Paronímia

Paronímia é a relação entre duas (ou mais) palavras com estrutura (grafia ou som) parecida e, apesar disso, significados bem diferentes e não relacionados entre si.
Palavras parônimas têm estrutura parecida, mas significados diferentes.

A paronímia aborda a relação entre duas (ou mais) palavras com estrutura semelhante, seja na grafia, seja no som, e significados diferentes e não relacionados entre si. Devido à grafia e/ou ao som parecidos, muitas pessoas se confundem na hora de escrever palavras que têm um parônimo. A relação entre palavras parônimas é diferente da relação entre palavras homônimas e sinônimas.

Leia também: O que são os falsos sinônimos?

Resumo sobre paronímia

  • Palavras parônimas são aquelas que têm estrutura (grafia/som) parecida, mas significados diferentes e não sinônimos.

  • Tanto na paronímia quanto na homonímia, as palavras têm significados diferentes. Entretanto, na paronímia, a estrutura (grafia ou som) é parecida, enquanto na homonímia a estrutura é a mesma (na grafia, no som ou em ambos).

  • Na paronímia, a estrutura de duas palavras é semelhante, mas os significados delas são diferentes e não têm relação entre si. Na sinonímia, porém, a estrutura de duas palavras não necessariamente é parecida, mas o significado delas é semelhante (palavras sinônimas).

O que é paronímia?

A paronímia é a relação estabelecida entre duas (ou mais) palavras que apresentam uma estrutura parecida e um significado diferente e não relacionado entre si. A semelhança estrutural pode ser na grafia (na escrita) ou na pronúncia (no som) dessas palavras. Muitas vezes, a semelhança se dá tanto em um quanto em outro.

Por causa dessas semelhanças, alguns parônimos geram dúvidas nos falantes da língua portuguesa, que confundem os diferentes significados desses pares de palavras. Outros parônimos, porém, não costumam gerar dúvidas linguísticas.

Veja na lista a seguir alguns parônimos muito conhecidos.

Lista de palavras parônimas

Palavras parônimas

boto

moto

cavaleiro

cavalheiro

comprimento

cumprimento

coro

couro

dado

dedo

dente

mente

emigrar

imigrar

eminente

iminente

galo

galho

inflação

infração

marmelo

martelo

orelha

ovelha

soar

suar

subir

sumir

ter

ver

traço

trapo

vaca

vaga

Quais as diferenças entre paronímia e homonímia?

Enquanto a paronímia é o fenômeno linguístico de semelhança estrutural (escrita e som) entre palavras com significados diferentes, a homonímia se caracteriza pela relação entre palavras que têm a estrutura igual (e não apenas parecida), mas com significados diferentes. Assim, há três tipos de homônimos:

  • Homônimos perfeitos: grafia e som iguais, mas significados diferentes. Por exemplo: tênis (jogo) e tênis (calçado).

  • Homógrafos: grafia igual, mas som e significados diferentes. Por exemplo: molho (substantivo, caldo que dá sabor aos alimentos ou, ainda, coletivo de chaves: O molho da lasanha está ótimo.) e molho (conjugação do verbo “molhar”: Eu molho as plantas diariamente.)

  • Homófonos: som igual, mas grafia e significados diferentes. Por exemplo: acender (ligar, gerar luz, queimar) e ascender (subir).

 

Parônimos

Homônimos

Forma
(escrita/sonora)

semelhante

igual

Significado

diferente

diferente

  • Videoaula sobre homônimo e parônimos

Quais as diferenças entre paronímia e sinonímia?

A paronímia é a relação de estruturas semelhantes (na grafia e/ou no som) e significados diferentes e não relacionados entre si. A sinonímia é a relação de significado semelhante entre duas palavras, ou seja, a sinonímia é a característica de palavras sinônimas.

Um parônimo de laço é maço.

Um sinônimo de laço, dependendo do contexto, pode ser .

 

Parônimos

Sinônimos

Forma
(escrita/sonora)

semelhante

diferente

Significado

diferente

semelhante

Veja também: Quais são as relações semânticas entre as palavras?

Exercícios resolvidos sobre paronímia

Questão 1 - (IESES) A palavra mandado não pode ser confundida com mandato, seu parônimo. Nesse sentido, quais palavras estabelecem entre si uma relação de homonímia e não de paronímia?

A) Preposição e proposição

B) Eminente e iminente

C) Despensa e dispensa

D) Acender e ascender

Resolução

Alternativa D. Os pares “acender” e “ascender” têm o mesmo som, portanto, não podem ser parônimos, e sim homônimos, ou seja, palavras com a mesma estrutura (no caso, por ser o mesmo som, elas são mais especificamente homônimas homófonas).

Questão 2 - (Unemat) A palavra “eminente”, presente no enunciado “O eminente ministro renunciou ao cargo” não deve ser confundida com “iminente”, seu parônimo. Em que item a seguir o par de vocábulos é exemplo de parônimo?

A) coser / cozer

B) ratificar / retificar

C) insipiente / incipiente

D) seção / sessão

E) taxar / tachar

Resolução

Alternativa B. As palavras “ratificar” e “retificar” são parônimas por terem som e grafia semelhantes, mas significados distintos. Os pares de palavras nas demais alternativas não são parônimos, e sim homófonos (têm o mesmo som, mas escrita e significados diferentes).

Publicado por Guilherme Viana
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos