Bacia Tocantins-Araguaia

Confluência dos rios Tocantins e Araguaia.
A Bacia Tocantins-Araguaia é uma das regiões hidrográficas do Brasil, todos os cursos de água que deságuam nos rios Tocantins e Araguaia fazem parte dela. Essa bacia abrange uma área de 967.059 km², correspondendo a 9,5% do território nacional; cobre totalmente ou parcialmente as terras dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Pará e Distrito Federal.

A região da bacia em questão abrange basicamente dois tipos de composições vegetativas, com destaque para a floresta Amazônica e o Cerrado. Essa região hidrográfica apresenta baixa densidade demográfica (pouco povoada), e os principais rios da bacia são importantes vias de comunicação para a comunidade local.

A viabilidade para o transporte hidroviário esbarra na configuração dos rios principais, que apresentam trechos com corredeiras e cachoeiras. Por essa razão há um projeto que visa à construção de uma hidrovia, mas a sua execução depende de uma maior análise sobre os impactos que esse empreendimento poderá causar, especialmente no rio Araguaia em períodos de estiagem.

Na Bacia Tocantins-Araguaia, mais precisamente no rio Tocantins, está instalada a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, a segunda principal fonte de energia elétrica do país, sendo superada somente pela produção da Usina de Itaipu.

Publicado por Eduardo de Freitas
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos internos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a soma dos ângulos internos de um triângulo para generalizar a fórmula da soma dos ângulos internos de um polígono convexo qualquer.