Os acordos de paz

Soldados da ONU em missão de paz
As grandes potências do período da Segunda Guerra Mundial firmaram acordos para estabelecer as punições a serem aplicadas àqueles países que fossem derrotados na guerra, as discussões sobre esse assunto tiveram início antes mesmo do término do conflito.

Aconteceu em 1945 a Conferência de Yalta, na qual os líderes participantes foram Roosevelt (EUA), Primeiro-Ministro inglês Churchill e o soviético Stalin, nessa conferência ficou definido que a Alemanha seria fragmentada em zonas de ocupação.

Na Declaração de Potsdam, o território alemão e Berlim seriam monitorados por quatro diferentes países em forma de zona de influência, sendo ocupada por russos, ingleses, franceses e norte-americanos. Além de cobrar uma indenização por causa da guerra estipulada em 20 milhões de dólares.

Na Conferência de São Francisco foi criada a ONU (Organização das Nações Unidas), instituição de caráter internacional que tem por princípio zelar pela paz entre os povos, além de preocupação com as questões financeiras, políticas, sociais e culturais, tentando constantemente harmonizar as relações entre os povos. Dentre os vários órgãos da ONU estão:

- Assembléia Geral, é formada por todos os líderes dos países que integram, é realizada discussões de âmbito globalizado sobre assuntos da esfera de ação da Carta da ONU.

- Conselho de Segurança, tem como finalidade promover medidas que garantem a paz e a segurança no mundo.

- Corte Internacional de Justiça, é um órgão de caráter jurídico da ONU, considerado um dos principais da instituição.

- Secretaria Geral, corresponde a um secretário geral, esse é o cargo mais importante da ONU, sua escolha é realizada por meio de assembléia.

- Conselho Econômico e Social, desenvolve projetos de caráter não político, é um órgão executivo da Assembléia Geral.
Publicado por Eduardo de Freitas
Português
Literatura de Cordel
Saiba as origens, as especificidades e alguns dos principais autores da Literatura de Cordel no Brasil.