População da Oceania

Aborígenes, população nativa da Austrália

Com cerca de 37,1 milhões de habitantes, a população da Oceania é a segunda menor entre os continentes (a Antártida) possui o menor contingente populacional), correspondendo a apenas 0,5% da população mundial. O crescimento demográfico é de 1,3% ao ano e a maioria dos habitantes reside em áreas urbanas: 70%.

Em países como Austrália e Nova Zelândia predominam os habitantes descendentes de europeus, sobretudo de britânicos. A população nativa, representada pelos aborígenes australianos e os maoris neozelandeses, foi praticamente dizimada. Nos outros países, ainda existe um grande número de nativos.


A Oceania é formada por 14 países, que ocupam uma área de 8.526.462 quilômetros quadrados. A densidade demográfica, obtida por meio da divisão da população total pela área, é de aproximadamente 4,3 habitantes por quilômetro quadrado, portanto, o continente é pouco povoado.

Além de ser pouco populosa e pouco povoada, outra característica da Oceania é a diferença no número de habitantes entre os países. A Austrália, por exemplo, abriga mais de 60% da população continental, com 25.511.888 habitantes. Por outro lado, Nauru, nação menos populosa da Oceania, possui apenas 9.976 habitantes.

Papua Nova Guiné e Nova Zelândia são outros países populosos do continente, com 6,8 milhões e 4,3 milhões de habitantes, respectivamente. Se somarmos a população dos outros 11 países, teremos um número inferior a 2,3 milhões de habitantes.

Outro contraste detectado na população da Oceania é com relação ao nível de desenvolvimento socioeconômico. Austrália e Nova Zelândia desfrutam de elevado padrão, fato constatado nos altos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) dessas nações, sendo que a Austrália ocupa o segundo lugar no ranking mundial; e a Nova Zelândia, a terceira posição. Já os outros países, com exceção de Tonga, detêm médio ou baixo IDH.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco
Filosofia
Dilema do prisioneiro
Saiba o que é o dilema do prisioneiro, um problema da Teoria dos Jogos que interessa as ciências sociais, economia, ciência política, sociologia e a biologia evolutiva.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos