Sinais de pontuação
Os sinais de pontuação são sinais gráficos usados na escrita para auxiliar a leitura, orientando as pausas, a entonação e a lógica entre as ideias da frase.
Leia também: Tudo sobre o uso correto da vírgula
Resumo sobre sinais de pontuação
-
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Os sinais de pontuação são sinais gráficos presentes na língua escrita.
-
Servem para orientar a leitura indicando as pausas, a entonação e a lógica entre as ideias da frase.
-
Os principais sinais de pontuação são: o ponto; o ponto de exclamação; o ponto de interrogação; as reticências; a vírgula; o ponto e vírgula; os dois-pontos; o travessão; as aspas; e os parênteses.
Videoaula sobre pontuação
Função e importância dos sinais de pontuação
Os sinais de pontuação servem para indicar, na língua escrita, o ritmo e a entonação da leitura, mostrando as pausas ou o tom de voz. Também servem para mostrar como as ideias estão encadeadas no texto, organizando-as hierarquicamente, mostrando se são complementares ao enunciado principal. Por isso, os sinais de pontuação têm fundamental importância na escrita. Sem eles, não conseguiríamos entender claramente o ritmo, a entonação e a organização das ideias em um texto.
Quais são os sinais de pontuação?
Veja, a seguir, os principais sinais de pontuação e conheça o uso de cada um deles.
→ Ponto e ponto-final (.)
O ponto é usado para indicar uma pausa completa que encerra o enunciado com uma entonação neutra, seja ela afirmativa, seja negativa. Quando o ponto encerra um período completo ou um texto, ele é chamado de ponto-final.
Exemplos:
Ela não estava em casa. Eu precisei perguntar para o vizinho dela.
A temperatura média para a semana será maior que a da semana anterior.
Havia muita gente na festa, então viemos embora.
→ Ponto de exclamação (!)
O ponto de exclamação também é usado como uma pausa ao final de uma frase para indicar o encerramento dela; porém ele indica um tom de ênfase emocional, como surpresa, alegria, raiva, entre outras emoções fortes expressas pela entonação no enunciado.
Exemplos:
Parabéns por ter passado no concurso!
Uau! Você calculou tudo isso muito rápido!
Eu não quero saber! Resolva esse problema imediatamente!
→ Ponto de interrogação (?)
O ponto de interrogação é usado ao final de frases interrogativas diretas, aquelas que finalizam com uma entonação de pergunta.
Exemplos:
Que horas são agora?
Já acabou o leite?
Você pode me emprestar um lápis?
→ Reticências (...)
As reticências são usadas ao final de frases para indicar o encerramento com uma entonação de incerteza ou de hesitação. Elas também são usadas para indicar que houve uma interrupção na fala ou o prolongamento de uma ideia.
Exemplos:
Se sou misterioso? Talvez...
Bom, mas não fui eu quem estava chamando voc... Que barulho foi esse?
Eu nunca mais tive notícias dela...
→ Vírgula (,)
A vírgula representa uma pausa curta, que organiza o ritmo da leitura e a estrutura do período como um todo. A vírgula pode indicar que uma oração se encerrou, mas o período composto, ainda não, ou seja, ela pode separar duas orações pertencentes a um mesmo período composto. Ela também pode indicar uma oração entrecortada por outra oração ou por uma palavra.
Exemplos:
Eu já cheguei, mas ela está atrasada.
Nós somos estudiosos e, apesar de falarmos muito, sempre tiramos notas boas.
Não fui eu quem quebrou o vaso, então só pode ter sido o meu irmão.
→ Ponto e vírgula (;)
Como o nome já sugere, o ponto e vírgula é uma pontuação intermediária entre o ponto e a vírgula. Portanto, ele indica uma pausa maior que a da vírgula, mas que não encerra uma frase, como faz o ponto. Muitas vezes, o ponto e vírgula é usado entre duas orações diferentes, que pertencem ao mesmo período composto, mas que não são separadas por vírgula por uma questão de organização textual.
Exemplos:
Eu gosto de nadar; no entanto, prefiro correr.
O tempo estava chuvoso; portanto, decidimos adiar o piquenique.
Ela é uma excelente pianista; sua irmã, por outro lado, é uma talentosa violinista.
→ Dois-pontos (:)
Os dois-pontos são usados para introduzir uma explicação, uma lista ou uma fala. Podem, ainda, ser usados para detalhar uma expressão anterior.
Exemplos:
Vamos às regras do jogo: cada jogador tem direito a três tentativas.
Ela tinha um objetivo claro em mente: conquistar o mundo da música.
Preciso comprar várias coisas na loja: leite, ovos e pão; também preciso de algumas frutas.
→ Travessão (—)
O travessão é mais comumente usado para indicar falas no discurso direto. Assim, a cada nova linha iniciada por travessão, um personagem diferente está falando algo. Da mesma forma, quando a fala se encerra, é possível colocar outro travessão para complementar algo sobre aquela fala, alternando a voz do personagem e a do narrador. O travessão também pode ser usado para destacar trechos intercalados no meio da frase, como uma alternativa à vírgula.
Exemplos:
Estando ela muito cansada — afinal, sua jornada de trabalho era extenuante —, ela acabou esquecendo o compromisso que havia marcado com o vizinho.
O vizinho estava incrédulo:
— Como você pôde me deixar esperando lá por tanto tempo?!
— Eu juro que não foi por mal! — ela respondeu, sem jeito — Eu jurava que tinha anotado na agenda o nosso encontro...
→ Aspas (“ ”)
Alternativamente ao travessão, as aspas podem ser usadas para indicar uma fala. Além disso, servem para destacar alguma palavra ou expressão no enunciado, podendo indicar uma entonação diferenciada da expressão dentro das aspas em relação ao restante da frase. Sempre que se abre aspas, é necessário fechá-las quando a expressão se encerrar.
Exemplos:
Ele disse algo que me surpreendeu: “Estou pensando em mudar de carreira”.
Havia uma mensagem escrita na parede: “A verdade está lá fora”.
Ela disse que estava “muito ocupada”, então só nos respondeu uma semana depois…
→ Parênteses ( )
Os parênteses são usados para separar trechos que intercalam uma oração. Esses trechos geralmente servem como explicação ou são apenas um comentário em relação a algo na oração intercalada. Os parênteses servem como alternativa ao uso das vírgulas ou do travessão quando exercem essa mesma função no enunciado.
Exemplos:
Fui ao parque (o meu lugar favorito) para relaxar.
Comprei todos os ingredientes para a receita (farinha, açúcar, ovos e chocolate) antes de começar a cozinhar.
Os números primos (aqueles divisíveis apenas por 1 e por eles mesmos) são intrigantes para os meus alunos.
Saiba mais: Como usar o travessão?
Exercícios resolvidos sobre sinais de pontuação
Questão 1
(FCC)
Os sinais de pontuação estão empregados corretamente em:
A) Duas explicações, do treinamento para consultores iniciantes receberam destaque, o conceito de PPD e a construção de tabelas Price; mas por outro lado, faltou falar das metas de vendas associadas aos dois temas.
B) Duas explicações do treinamento para consultores iniciantes receberam destaque: o conceito de PPD e a construção de tabelas Price; mas, por outro lado, faltou falar das metas de vendas associadas aos dois temas.
C) Duas explicações do treinamento para consultores iniciantes receberam destaque; o conceito de PPD e a construção de tabelas Price, mas por outro lado, faltou falar das metas de vendas associadas aos dois temas.
D) Duas explicações do treinamento para consultores iniciantes, receberam destaque: o conceito de PPD e a construção de tabelas Price, mas, por outro lado, faltou falar das metas de vendas associadas aos dois temas.
E) Duas explicações, do treinamento para consultores iniciantes, receberam destaque; o conceito de PPD e a construção de tabelas Price, mas por outro lado, faltou falar das metas, de vendas associadas aos dois temas.
Resposta: letra B
Alternativa B é a que apresenta uso adequado de todos os sinais de pontuação utilizados no enunciado, fazendo as pausas e a organização dos períodos de modo correto.
Questão 2
(FGV)
Quanto ao emprego dos sinais de pontuação, assinale a frase incorreta.
A) Embora seja difícil aceitar uma derrota, o conceito de democracia implica reconhecer que o desejo da maioria deve ser respeitado.
B) É preciso não esquecer um fato: a justiça social deve ser perseguida, apesar de existir desigualdade de forças políticas e econômicas entre os atores sociais.
C) Propomo-nos, apesar da paixão envolvida no assunto, a trazer ao foco do debate o tema da ética, que é e será sempre o centro de nossas preocupações.
D) O jeitinho e a cordialidade, traços definidores do caráter brasileiro, segundo alguns, precisam ser redefinidos à luz do processo histórico que constituiu a brasilidade.
E) Mais complexas ainda, são as reflexões acerca das relações sociais baseadas nas trocas de favores: sejam eles legalmente concebidos ou desviantes da norma geral.
Resposta: letra E
O uso de uma única vírgula separando a palavra “ainda” do restante da frase está inadequado. Além disso, o uso de dois-pontos também não é indicado para a pausa feita ao meio da frase.
Fontes
AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Parábola, 2021.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 38ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2020.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2016.