Whatsapp icon Whatsapp

Austrália

A Austrália é país muito desenvolvido e industrializado situado na Oceania. Seu território é rico em recursos minerais, que são bastante explorados pelo país.
Bandeira da Austrália.
Bandeira da Austrália.

A Austrália é um país localizado na Oceania. Geograficamente, a Austrália é um território insular que conta com grande diversidade de fauna e flora, justamente resultado do seu isolamento geográfico.

O território australiano foi colonizado pelos ingleses, que influenciaram fortemente a cultura atual do país. A população nativa local, os aborígenes, também desempenha importante papel cultural na sociedade australiana. A Austrália é uma nação muito desenvolvida e industrializada, motivo pelo qual é um dos países com melhor qualidade de vida no mundo.

Leia também: Tonga — outro país insular localizado na Oceania

Resumo sobre a Austrália

  • As primeiras colônias inglesas na atual Austrália foram fundadas no século XVIII, no contexto de exploração das reservas minerais do país.

  • A independência da Austrália ocorreu somente em 1901, por meio da formação da Comunidade Australiana.

  • A Austrália é um país insular, que possui um litoral bastante recortado, banhado pelos oceanos Pacífico e Índico.

  • A fauna e a flora australiana são formadas por muitas espécies endêmicas que se adaptaram à diversidade geográfica local.

  • A população australiana está dividida de forma bastante desigual no seu território, concentrando-se especialmente nas zonas litorâneas.

  • A economia da Austrália está fortemente voltada para a exploração e exportação de recursos minerais.

  • A Austrália possui grande diversidade geográfica e longa tradição cultural, o que faz com que ela seja um dos destinos de turismo mais procurados do mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais da Austrália

  • Nome oficial: Comunidade da Austrália.

  • Gentílico: australiano.

  • Extensão territorial: 7.692.024 quilômetros quadrados.

  • Localização: Oceania.

  • Capital: Camberra.

  • Climas:

    • tropical;

    • semiárido;

    • temperado.

  • Governo: monarquia parlamentarista.

  • Idioma: inglês.

  • Religiões:

    • 49% — cristianismo;

    • 51% — outras.

  • População: 25.788.000 habitantes.

  • Densidade demográfica: 3,4 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,944 (muito elevado).

  • Moeda: dólar australiano.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 1,61 trilhões.

  • PIB per capita: US$ 62.620.

  • Gini: 34%.

  • Fuso horário: UTC+8 até UTC+10.

  • Relações exteriores:

    • Organização das Nações Unidas (ONU);

    • Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE),

    • Organização Mundial do Comércio (OMC),

    • Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec).

  • Divisão administrativa: seis estados e dois territórios (Território do Norte e Território da Capital Australiana). Os estados autralianos são:

    Nova Gales do Sul

    Austrália Meridional

    Tasmânia

    Queensland

    Austrália Ocidental

    Vitória

História da Austrália

O território australiano foi colonizado primeiramente pelos holandeses, que mediante condições adversas de exploração abandonaram a região. Posteriormente, o mesmo território foi colonizado pelos ingleses. As primeiras colônias inglesas na atual Austrália foram fundadas no século XVIII, potencializadas especialmente pelas descobertas de vastos recursos naturais, como o ouro.

A partir de então, a Austrália adquiriu maior autonomia, especialmente frente aos seus antigos colonizadores, o que levou à formação de uma confederação independente composta por seis estados. O país cresceu substancialmente em termos econômicos e populacionais e já no século XX, adquiriu o protagonismo de uma das principais nações do globo.

Etimologia de Austrália

A origem do nome Austrália é proveniente do latim e significa “austral”. Assim, o nome do país é uma referência à sua posição geográfica no planeta Terra, ao extremo sul.

Geografia da Austrália

A Austrália é um país formado por uma grande ilha em extensão, além de várias outras ilhas menores, todas localizadas na porção meridional terrestre, no continente Oceania. O território australiano é bastante diverso geograficamente em razão da sua vasta extensão. A costa australiana é banhada pelo oceano Pacífico e pelo oceano Índico.

Esse país possui um relevo bastante plano, principalmente por causa da atuação dos processos erosivos, sendo as áreas mais elevadas as zonas desérticas, inclusive com presença de cadeias montanhosas. A Austrália também possui um solo extremamente rico em recursos naturais. A hidrografia da Austrália é formada por muitos rios intermitentes e diversos lagos.

Em termos climáticos, na Austrália principalmente o clima tropical, mas com vastas extensões de clima temperado e de clima semiárido. Essa diversidade é expressa pela existência de regiões desérticas no território australiano e ainda pontos de ocorrência de neve. O clima local tem vasta influência do oceano.

Por sua vez, a flora, assim como a fauna, é bastante diversa, especialmente em razão do isolamento geográfico desse país. Há, na Austrália, diversas espécies de vegetais e animais consideradas endêmicas. As florestas tropicais, as vegetações de campo, as zonas desérticas e os campos de savana são as principais manchas vegetacionais australianas.

Mapa da Austrália

 Mapa da Austrália.

Demografia da Austrália

A população da Austrália é de cerca de 25 milhões de habitantes. Logo, o país é considerado muito populoso, mas pouco povoado, em razão da diminuta densidade demográfica, de cerca de três habitantes por quilômetro quadrado. A população australiana está dividida de forma bastante desigual no seu território, concentrada especialmente nas zonas litorâneas. As maiores cidades australianas em população são: Sidney, Melbourne, Brisbane, Perth e Adelaide.

Em termos demográficos, a população australiana foi formada principalmente por descendentes de ingleses, além de importantes minorias, desde irlandeses até asiáticos. Atualmente, o país possui uma das legislações anti-imigração mais restritivas do mundo. A população local desfruta de um elevado padrão de vida, com ótimos indicadores sociais, registrando índices positivos de crescimento populacional, longevidade e qualidade de vida.

Economia da Austrália

A Austrália é um país muito desenvolvido e industrializado. A economia é diversificada, com base voltada para a exploração e exportação de recursos minerais, além de produtos agropecuários.

O setor primário do país é formado por uma forte indústria pecuária, com destaque para produção de carne e lã; uma diversa atividade agrícola, que contempla desde a produção de grãos até o cultivo de frutas; e ainda a extração de minerais, como ferro, cobre, estanho, petróleo e gás natural.

Por sua vez, o setor secundário tem como ponto forte a inovação tecnológica, com ampla produção de bens manufaturados. No país, há grandes indústrias de máquinas e equipamentos, meios de transporte, medicamentos, celulose, alimentos, entre outras.

Já o setor terciário é muito dinâmico, com destaque para o comércio internacional e o ramo bancário. O país é um importante centro regional de comércios e serviços. O turismo também é uma das principais atividades econômicas presentes na Austrália.

Turismo na Austrália

A Austrália é um dos principais centros turísticos do mundo. A vasta diversidade geográfica do país, além da longa tradição histórica e cultural, faz dessa nação um dos destinos de turismo mais procurados do mundo. Além disso, a presença de muitos falantes de língua inglesa e a existência de grandes instituições de ensino atrai intercambistas de todo o mundo.

Ainda, o turismo de praia, o turismo de aventura e o chamado ecoturismo são muito dinâmicos no país. Os principais pontos turísticos da Austrália são as cidades de Sidney, Melbourne, Costa Gold; as regiões naturais de Kakadu e Uluru; o Barossa Valley e as Snowy Mountains; além das ilhas de Whitsunday, Fraser e Tasmânia.

Vista aérea da cidade de Gold Coast (em português, Costa Dourada), um dos principais pontos turísticos da Austrália.
A cidade de Gold Coast (em português, Costa Dourada) é um dos principais pontos turísticos da Austrália.

Infraestrutura da Austrália

A infraestrutura da Austrália é típica de um país muito desenvolvido, com a presença de inúmeros elementos que proporcionam uma boa qualidade de vida à população. Há diversas estruturas em termos de transportes e comunicações. A presença de grandes portos e aeroportos, por exemplo, possibilita a conexão do território local com o restante do mundo, logo é fundamental para a economia exportadora australiana.

Ademais, a rede de serviços básicos para a população, como energia, água e saneamento básico, é praticamente universal. O país conta com grandes centros educacionais e de pesquisa que recebem muitos estudantes estrangeiros. A saúde também é muito desenvolvida e possui forte apoio governamental.

Veja também: Noruega — o país com a melhor qualidade de vida do mundo

Governo da Austrália

A Austrália possui uma estrutura de governo formada por uma monarquia constitucional. Há a figura do rei, basicamente figurativa, e também do primeiro-ministro, que governa de fato o país. Os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário compartilham o poder local e auxiliam nas decisões nacionais. A Câmara e o Senado australianos são os dois principais órgãos do Legislativo do país. A Austrália possui longa tradição democrática, sendo um país de forte liberdade individual e de expressão, além de possuir ampla legislação em defesa dos direitos humanos.

Cultura da Austrália

A cultura da Austrália é fortemente marcada pelos colonizadores europeus, com destaque para os ingleses, que influenciaram fortemente as tradições locais. Destaca-se também a cultura aborígene, originária da população nativa local, que é muito valorizada nas tradições do país.

Há na Austrália diversas festividades anuais, além de práticas como cânticos e pinturas, que possuem forte influência dos aborígenes. A Austrália é culturalmente um país muito aberto e multicultural. É importante ressaltar também que o esporte é a grande paixão nacional, com destaque para natação, tênis, surfe, atletismo, basquete, entre outros. Já a culinária tem como ponto forte o consumo de pães, carnes e derivados do leite.

Aborígenes Yugambeh fazendo fogo em um festival em Queensland, na Austrália.
A população aborígene australiana possui forte tradição cultural.

Curiosidades da Austrália

  • O primeiro nome da Austrália foi Nova Holanda, uma referência aos colonizadores holandeses, que exploraram a região em tempos remotos.

  • A fundação oficial da Austrália ocorreu somente em 1901, por meio da união dos seis estados que compõem a atual Comunidade da Austrália.

  • A acácia, com suas folhagens em tons de verde e amarelo, é considerada o símbolo nacional da Austrália.

  • A Austrália é a maior vencedora dos Campeonatos Mundiais de Surfe, tanto os masculinos quanto os femininos.

  • Há 19 patrimônios mundiais no território australiano, com destaque para a Grande Barreira de Corais.

  • A cidade australiana de Brisbane foi escolhida para sediar as Olimpíadas de Verão do ano de 2032.

  • Apesar de Sydney ser uma das cidades australianas mais conhecidas, ela não é a capital da Austrália, como muitos pensam. A verdadeira capital da Austrália é Camberra.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Guiana
Guiana, República Cooperativa da Guiana, Onde está localizada a República Cooperativa da Guiana, Aspectos naturais da República Cooperativa da Guiana, Aspectos da população da República Cooperativa da Guiana, A colonização da República Cooperativa da Guiana.
Acordo de Associação Transpacífico (TPP)
Clique e saiba mais sobre o Acordo de Associação Transpacífico e a sua influência na política externa brasileira.
Apec
Saiba mais sobre a Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico, a Apec.
Egito
Saiba mais sobre a história da civilização egípcia. Veja dados geográficos, demográficos e econômicos do Egito e leia sobre a diversidade cultural dos egípcios.
Finlândia
Nação localizada no extremo norte do continente europeu.
Maurício
Aspectos gerais de um pequeno país localizado na costa oeste de Madagascar.
Oceania
Seção destinada aos diversos temas e aspectos referentes à Oceania, o menor continente do planeta.
Oceano Pacífico
Saiba mais sobre o Oceano Pacífico, o maior e mais profundo oceano do planeta. Confira suas características, ilhas, curiosidades e mais!
Oceano Índico
Veja quais são as principais características geográficas do Oceano Índico. Entenda a importância desse oceano para as atividades econômicas em nível mundial.
Países da Oceania
Descubra quais são os países da Oceania. Veja a lista de países e suas respectivas capitais. Saiba quais são as regiões da Oceania e as suas maiores economias.
Países desenvolvidos
Saiba mais sobre os países desenvolvidos, nações que apresentam elevado desenvolvimento social e econômico.
Suécia
Clique aqui e conheça um pouco mais da Suécia!
video icon
Texto"Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos
Nessa aula veremos a condição de existência de um triângulo utilizando um raciocínio lógico e em seguida formalizando esse conhecimento.