A organização do espaço geográfico europeu

A Europa é constituída por 50 países, sendo o segundo menor continente do mundo, maior apenas que a Oceania. Ao longo dos séculos, sofreu várias transformações em seu espaço geográfico. Esse continente abriga vários países bem pequenos, como o Vaticano (menor do mundo), Mônaco, Andorra e Luxemburgo, e países altamente industrializados, como o Reino Unido, Alemanha e França. Geograficamente, seu território é recortado por golfos, ilhas, penínsulas, estreitos e mares.

Possui atividades econômicas distintas e dinâmicas, com alto emprego de tecnologia, do campo às indústrias. Apresenta também os mais sofisticados sistemas de transportes do mundo, além de ser alvo das migrações internacionais. Conta com uma área urbana bem desenvolvida, densa e preocupada em dar à sua população qualidade de vida. Por esse motivo, a questão ambiental emerge como discurso, prática e uma obrigação dos governantes europeus.

A Europa é um dos menores continentes do mundo e um dos mais dinâmicos na atualidade.
A Europa é um dos menores continentes do mundo e um dos mais dinâmicos na atualidade. 

Desenvolvimento industrial

O desenvolvimento industrial da Europa iniciou-se com a Primeira Revolução Industrial no século XVIII, por volta de 1750. Países como Reino Unido e França foram pioneiros nesse processo, seguidos por Itália, Alemanha, Bélgica, Países Baixos, Noruega, entre outros. A indústria passou a se desenvolver de maneira a atingir todos os países do continente.

Atualmente a atividade industrial corresponde a cerca de 30% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) europeu. Em alguns países, isso representa maior quantidade de pessoas no setor, como na Itália, França e Polônia. O setor industrial também apresenta maior nível de desenvolvimento produtivo, pois representa, em muitos casos, a importação e a exportação europeia no cenário mundial. A Europa tem cerca de 45% das suas exportações, a nível global, ligadas à atividade industrial. Isso significa que a participação europeia é a maior entre os continentes quando se consideram os produtos industrializados.

“Feito na Europa”, em tradução livre. O continente europeu tem grande participação na exportação de produtos a nível global.
“Feito na Europa”, em tradução livre. O continente europeu tem grande participação na exportação de produtos a nível global.

As atividades da indústria concentram-se na Europa Ocidental. Em geral, são indústrias com grande emprego de tecnologia de ponta e mão de obra bastante qualificada. Há também uma preocupação ambiental muito forte, com indústrias e leis ligadas à proteção do meio ambiente. A legislação ambiental prevê altíssimas multas às indústrias que poluem ou causam danos ambientais, portanto as empresas acompanham essas demandas e buscam diminuir impactos ambientais por meio da produção de energia limpa, controle de emissão de poluentes e uso de tecnologias ligadas à informática, robótica e telecomunicação para gerar menores impactos ao meio ambiente.

Leia também: Países da Europa – quais são e suas características

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Urbanização na Europa

Em 2017 a população da Europa era de 742 milhões de habitantes, e a densidade demográfica do continente era de aproximadamente 34 habitantes/km². Sua população encontra-se distribuída de maneira irregular, com as maiores concentrações de pessoas em regiões urbano-industriais, como na Alemanha, Itália, Reino Unido e França. Cerca de 75% da população do continente vive em cidades.

Em países como San Marino, Luxemburgo, Países Baixos e Mônaco, o índice de população habitando áreas urbanas supera os 90%. Os países que apresentam pouca taxa de urbanização, em torno de 40%, são Áustria, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Eslováquia, Moldávia, Montenegro e Romênia.

A urbanização europeia ganhou impulso a partir de 1750 com a Revolução Industrial, fato que se explica devido às cidades concentrarem a geração de emprego e renda da maior parte da população economicamente ativa (PEA), que estava empregada até então na indústria. Esse crescimento ocorreu até meados do século XX, quando a população urbana começou a declinar, e estabilizou-se entre 1990 e 2005.

Migração e xenofobia

O continente europeu sempre foi alvo de processos migratórios, tanto para receber pessoas quanto para enviá-las a outras localidades. Esses fenômenos populacionais foram impulsionados por alguns fatores históricos, como a Primeira e Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria.

Do final do século XIX e início do século XX, cerca de 50 milhões de europeus migraram para países americanos, como Estados Unidos, Canadá, Argentina e Brasil, na busca por melhores condições de vida, emprego, promessas por terras baratas (principalmente no pós-abolição da escravatura), além da fuga de conflitos e guerras, crises agrícolas e perseguições políticas ou religiosas enfrentadas em seus países.

Com o aumento dos processos migratórios mundiais no final do século XX, essa situação inverteu-se e os países da Europa passaram a ganhar mais populações de migrantes a cada ano. Países como Alemanha, Itália, Reino Unido, França e Espanha estão entre os que mais recebem migrantes. Com o aumento de migrantes, outro problema emergiu no continente: a xenofobia.

A xenofobia é a aversão a pessoas estrangeiras, de outras nacionalidades, e é um dos grandes problemas sociais da atualidade. Muitas pessoas dirigem-se para o continente europeu em busca de novas oportunidades, emprego, moradia digna, melhor renda e serviços de qualidade, mas acabam sofrendo grande discriminação. Essa questão é pauta política das autoridades, que criam barreiras e estabelecem cotas de imigração para controle populacional. Para saber mais, leia: xenofobia na Europa.

Atividades econômicas europeias

O continente europeu é um dos mais produtivos e dinâmicos do mundo, é altamente industrializado e emprega bastante tecnologia no campo para o desenvolvimento da agricultura e pecuária.

  • Agricultura na Europa

O espaço agrário europeu caracteriza-se por pequenas e médias propriedades, as quais utilizam maquinário agrícola sofisticado, seleção de sementes e sistemas de irrigação, o que garante alta produtividade. Apesar de possuir um clima frio no norte, a produção agrícola europeia é significativa, destacando-se produtos como beterraba, batata, cereais e madeira. No Sul destaca-se a produção de tomates, azeitonas e frutas (uva, limão, cidra, tangerina e laranja).

Vinhedos na Áustria - Europa
Vinhedos na Áustria - Europa
  • Pecuária na Europa

A pecuária também ocorre com equipamentos e técnicas modernas e com rigoroso controle de qualidade. Os países do Oeste Europeu destacam-se na produção de bovinos, suínos, ovinos e aves. A produção da carne não é suficiente para atender ao mercado interno, sendo necessária a importação de produtos de outros países, como Brasil e Argentina.

Produção de carne e leite na Holanda.
Produção de carne e leite na Holanda.
  • Indústria na Europa

A atividade industrial na Europa está concentrada na Europa Ocidental, com destaques para o Reino Unido, França, Bélgica e Países Baixos. Esses países concentram indústrias de base (petroquímicas e metalúrgicas), de bens de consumo (automobilísticas, farmacêuticas, têxteis e alimentos) e de ponta, com emprego de alta tecnologia (informática, biotecnologia, telecomunicações e robótica.)

Produção industrial de azeite na Itália
Produção industrial de azeite na Itália

Transportes na Europa

A Europa possui uma rede de transportes rápida, eficiente e integrada, apresentando o mais alto grau de desenvolvimento do mundo, assim como na Ásia. Os modais de transportes (aéreo, hidroviário e terrestre ) são interligados.

O transporte aéreo conta com aeroportos novos, modernos e eficientes, além de naves que apresentam o mais alto padrão de qualidade no transporte de pessoas e cargas. As hidrovias interligam os principais portos e cidades do continente. Rotterdã (Holanda) tem o maior porto europeu e recebe cargas do mundo todo, fazendo o processo de distribuição, na maioria dos casos, aos demais países. Vários rios foram adaptados à navegabilidade, com construção de canais, permitindo a comunicação entre diferentes bacias hidrográficas.

O modal terrestre é o mais utilizado pela população, principalmente as ferrovias e rodovias. O continente conta com modernas ferrovias, além de trens e metrôs de grande velocidade, bastante conservados e que garantem transporte de qualidade.

Leia também: Países desenvolvidos – quais são, características

Questão ambiental na Europa

As questões ambientais na Europa, desde a virada do século, tornaram-se agenda para vários países, com planos de metas e ações práticas. Dentre essas ações, podemos destacar a diminuição da emissão de gases tóxicos na atmosfera, que está sendo feita por meio de leis e projetos ambientais com grupos industriais, uso cada vez menor de combustíveis fósseis, diminuição do desmatamento e incentivo ao reflorestamento.

Para diminuir o uso dos combustíveis fósseis, estão sendo realizadas substituições de modais de energia considerados “sujos” pelas chamadas energias renováveis. Há reflexo disso até mesmo na indústria, com a criação de automóveis elétricos e produção com energia limpa pelas grandes empresas.

Um dos grandes desafios dos países é uma política eficiente de controle e descarte de resíduos sólidos. Existem poucas ações a nível global eficientes quando se trata de tal assunto. A reciclagem até agora é a mais eficiente, projeto que precisa ser visto e estudado por muitos países.

Exercícios resolvidos

1- (Udesc) O eurotúnel inaugurado em 1994 consumiu bilhões de dólares e oito anos de trabalho para ser construído por dois países europeus, que são:

a) França e Reino Unido.

b) Espanha e Portugal.

c) Alemanha e Reino Unido.

d) Bélgica e Espanha.

e) França e Alemanha.

Resolução:

Alternativa A. Considerado umas das principais obras de transportes do mundo, o Eurotúnel interliga o Reino Unido e o norte da França.

2- (UFT) O movimento de independência da Catalunha é um movimento político que ocorre em um país da Europa Ocidental. É CORRETO afirmar que esse movimento ocorre na

a) Áustria.

b) Bélgica.

c) Espanha.

d) Romênia.

Resolução:

Alternativa C. A Catalunha é uma região bastante conhecida no nordeste da Espanha e abriga a cidade de Barcelona.

Publicado por Gustavo Henrique Mendonça

Artigos Relacionados

Alguns dos líderes da América Latina
A Economia Latino Americana
A Economia Latino Americana, O que é a Economia Latino Americana, Como é a Economia Latino Americana, Como desenvolveu a Economia Latino Americana, Quais as heranças Economia Latino Americana, A Economia Latino Americana e os fatores históricos.
Algumas paisagens culturais do continente europeu.
A Europa
Clique aqui e conheça as principais características da Europa!
O gráfico mostra a participação do Oriente Médio na produção de petróleo em escala mundial.
A produção de petróleo no Oriente Médio
A maior atividade econômica da maioria dos países do Oriente Médio.
Londres, uma das maiores cidades da Europa.
A urbanização europeia
Clique aqui e entenda como ocorreu o processo da urbanização europeia!
Bandeira da Alemanha
Alemanha
Clique e veja detalhes sobre a economia, demografia, cultura e geografia da Alemanha. Entenda como está organizado o país e em que aspectos os alemães se destacam.
Os países que compõe a América Latina
América Latina:Influência Externa e Problemas de Integração
América Latina:Influência Externa e Problemas de Integração, O que é a América Latina:Influência Externa e Problemas de Integração, Como desenvolve a América Latina:Influência Externa e Problemas de Integração.
Moscou, a cidade mais populosa da Europa, com cerca de 12 milhões de habitantes.
Aspectos da população da Europa
Informações gerais sobre o povo do velho continente.
Em meio ao deserto, os oásis modificam drasticamente o panorama da paisagem do Oriente Médio.
Aspectos naturais do Oriente Médio
Aspectos naturais do Oriente Médio, Aspectos do relevo do Oriente Médio, Aspectos climáticos do Oriente Médio, Aspectos da vegetação do Oriente Médio.
A imagem demarca os continentes da Terra, menos a Antártida
Continentes
Conheça um pouco mais sobre os continentes do planeta Terra entendendo suas características e conferindo as principais informações sobre eles.
O perfil etário dos países europeus indica um envelhecimento da população
Envelhecimento demográfico da Europa
Entenda o que é e quais sãos as causas do processo de envelhecimento demográfico da Europa, um desafio populacional e também econômico.
França
Clique aqui e conheça a França em detalhes. Aprenda sobre suas características físicas, economia e população. Leia algumas curiosidades sobre esse país fascinante.
Mônaco: o segundo menor país do planeta
Miniestados europeus
Características dos menores países do continente europeu.
OECD corresponde à sigla em inglês para a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. *
OCDE
Conheça a OCDE, saiba quais são seus principais objetivos, quem são seus países-membros e como a organização foi formada. Saiba qual é a relação com o Brasil.
Acima, imagem representando um imigrante diante do símbolo da União Européia cercado por grades
Os imigrantes na Europa
Clique e confira as principais características envolvidas com a imigração na Europa.
O continente europeu, apesar de ser um dos menores em extensão, é composto por um grande número de países.
Países da Europa
Conheça os países da Europa. Saiba quantos países há no continente, suas capitais e a quais regiões pertencem. Veja também curiosidades sobre os países europeus.
A política agrícola europeia é pautada pelos muitos subsídios fornecidos aos agricultores
Política Agrícola Europeia
Conheça a dinâmica e estrutura da política agrícola europeia.
Aborígenes, população nativa da Austrália
População da Oceania
Com aproximadamente 37,1 milhões de habitantes, a população da Oceania é a segunda menor entre os continentes.
A xenofobia é um grande problema conjuntural na Europa
Xenofobia na Europa
As principais causas e relações político-sociais relacionadas com o aumento da xenofobia na Europa ao longo das últimas décadas.
video icon
Química
Propriedades da Matéria no Enem: como esse tema é cobrado?
A Química é a parte da ciência que estuda a matéria, suas propriedades e transformações. As propriedades da matéria, por serem um assunto central no estudo da Química, são bastante recorrentes nas provas do Enem.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?