Continuar e seguir

Continuar e seguir são formas sinônimas, mas somente quando a ideia fizer referência a “dar continuidade, prosseguir”

Continuar e seguir integram aquelas famosas dúvidas que envolvem os usuários em diferentes circunstâncias comunicativas, manifestadas seja por meio da fala, seja da escrita. Dúvidas estas materializadas pela troca de uma forma pela outra, que, por falta de conhecimento, são concebidas como sinônimas.

Partindo desse princípio, tratando-se de alguns contextos, esta concepção (de serem sinônimas) é tida como adequada; contudo, em outros ela não procede – motivo esse de tantas confusões. Dessa forma, verificaremos a seguir acerca dos muitos sentidos que podemos atribuir ao verbo “seguir”:

Em determinadas circunstâncias temos a intenção de seguir os passos de alguém (fazendo referência à ideia de andar no mesmo ritmo); às vezes nos propomos a seguir uma determinada religião (no sentido de aderi-la); um pensamento pode seguir o outro (dando sequência); muitas vezes procuramos seguir o “outro” (no sentido de imitar uma dada ação, uma determinada atitude); ou podemos seguir uma carreira (ingressar numa determinada profissão). Enfim, são tantas as ocorrências que não há outra alternativa senão seguirmos com nossa discussão.

Ao retratarmos acerca da sinonímia, podemos tomar como exemplo a última frase do parágrafo anterior: “... seguirmos com nossa discussão”.  Haveria um sinônimo para o verbo seguir, neste caso? Sim, poderíamos substituí-lo pelo verbo continuar, ou seja: ...continuarmos com nossa discussão. 

O que na verdade se coloca em pauta é o emprego do verbo “seguir” na condição de um verbo de ligação e, consequentemente, seguido de um predicativo do sujeito, como em:

O evento segue tranquilo (sendo que o conveniente seria afirmarmos que ele continua tranquilo)

Fazendo a análise desta oração, obtemos:    

O evento – sujeito
Segue tranquilo – predicado, uma vez que o adjetivo “tranquilo” representa o predicativo do sujeito.

A razão de não utilizarmos o verbo “seguir” neste caso é simples, haja vista que o predicativo “tranquilo” contrasta com a ideia de seguir, pois ele dá uma ideia de ação, tal qual expressa nos diversos sentidos acima citados.

Dessa forma, torna-se conveniente sempre termos em mente: tais formas (continuar e seguir) somente são permutáveis quando a ideia retratada for de “dar seguimento, continuidade”, como em:

Depois do intervalo, seguiremos (continuaremos) com nossa conversa.


 

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte
História
Grécia Antiga: Os Cretenses
Assista à nossa videoaula para conhecer a história dos cretenses. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos