Mata de araucárias
floresta que faz parte da Mata Atlântica. Presente na região Sul do Brasil e em parte do Sudeste, ela se desenvolve em áreas de clima subtropical, caracterizado por temperaturas amenas e alta disponibilidade hídrica. Sustenta-se em diferentes tipos de solo, mas principalmente naqueles com alto teor de nutrientes e de água. A araucária, árvore também conhecida como pinheiro-do-paraná, é símbolo desse domínio vegetal, enquanto sua fauna é formada por animais diversos, como o grimpeiro, a onça-pintada e macaco-prego.
A mata de araucárias é umaÉ importante para a manutenção da biodiversidade sul-americana, já que a mata de araucária está presente em outros países da região. A cobertura brasileira é uma parcela muito pequena da vegetação original. O desmatamento é o maior problema ambiental da mata de araucárias, muito visada como área agropecuária e, também, pela indústria madeireira.
Leia também: Mata Atlântica — detalhes sobre um dos biomas brasileiros com maior biodiversidade do país
Resumo sobre a mata de araucárias
-
Mata de araucárias é um ecossistema sul-americano que integra a Mata Atlântica.
-
Está presente nos estados da região Sul do Brasil e em manchas na Serra do Mar e na Serra da Mantiqueira, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
-
É uma floresta ombrófila mista formada predominantemente pela Araucaria angustifolia, árvore conhecida como araucária ou pinheiro-do-paraná.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) -
Desenvolve-se tanto em baixas altitudes, nos terraços aluviais, quanto nas serras e morros.
-
A fauna da mata de araucárias é diversificada e formada por animais como a gralha-azul, o grimpeiro, a capivara e a onça-pintada.
-
A mata de araucária se desenvolve em diferentes tipos de solo. No Brasil, ela se fixou em solos profundos, ricos em nutrientes e com alto teor de umidade.
-
O clima da mata de araucárias é o subtropical, que tem como principal característica a boa definição das quatro estações do ano e chuvas bem distribuídas.
-
A mata de araucárias está inserida na região da Bacia Platina, ou Bacia do Rio da Prata.
-
O desmatamento é o principal problema ambiental da mata de araucárias, causado pela substituição da vegetação por cultivos e pastagem e pela extração madeireira.
-
Hoje existem projetos em vigor que visam à recuperação de áreas degradadas e à preservação dessa vegetação que teve a maior parte de sua área eliminada.
Características da mata de araucárias

A mata de araucárias, ou floresta de araucárias, é uma vegetação sul-americana, presente de forma predominante no Brasil, e que representa um recorte do bioma Mata Atlântica. Por causa dos seus aspectos paisagísticos particulares que a diferenciam das áreas circundantes, ela foi classificada como um domínio morfoclimático próprio por Aziz Ab’Sáber. A seguir, vamos conhecer as principais características da mata de araucária e entender o ambiente no qual ela se desenvolve.
→ Vegetação da mata de araucárias
A mata de araucária é uma floresta ombrófila mista. Esse tipo de vegetação se desenvolve nas mais variadas altitudes do Planalto Meridional brasileiro, ocupando desde terraços aluviais (formados por depósitos de sedimentos transportados pelos rios) até serras e morros com altitude superior a 1000 metros. É formada predominantemente pela Araucaria angustifolia, mais conhecida como araucária.
As araucárias são árvores que podem superar 50 metros de altura, com tronco reto e folhas concentradas na sua copa de formato caraterístico. O fruto da araucária recebe o nome de pinha, na qual é encontrada sua semente: o pinhão. O pinhão não somente é comestível como está muito presente na culinária da região Sul do Brasil.
→ Fauna da mata de araucárias
A mata de araucárias é um ecossistema diverso que é habitado por uma fauna de centenas de espécies de animais entre mamíferos, roedores, aves, répteis e insetos. Existem diversos tipos de animais que estão presentes somente na mata de araucárias brasileira, sendo eles endógenos da Mata Atlântica.

Na tabela abaixo, confira alguns dos animais que fazem parte da fauna desse importante ecossistema.
gralha-azul |
capivara |
sapo-cururu |
onça-pintada |
jaguatirica |
jararaca |
macaco-prego |
papagaio |
mico-leão-dourado |
tamanduá |
grimpeiro (ou rabo-de-espinho-da-araucária) |
guariba |
cutia |
teiú |
mono-carvoeiro |
→ Solo da mata de araucárias
A araucária é uma espécie de árvore com grande versatilidade e resiliência, motivo pelo qual se desenvolve em solos com os mais variados teores de nutrientes e de umidade disponíveis. Na maior parte das áreas recobertas pela mata de araucária no Brasil, o solo é caracterizado pelo seu perfil bem desenvolvido, sendo um solo profundo, e rico em nutrientes e matéria orgânica. Sua umidade também é elevada, favorecida pelo regime hídrico do clima em que se desenvolve.
→ Clima da mata de araucárias

A mata de araucária é característica de climas amenos com elevado teor de umidade. No Brasil, esse é o clima subtropical, que tem as quatro estações do ano definidas e chuvas bem distribuídas durante elas. Os verões são quentes e registram máximas que podem superar os 30 ºC, enquanto os invernos são frios e registram temperaturas iguais ou inferiores a 18 ºC. As mínimas podem facilmente cair para menos de 10 ºC, e em alguns casos ficarem próximas de 0 ºC.
É comum que no inverno haja a formação de geada, além da presença de neve em algumas cidades do Sul do país. A anatomia das folhas da araucária e a presença de uma camada de cera sobre ela impedem o acúmulo de partículas de gelo sobre a árvore, o que consiste numa forma de autoproteção.
→ Hidrografia da mata de araucárias
A mata de araucária está inserida em uma região com densa rede de drenagem formada pelos rios da Bacia Platina, ou Bacia do Rio da Prata. Essa é uma das bacias hidrográficas de maior importância do território brasileiro e compreende também áreas nos países vizinhos, como o Uruguai e a Argentina. Por essa razão, importantes rios passam em meio a essa vegetação e contribuem para a sua manutenção e desenvolvimento, como é o caso do Rio Uruguai.
Acesse também: Mata dos cocais — formação vegetal que corresponde à transição entre os biomas Amazônia, Cerrado e Caatinga
Localização da mata de araucárias
A mata de araucárias está presente principalmente na região Sul do Brasil, estendendo-se pelos estados do Paraná, onde é predominante, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, é possível observar a presença de remanescentes da mata de araucárias nas regiões cujo relevo é formado pela Serra do Mar e pela Serra da Mantiqueira, onde o clima é o tropical de altitude, que compartilha aspectos, como as temperaturas amenas, com o clima subtropical.
No mapa a seguir, veja a localização da mata de araucárias:

Desmatamento na mata de araucárias
Assim como acontece nas demais áreas da Mata Atlântica, o desmatamento é o principal problema ambiental enfrentado na mata de araucárias. A região em que ela está inserida é uma importante área agrícola do território brasileiro, motivo pelo qual é comum a abertura de novas áreas para o plantio e, sobretudo, para a criação de animais. Esse processo é um dos causadores da remoção da cobertura vegetal na mata de araucárias.
Sua árvore principal, além disso, é muito visada na indústria madeireira por causa da qualidade e versatilidade de sua madeira, o que contribui para o desmatamento dessa vegetação. Vale mencionar que o corte da araucária foi proibido legalmente no Brasil, em 24 de maio de 2001, por meio da resolução nº 278 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), como forma de preservar essa cobertura vegetal. A árvore consta na resolução do Conama pelo fato de ter sido listada como uma espécie em extinção.
Estima-se que a vegetação primária da mata de araucárias hoje em dia varie entre 1 e 4% da sua extensão total. Desse montante, menos de um quinto está em áreas de preservação ou em unidades de conservação ambiental, o que evidencia o grau de ameaça desse ecossistema. Para além da decisão anteriormente citada, há outros projetos vigentes nas áreas de mata de araucárias que têm como objetivo a conservação da cobertura original, o reflorestamento em superfícies degradadas e a recuperação de áreas por meio de técnicas de replantio.
Curiosidades sobre a mata de araucárias
-
O tempo de vida de uma araucária é de 200 a 300 anos. Existe, entretanto, uma araucária no estado do Pará com 700 anos de vida.
-
Para fins de preservação, a araucária de 700 anos paranaense foi clonada por pesquisadores da Embrapa por meio de enxertos na árvore original.
-
As araucárias surgiram há 200 milhões de anos, motivo pelo qual são descritas como as árvores mais antigas do mundo.
-
As araucárias existentes nos estados do Sudeste são remanescentes de uma cobertura vegetal mais extensa que existiu no passado geológico naquelas áreas de SP, MG e RJ.
Exercícios resolvidos sobre mata de araucárias
Questão 1
(Uece)
“Uma rápida e discreta perda da tropicalidade, sobretudo no que diz respeito às temperaturas médias, é a principal característica física do Brasil meridional. Trata-se de uma condicionante climática que tornou possível a ampla e contínua instalação de um domínio de natureza extratropical [...].”
Ab’ Saber, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo. Ateliê Editorial, 2003. p.101.
O excerto acima faz referência ao domínio morfoclimático brasileiro conhecido como:
A) Amazônico.
B) Caatinga.
C) Campos de inselbergs.
D) Planalto de araucárias.
Resolução:
Alternativa D.
O domínio descrito por Ab’Sáber no excerto acima é chamado de planalto das araucárias, ou mata das araucárias, presente no Sul do Brasil e em áreas de clima subtropical.
Questão 2
(PUC) A Mata das araucárias, ou Pinheiro do Paraná, era encontrada com abundância no passado. Atualmente essa vegetação cobre apenas restritas áreas preservadas. A respeito da Mata das araucárias, analise as afirmativas a seguir:
I. A Mata das araucárias é uma vegetação natural, típica de climas tropicais úmidos. Foi praticamente dizimada no oeste paranaense na década de 80 devido às lavouras de milho.
II. A Mata das araucárias, também conhecida como mata dos pinhais, é típica de regiões de clima subtropicais. Essa vegetação aparece muitas vezes associada à erva-mate nativa.
III. A Mata de araucárias é latifoliada e decídua, sendo que no outono-inverno perde suas folhas.
IV. A Mata de araucárias é uma das formações vegetais características do Sul do Brasil, encontrada nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Essa vegetação está condicionada ao relevo, clima e altitude dessas regiões.
É correto o que se afirma APENAS em:
A) I, II e III.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e IV
E) I e IV.
Resolução:
Alternativa B.
Somente as afirmativas II e IV estão corretas. A primeira afirmativa está incorreta porque a mata de araucária se desenvolve em clima subtropical, e não tropical úmido. A terceira afirmativa erra ao descrever a mata de araucária, uma vez que as suas árvores são aciculifoliadas e perenifólias.
Créditos de imagem
[1] Hector Bottai / Wikimedia Commons (reprodução)
[2] Heris Luiz Cordeiro Rocha / Wikimedia Commons (reprodução)
[3] Miguelrangeljr / Wikimedia Commons (reprodução)
Fontes
ALMEIDA, Thamara Santos de. Quanto resta da Floresta com araucárias? Apremavi, 04 fev. 2025. Disponível em: https://apremavi.org.br/quanto-resta-da-floresta-com-araucarias/.
EMBRAPA. Araucária. Embrapa Florestas, [s.d.]. Disponível em: https://www.embrapa.br/florestas/araucaria.
IBGE. Manual técnico da vegetação brasileira: sistema fitogeográfico: inventário das formações florestais e campestres: técnicas e manejo de coleções botânicas: procedimentos para mapeamentos. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=263011.
LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado: ensino médio, 1. São Paulo, SP: Saraiva, 2016, 3 ed.
MORANI, Pedro. Surgidas há 200 milhões de anos, distribuição das araucárias foi influenciada por clima e ação humana. Jornal da USP, 23 mai. 2024. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/surgidas-ha-200-milhoes-de-anos-distribuicao-das-araucarias-foi-influenciada-por-clima-e-acao-humana/.
REDAÇÃO. Araucária é árvore de grande porte que depende do vento para se reproduzir. G1, 15 abr. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2019/04/15/araucaria-e-arvore-de-grande-porte-que-depende-do-vento-para-se-reproduzir.ghtml.
REDAÇÃO. Floresta com araucárias. Apremavi, [s.d.]. Disponível em: https://apremavi.org.br/mata-atlantica/paisagens-da-mata/floresta-com-araucarias/.
REDAÇÃO. Grimpeiro é a ave guardiã das araucárias. G1, 11 mai. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2020/05/11/grimpeiro-e-a-ave-guardia-das-araucarias.ghtml.
TOLEDO, Luís Roberto. Araucária gigante de 700 anos que tombou em temporal é clonada no Paraná. Canal Rural, 18 mar. 2023. Disponível em: https://www.canalrural.com.br/agricultura/araucaria-gigante-de-700-anos-que-tombou-em-temporal-e-clonada-no-parana/.