Formas litorâneas de relevo
As formas de relevo litorâneas são as composições superficiais próprias de regiões do litoral que, em razão das ações principalmente das águas oceânicas, apresentam determinadas formas e estruturas. Essa dinâmica se deve aos efeitos causados pelos impactos das ondas marinhas sobre o litoral, que, com o passar dos séculos, vão aos poucos transformando as paisagens.
As formas litorâneas são divididas em barra, baía, golfo, península, enseada, falésia, recife, fiordes e foz.
Barra: são canais que ligam rios e lagos com o mar, onde ocorre muita sedimentação, com a formação de bancos de areia e a deposição de detritos.
Baía: em proporções menores, também é chamada de saco; caracteriza-se por apresentar uma forma arredondada quase fechada, lembrando a forma da letra “u” ou de uma ferradura.
Baía de Guanabara, Rio de Janeiro
Golfo: assim como a baía, apresenta a reentrância do mar sobre o continente caracterizando um formato de ferradura, entretanto, diferentemente da baía, o Golfo possui grandes dimensões e uma forma mais aberta para o mar.
Península: Parte do continente que avança para o oceano e é cercada por água em quase todos os lados. As penínsulas, em proporções menores, são chamadas de cabos. Dois cabos separados por uma pequena distância podem formar uma baía ou um golfo. Observe a ilustração abaixo:
Exemplo de uma Baía cercada por dois cabos
Enseada: praia em formato de arco, semelhante à baía, porém com o arco mais aberto. Na enseada, os arcos que a circundam são mais afastados e a “curva” da praia é menos acentuada.
Enseada Botafogo, Rio de Janeiro. Nesse caso, a enseada é parte integrante de uma baía, a de Guanabara.¹
Recife: barreira formada no mar e localizada próximo à praia. Pode ser formada por rochas ou por elementos biológicos, com corais e restos de animais marinhos.
Falésias: são grandes paredões localizados muito próximos ao mar, normalmente formam belas paisagens.
Esse tipo de falésia é bastante comum na região nordeste do Brasil
Fiordes: grandes corredores com depressões relativas que foram preenchidas pela água do mar.
Foz: é o ponto em que as águas dos rios deságuam diretamente sobre o mar. Existe a foz em estuário, quando as águas deságuam através de um único canal, e a foz em delta, quando as águas deságuam por meio de vários canais que formam algo parecido a um leque.
___________________
¹ Fonte da Imagem: Leandro Ciuffo e Commons