Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Países
  4. Austrália

Austrália


Bandeira da Austrália

A Austrália é um país localizado na Oceania, entre os oceanos Pacífico e Índico. Sua extensão territorial é de 7.713.364 quilômetros quadrados, considerado o sexto maior país do planeta, com área inferior apenas à da Rússia, Canadá, China, Estados Unidos e Brasil.

O território australiano está situado em sua totalidade, a oeste do Meridiano de Greenwich, portanto, é um país do hemisfério oriental. Com relação à Linha do Equador, a Austrália localiza-se ao sul, pertencendo ao hemisfério sul. O país é cortado pelo Trópico de Capricórnio: uma porção do território situa-se na zona climática intertropical (porção norte), a outra parte (porção sul), está situada na zona climática temperada do sul.

A população australiana totaliza 21.292.893 habitantes, sendo que a maioria reside em áreas urbanas (89%); a densidade demográfica é baixa – 2,7 habitantes por quilômetro quadrado, portanto, o país é pouco povoado.
No que se refere à taxa média de crescimento anual da população, esta é de 1%. A religião com o maior número de adeptos é o Cristianismo – 77% (católicos, 27%, anglicanos, 19%, protestantes, 12%, sem filiação, 13%, outros, 6%); O idioma oficial é o inglês.

Quanto à qualidade de vida, a população possui um elevado padrão, gerando uma expectativa de vida considerada alta – 81 anos. O país apresenta o segundo maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com média de 0,937, apresentando-se inferior apenas à Noruega (0,938), conforme dados divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os serviços de saneamento ambiental atingem 100% dos domicílios.
No entanto, a população nativa da Austrália, os aborígenes australianos, vive em condições precárias e reivindicam maior espaço na sociedade australiana.

O clima apresenta diferenças conforme cada região: árido tropical (na maior parte), subtropical (no sudeste), tropical (no norte e noroeste), subtropical do tipo mediterrâneo (no sul). Os climas dominantes são os quentes e secos, do tipo árido tropical.

O país possui dois grandes desertos - Gibson e Vitória. Apresenta grande diversidade de paisagens, caracterizadas por florestas tropicais, desertos, montes nevados e praias. Ao longo da costa do nordeste fica a formação de corais mais importante do planeta, a Grande Barreira Coralina.

Camberra, capital da Austrália, é habitada por 323.056 pessoas. As cidades australianas mais populosas são: Sydney (4.119.190), Melbourne (3.592.591), Brisbane (1.763.131), Perth (1.445.078) e Adelaide (1.105.839).

A economia é uma das mais desenvolvidas do mundo. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Austrália possui a 17° maior economia global. O país destaca-se pela criação de ovelhas, como também pela exportação de carvão e por ser grande produtor de minério de ferro ouro, bauxita, chumbo, níquel e manganês. Os setores financeiro, industrial e comercial também são destaques na economia do país, uma vez que a indústria se apresenta bem diversificada: atuando nos seguimentos de alimentos, máquinas, equipamentos, química, metalúrgica, siderúrgica, petroquímica, entre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Aspectos naturais da Austrália

As belezas naturais da Austrália atraem milhões de turistas, tendo o turismo como uma atividade econômica elementar para o setor de serviços.

A moeda nacional é o dólar australiano. Em 2009, o Produto Interno Bruto (PIB) da Austrália atingiu 1 trilhão de dólares e o PIB per capita foi de 45.590 dólares.

Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
Comportas construídas para vencer a diferença de nível entre os oceanos (Pacífico e Atlântico).
Canal do Panamá
Construção que liga o oceano Pacífico ao Atlântico.
Sidney, capital australiana. Principal centro comercial da Oceania
Economia da Oceania
As principais características da economia da Oceania, com informações sobre as principais atividades produtivas e os principais países.
Coala
Clique para saber mais sobre os coalas: animais naturais da Austrália. Veja fotos, características, curiosidades e muito mais!
Pirâmide, um dos símbolos do Egito.
Egito
Egito, Onde está localizado o Egito, Área ocupada pelo Egito, A população do Egito, Principais atividades econômicas do Egito, O clima do Egito, Características do território do Egito.
Bandeira da Guiana.
Guiana
Guiana, República Cooperativa da Guiana, Onde está localizada a República Cooperativa da Guiana, Aspectos naturais da República Cooperativa da Guiana, Aspectos da população da República Cooperativa da Guiana, A colonização da República Cooperativa da Guiana.
Port Louis, capital de Maurício.
Maurício
Aspectos gerais de um pequeno país localizado na costa oeste de Madagascar.
Helsinque, capital finlandesa
Finlândia
Nação localizada no extremo norte do continente europeu.
Bandeira da Suécia
Suécia
Clique aqui e conheça um pouco mais da Suécia!