Os advérbios terminados em “-mente”

Os advérbios terminados em “-mente” possuem algumas regras de uso
Os advérbios terminados em “-mente” possuem algumas regras de uso

Os advérbios terminados em “-mente” remetem aos advérbios de modo, não é verdade? Assim, ocupemo-nos em estudar um pouco mais acerca de alguns aspectos que os perfazem, sobretudo em se tratando do corrente uso, visto que o assunto a que aludimos se encontra presente nas produções textuais e, por isso, torna-se passível ao nosso conhecimento. Assim sendo, certifiquemo-nos de algumas informações a seguir:

* Fazendo referência a uma oração, na qual dois ou mais advérbios terminados em “-mente” modificam a mesma palavra, podemos contar com o recurso de tornar o discurso mais conciso, mais elegante – representado pelo procedimento de juntar tal sufixo ao último deles, somente. Vejamos o exemplo abaixo:

Elegante e simpaticamente cumprimentava a todos que por ali passavam.

* Porém, no caso de o emissor se prestar ao serviço de realçar as circunstâncias expressas pelos advérbios, o ideal é omitir a conjunção e acrescentar o referido sufixo a cada um deles. Observemos, pois:

Carinhosamente, respeitosamente ele chegou para animar a plateia.

Ferozmente, enfurecidamente o cão latia para as crianças que o rodeavam

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte
Marcas ideológicas nos textos
Português
Marcas ideológicas nos textos
Não existe neutralidade quando o assunto é texto, e é no universo discursivo que se percebe as marcas ideológicas textuais, às vezes discretas, às vezes explícitas.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos