Funções do asterisco

As funções do asterisco são bem delimitadas na língua portuguesa. É um sinal gráfico considerado caractere curinga na informática.
O asterisco é um sinal gráfico muito utilizado na língua portuguesa. A palavra “asterisco” é proveniente do latim asteriscum, que significa “estrela”

Responda rápido: qual é a forma correta, asterisco ou asterístico?

Se você respondeu “asterisco”, acertou. A forma “asterístico” não consta nos dicionários, portanto, não existe na variedade padrão, mas certamente você já ouviu muitas pessoas utilizando-a, não é mesmo? Bom seria se as dúvidas sobre o asterisco parassem por aí, mas esse sinalzinho gráfico tão corriqueiro na modalidade escrita apresenta particularidades que podem confundir quem lê e quem escreve.

Para que serve o asterisco?

O asterisco é classificado como um dos sinais de pontuação da língua portuguesa e está inserido nas seguintes situações:

  • É colocado depois e em cima de uma palavra para indicar a existência de uma nota de rodapé sobre o termo sinalizado:

A palavra beleza é formada pelo adjetivo belo acrescido do sufixo -eza*.

  • Indica a omissão ou lacuna em um texto quando for repetido três vezes. Nessa situação, geralmente os asteriscos são empregados para substituir um substantivo próprio:

O menor *** foi retirado das ruas e encaminhado para o Conselho Tutelar da região.

  • É utilizado para representar um vocábulo cuja forma é hipotética, ou seja, cuja existência não é comprovada:

Parecer, do latim *parescere.

  • É empregado antes de uma frase para indicar que ela é agramatical, ou seja, uma frase cuja construção sintática esteja incompreensível:

* Foram pátio para crianças as o brincar.
(As crianças foram para o pátio brincar)


Entre outras funções, o asterisco pode substituir termos omitidos na oração e indicar a existência de uma nota de rodapé

Agora que você já conhece as funções do asterisco na língua portuguesa, que tal saber um pouco mais sobre a etimologia dessa palavra?

A palavra “asterisco” é oriunda do latim asteriscum, cujo significado é estrelinha. Isso porque sua forma realmente lembra o formato de uma estrela, por esse motivo, muitas pessoas utilizam a expressão “estrela” para denominá-lo. É um sinal gráfico versátil, sendo muito útil também na informática, já que pode substituir qualquer caractere nas ferramentas de busca.

Publicado por Luana Castro Alves Perez
História
Grécia Antiga: Os Cretenses
Assista à nossa videoaula para conhecer a história dos cretenses. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos