Trata-se de ou tratam-se de?

Trata-se de ou tratam-se de representam um dos muitos questionamentos linguísticos

Antes de compreendermos acerca das peculiaridades linguísticas que demarcam o assunto em questão, ativemos nossos conhecimentos, mas sem antes analisarmos os enunciados que seguem:

Trata-se de questões polêmicas.

Tratam-se de questões polêmicas.

Falando em conhecimentos linguísticos, o princípio de que o verbo concorda com o sujeito sempre tende a preponderar em situações tidas como recorrentes, o que nos motiva a acreditar - numa primeira instância- numa adequação advinda do primeiro enunciado, haja vista que se trata de uma expressão pluralizada = “questões polêmicas”. No entanto, resta-nos afirmar que nem sempre as acepções de que dispomos acerca dos fatos que norteiam a língua devem ser concebidas como estáticas – dadas as exceções, as particularidades atribuídas aos fatos gramaticais de uma forma geral.

Nesse sentido, repensemos um pouco mais acerca do fato posto em cheque, enfatizando, sobretudo, algumas questões voltadas para a sintaxe. Assim, o primeiro passo é analisarmos a transitividade do verbo tratar (tomada no contexto em pauta), no qual um questionamento emerge com fluidez: trata-se de quê? De questões polêmicas.

Eis então que nos aproximamos do chamado complemento do verbo – o que nos permite afirmar que se trata de um objeto indireto, em virtude da presença da preposição.  Dessa forma, retomemos alguns conceitos voltados para os tipos de sujeito, o qual nos apresenta a seguinte assertiva como um de seus pressupostos:

O sujeito se conceitua como indeterminado em uma das ocorrências, o verbo se apresenta na terceira pessoa do singular acompanhado do “se”, sendo essa partícula concebida como índice de indeterminação do sujeito.  Dessa forma, eis a questão: Por que flexionarmos a forma verbal, já que se trata de um verbo transitivo indireto?

Em face dessa realidade linguística, cabe afirmar que em se tratando do padrão formal da linguagem, a expressão considerada correta se define pela primeira alternativa, ou seja: TRATA-SE de questões polêmicas.

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem
Nessa aula veremos o que é o princípio fundamental da contagem. O princípio fundamental da contagem é uma técnica para calcularmos de quantas maneiras decisões podem combinar-se. Se uma decisão pode ser tomada de n maneiras e outra decisão pode ser tomada de m maneiras, o número de maneiras que essas decisões podem ser tomadas simultaneamente é calculado pelo produto de n · m.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos