Mas não se engane: a formação desse tipo de moradia não é resultante do excesso de população, e sim de sua concentração em função de diversos fatores, além de ser uma consequência direta das desigualdades econômicas e históricas que se materializaram no processo de produção do espaço geográfico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conforme informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil já ultrapassou a marca de 11 milhões de pessoas morando em favelas, o que é equivalente a cerca de 6% da população total, um número superior à população total de Portugal. Desse contingente de pessoas, 80% delas são de regiões metropolitanas, o que nos ajuda a perceber como a urbanização está diretamente associada ao surgimento das favelas.

A origem das favelas, além de estar associada à industrialização e à urbanização das sociedades, também é uma consequência histórica do processo de escravismo que marcou a história do Brasil. Segundo uma pesquisa realizada pelo professor doutor em Geografia, Andrelino Campos, o final do tráfico negreiro e da escravidão estão diretamente associados à formação das primeiras ocupações irregulares nos morros cariocas. Segundo aponta o pesquisador, os ex-escravos, além da população mais pobre, passaram a habitar os morros por estes ficarem mais próximos de zonas que ofereciam vagas no mercado de trabalho.

Portanto, podemos dizer que o processo de favelização revela as consequências das desigualdades socioeconômicas que marcam a produção do espaço e contribuem para a segregação urbana e cultural das classes menos abastadas da sociedade.

Vista da favela da Rocinha, a maior do Brasil segundo o IBGE
Vista da favela da Rocinha, a maior do Brasil segundo o IBGE
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

Conforme informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil já ultrapassou a marca de onze milhões de pessoas morando em favelas, o que é equivalente a cerca de 6% da população total. Onde está concentrada a maioria das favelas no Brasil?

a) Nas regiões rurais das cidades médias, que mais tarde se integram às cidades próximas, ampliando a extensão da cidade.

b) Em todas as capitais brasileiras, que, sem exceção, possuem favelas com expressivo contingente populacional.

c) Em cidades médias e pequenas que receberam, pela proximidade, as pessoas que saíram do campo.

d) Nas regiões metropolitanas dos grandes centros, onde ocorre a urbanização acelerada e foram as pioneiras da industrialização.

e) No município do Rio de Janeiro, que concentra praticamente todas as favelas do país.

Questão 2

Favelização é o processo de surgimento e crescimento do número de favelas em uma dada cidade ou local. Trata-se de um problema social, pois tais moradias constituem-se a partir das contradições econômicas, históricas e sociais, o que resulta na formação de casas sem planejamento mínimo, oriundas de invasões e ocupações irregulares.

O processo de favelização das cidades ocorre especialmente em virtude:

a) da urbanização desordenada e do processo de industrialização.

b) da crescente falta de postos de trabalho.

c) da ausência de espaços adequados à ocupação nos grandes centros urbanos.

d) da carência dos recursos públicos para investimento em moradias.

e) da desinformação da população sobre a disponibilidade de empregos.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Cidade de São Paulo (SP), um dos principais centros urbanos brasileiros
Espaço urbano brasileiro
Conheça as principais características do espaço urbano brasileiro, marcado pela desigualdade em termos populacionais, econômicos e estruturais.
Londres, berço da Revolução Industrial e da urbanização contemporânea.
As cidades
As cidades, O que são cidades, Quando e onde surgiram as primeiras cidades da história, A cidade e a infra-estrutura, As cidades e as relações comerciais, A relação entre a cidade e o campo.
Política dos 3R’s
Política dos 3R's: Reduzir, reutilizar e reciclar. Clique e entenda!
A redução da taxa de mortalidade infantil é uma das oito Metas de Desenvolvimento do Milênio
Mortalidade Infantil
Clique aqui e entenda como é expressa a taxa de mortalidade infantil e quais são as suas principais causas.
UPP, ação pública de atuação militar sobre áreas controladas pelo tráfico
UPP – Unidade de Polícia Pacificadora
Conheça um pouco mais sobre a Unidade de Polícia Pacificadora, a UPP, e a atuação dessa organização militar nas comunidades do Rio de Janeiro.
A dinâmica do espaço amplia as reivindicações pela aplicação da Reforma Urbana no Brasil
Reforma Urbana
Saiba o que significa reforma urbana, os seus principais objetivos e a história recente da luta pela sua implementação no Brasil.
Favela à frente com prédios ao fundo, na cidade de Belo Horizonte
Segregação Urbana
Conheça a definição de segregação urbana, seus principais aspectos e suas causas.
Com a gentrificação, espaços antes periféricos revitalizam-se
Gentrificação
Você já ouviu falar no processo de gentrificação das cidades? Sabe o que isso representa? Clique e entenda!
Industrialização e urbanização são fatores diretamente relacionados
Industrialização e urbanização
Você sabia que há uma ampla relação entre a industrialização e a urbanização? Entenda a influência entre a atividade industrial e a vida nas cidades.
A atuação da ONU no mundo
A influência da ONU
A influência da ONU, O que significa a sigla ONU, Qual é a finalidade da ONU, A influência da ONU nas guerras, A influência da ONU nas catástrofe, A influência da ONU e as instituições supranacionais.
Pôr-do-sol nas Ilhas Cayman.
As últimas colônias do mundo
As últimas colônias do mundo, Quais são as últimas colônias do mundo, Quais nações detêm território de colônias, Quais são os territórios colônias, O que impede a independência das últimas colônias do mundo.
Tirolesa é uma das aventuras do ecoturismo
Ecoturismo
A valorização do meio ambiente através de uma vertente do turismo.