Região Hidrográfica do Paraguai

Localização da Região Hidrográfica do Paraguai
Localização da Região Hidrográfica do Paraguai

Região Hidrográfica é uma porção do território formada por uma bacia hidrográfica ou por um conjunto de bacias com características físicas e socioeconômicas semelhantes. A Região Hidrográfica do Paraguai é uma das doze regiões hidrográficas do Brasil, de acordo com a classificação realizada pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).

A Região Hidrográfica do Paraguai, presente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ocupa uma área de aproximadamente 363 mil quilômetros quadrados no território brasileiro, onde residem mais de 1,9 milhão de pessoas. Essa região se estende pelos territórios da Argentina, Bolívia e Paraguai, formando a Bacia do Prata, que é a segunda maior da América do Sul.

Em razão de suas características físicas, a Região Hidrográfica do Paraguai pode ser dividida em duas áreas: Planalto (áreas acima de 200 metros de altitude) e Pantanal (terrenos abaixo de 200 metros de altitude, sendo inundados durante os períodos em que o nível dos rios aumenta).

A vazão média responde por cerca de 1% do total do país, sendo que o principal rio é o Paraguai. Considerado um rio fronteiriço, o Paraguai nasce no Brasil, mais precisamente na Serra do Araporé, em Mato Grosso. Durante seu percurso natural, ele drena uma bacia de 1 milhão de quilômetros quadrados, passando pela Argentina, Bolívia e Paraguai. Outros rios importantes dessa região são: Taquari, Miranda e São Lourenço.

O Pantanal, considerado uma das maiores planícies alagáveis do planeta, é um dos biomas encontrados na Região Hidrográfica do Paraguai. Também existem áreas de cerrado e campos. Contudo, esses biomas têm sido reduzidos de forma drástica, em especial pela expansão das atividades agrícolas – plantio de soja e pastagens. A mineração é outra atividade que gera danos ambientais, provocando a poluição e assoreamento dos rios.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco
Português
George Orwell e suas interpretações
“1984” é uma obra que rendeu e ainda rende inúmeras leituras e debates. Desde sua primeira publicação, em 1949, não saiu da lista dos livros mais vendidos e dos livros mais lidos. Assista ao vídeo e mergulhe no universo de possibilidades de interpretações da obra de George Orwell com a professora Helissa.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos