Quais são as maiores estrelas do universo?

As maiores estrelas do universo conhecido enquadram-se na categoria das raras estrelas “hipergigantes”.
O sol possui dimensões miscrocópicas em comparação às grandes estrelas do universo

Não é possível precisar exatamente a maior estrela que existe no universo, uma vez que conhecemos apenas uma pequena parte dele. Porém, entre as estrelas conhecidas atualmente, a maior é a VY Canis Majoris, ou simplesmente VY Cma.

A VY Cma é classificada na categoria de “estrelas hipergigantes”, que são consideradas muito raras pelos astrônomos. Ela possui um comprimento de três bilhões de km, o equivalente a nove vezes a distância entre a Terra e o Sol, sendo 2100 vezes maior que o próprio Sol.

Em segundo lugar, atualmente, encontra-se a estrela WOH G64. Seu tamanho é de mais de 2,5 bilhões de km, cerca de 2000 vezes maior do que o Sol.

Em terceiro lugar está a VV Cephei A, que possui um diâmetro com tamanho entre 1600 e 1900 vezes maior do que o sol. Ela forma um sistema solar binário com a VV Cephei B, de tamanho bem inferior a ela e de coloração azul.

Essas estrelas classificadas como hipergigantes costumam apresentar uma cor avermelhada, o que indica que já estejam em uma fase terminal. A VY Cma, por exemplo, já está morrendo e vem despejando parte de sua massa em uma galáxia vizinha a ela.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem
Nessa aula veremos o que é o princípio fundamental da contagem. O princípio fundamental da contagem é uma técnica para calcularmos de quantas maneiras decisões podem combinar-se. Se uma decisão pode ser tomada de n maneiras e outra decisão pode ser tomada de m maneiras, o número de maneiras que essas decisões podem ser tomadas simultaneamente é calculado pelo produto de n · m.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos